O Grupo de Teatro Amador da JUM - Juventude Unida de Marinhas - vai estrear a peça "Casado à Força" de Molière, no dia 16 de janeiro, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende.
"Casado à Força", de Molière, trata-se de uma comédia de costumes que mostra as hesitações de um homem de meia idade, Esganarelo, que decidiu abruptamente casar e quer estar certo da sua escolha.
Perante os espectadores desfilará uma galeria de personagens estereotipados e engraçadas, com Esganarelo no papel principal.
Na encenação desta comédia de Molière, existe a preocupação de retratar quer os maneirismos do período do barroco no Século XVII, utilizando também os figurinos e a música de Lully, de Corelli e Bach.
Peça integra FESTIAMA, do programa "CREARTE - Crescimento da Arte Teatral em Esposende"
Esta será a terceira peça exibida no âmbito do Festival de Teatro Amador - FESTIAMA - de Esposende, num total de quatro encenações.
O FESTIAMA é a consequência do programa CREARTE - Crescimento da Arte Teatral em Esposende -, que a Câmara Municipal está a desenvolver desde abril de 2015, sob a orientação do encenador e formador Jorge Alonso, com vista ao crescimento da arte teatral no concelho.
O projeto envolve quatro grupos teatrais amadores do concelho, cujo resultado das formações teatrais e dos ensaios realizados poderá ser apreciado pelo público no FESTIAMA, com a apresentação de quatro espetáculos, dois deles já apresentados publicamente, a que se juntam neste mês de janeiro duas estreias.
O FESTIAMA iniciou-se no dia 20 de novembro de 2015, com a representação da peça “A Birra do Morto”, de Vicente Sanches, por parte do Grupo Teatro Amador de Fonte Boa.
No dia 27 do mesmo mês, subiu ao palco a GATA – Grupo Teatro Amador de Fão -, com a representação de “A Donzela Guerreira”, de António Torrado.
Estes espetáculos, apresentados, respetivamente, em Fonte Boa e em Fão, tiveram um assinalável sucesso, esperando-se que o mesmo suceda com os dois que faltam.
Depois do Grupo Teatro Amador das Marinhas - JUM - levar à cena “Casado à Força”, de Molière, segue-se, no dia 23, o GATERC - Grupo Amador de Teatro Esposende e Rio Cávado -, que estreará um espetáculo sem palavras, sobre o tema do Mar e das suas gentes.
Todas as sessões têm entrada livre e início marcado para as 21h30.
Sem comentários