Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » Primeira etapa do Dakar 2016 cancelada devido a forte tempestade




A primeira etapa do Dakar 2016, entre Rosário e Villa Carlos Paz, foi cancelada em virtude das más condições meteorológicas que assola aquela zona da Argentina.

Alegando razões de segurança, a organização do Dakar cancelou a primeira etapa da prova. A partida já tinha sido adiada, mas o diretor da prova confirmou mesmo a suspensão devido à intensa chuva no percurso de 662 quilómetros entre Rosário e Villa Carlos Paz, na Argentina.

Uma das razões mais fortes para esta decisão foi a impossibilidade dos helicópteros necessários para garantir a segurança dos participantes não puderem levantar voo devido às más condições climatéricas na zona cronometrada e no final da etapa.

Os pilotos serão deslocados numa ligação até Villa Carlos Paz - motos e quads em coluna, carros por sua conta e os camiões nos trilhos reservados a veículos de assistência.


2ª etapa encurtada:

Marc Coma, diretor desportivo do Dakar, admite que a segunda etapa do Dakar 2016, prevista para esta segunda-feira, terá de ser encurtada devido às más condições climatéricas.

O fenómeno El Niño obrigou à anulação da primeira etapa, inicialmente marcada para este domingo, e deverá causar problemas à organização. Para esta segunda-feira é novamente esperada chuva e Marc Coma admite que poderá haver alterações. “Vamos ter de modificar qualquer parte do percurso”, reconheceu Coma.

Temos dois carros que estão a monitorar as áreas, parece que as coisas estão melhores. Mas provavelmente vamos ter que cortar a especial. Vamos tentar cortar o mínimo possível”, explicou.

O campeão do Dakar 2015 nas motos espera resolver da melhor forma as adversidades encontradas nestes primeiros dias de competição, enquanto espera a chegada do calor e de melhores condições para a competição.

Sabíamos que o contexto deste ano seria difícil, que o fenómeno do El Niño iria afetar. Hoje era impossível competir. Tínhamos todo o dispositivo pronto, mas com o tempo foi impossível assegurar as condições de segurança necessárias”, defendeu.

Sobre o acidente da chinesa Guo Meiling no prólogo e sua capacidade de pilotagem, diretor desportivo afirmou que: “Bem, a verdade é que a piloto tem licença da FIA, faz parte de uma equipa vencedora do Dakar, tem experiência em ralis na China…


O Dakar 2016 iniciou-se no sábado, com um prólogo de 11 quilómetros em Buenos Aires, onde o português Ruben Faria (Husqvarna) foi o mais rápido nas motas, a par de Joan Barreda (Honda). Quanto ao esposendense Paulo Gonçalves, quedou-se pelo 50º melhor tempo, a um minutos dos dois pilotos mais rápidos.

A competição de automóveis foi interrompida devido a um acidente com a piloto chinesa Guo Meiling (Mini), que provocou 10 feridos, dos quais dois em estado grave.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses