Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » Paulo Gonçalves segura liderança após domínio da KTM na 5ª etapa




A 5ª etapa da edição de 2016 do Rali Dakar marcou a segunda fase da primeira maratona da prova, desta feita onde nem sequer os pilotos foram autorizados a trabalhar nas suas motos o que obrigou todo o pelotão a um cuidado extra com as suas máquinas de forma a evitar qualquer problema técnico que pudesse comprometer a sua prova.

A especial desta quinta-feira criou ainda um novo e único desafio para os participantes que partiram de San Salvador de Jujuy em direção a Uyuni, na Bolívia.

A passagem pela fronteira boliviana trouxe um outro condimento de dificuldade aos pilotos. O traçado de 327 quilómetros cronometrados do dia coincidiu com o aumento substancial da altitude, que chegaria aos 4.600 metros, não só o ponto mais alto desta edição do mítico rali, como estabelece um novo registo de maior altitude alguma vez verificada em todas as provas do Dakar.

A etapa de ligação de 314 km levou os pilotos até á fronteira boliviana onde a especial prometia mais 327 km de grande emoção à medida que os pilotos e as suas motos lutavam com a elevação, até descerem novamente para o ponto de chegada já perto do acampamento em Uyuni.


A vitória de Toby Price não foi suficiente para destronar Paulo Gonçalves da liderança do Dakar

Paulo Gonçalves (Honda) partiu para esta etapa no comando da classificação geral, seguido de dois colegas de equipa, Kevin Benavides e Joan Barreda.

No entanto, no final desta etapa a vantagem de tempo do piloto esposendense para os seus perseguidores foi encurtada, já que "Speedy" Gonçalves pautou a sua prestação pela cautela, o que viria a resultar na obtenção do 12º lugar, a 8m56s do vencedor, o australiano Toby Price (KTM).

Foi uma etapa-maratona muito difícil. Hoje o dia foi longo, disputado a grande altitude o que me provocou uma dor de cabeça, mas no final de contas estou satisfeito porque a moto portou-se bem nestes dois dias de maratona”, afirmou Paulo Gonçalves à chegada a Uyuni. “Os últimos 100 km em particular eram difíceis a nível de navegação mas estou contente por ter conseguido encontrar o caminho certo”, explicou ainda.

Admitindo que começa a precisar de descanso devido à dureza do percurso, o líder do Dakar 2016 nas motos mostra-se surpreendido com as pequenas diferenças entre os primeiros. “Com os quilómetros que fizemos até agora as diferenças são ainda muito pequenas o que a meu ver é uma surpresa”, completou.

Toby Price acabou por ser o piloto que se sentiu mais confortável nestes primeiros quilómetros em solo boliviano pois consegui manter uma diferença confortável para os seus adversários e vencer a etapa de hoje.
No final, Antoine Meo (KTM) foi o que mais se aproximou do tempo do australiano com uma diferença de 2m21s. Stefan Svitko (KTM) foi terceiro a 2m33s do líder colocando assim, juntamente com o quarto classificado Matthias Walkner, quatro KTM nas quatro primeiras posições.

Os portugueses estiveram novamente em destaque nesta 5ª etapa com Hélder Rodrigues (Yamaha) a conquistar a 8ª posição, a 7m20s de Price.
Ruben Faria (Husqvarna) ficou em 11º, a 8m54s do vencedor, imediatamente seguido por Paulo Gonçalves, a 8m56s de Price.
Mário Patrão (KTM) foi 28º, a 15m14s, enquanto Pedro Bianchi Prata (Nonda) conquistou a 50ª, a 31m53s.

Desta forma, Paulo Gonçalves mantém a liderança da geral com um tempo total de 14h30m7s, que o coloca com um 1m45s de avanço sobre o 2º classificado, Stefan Svitko.
Com a excelente prestação de hoje, Price sobe para a 3ª posição da geral, a apenas 2 segundos para o eslovaco.
Barreda, colega de equipa de Paulo Gonçalves, é o 4º classificado, a 2m27s do líder.
O top-5 é fechado por Mathias Walkner, a 2m57s.

Quanto aos restantes portugueses em prova, Ruben Faria surge na 8ª posição, a 8m13s, enquanto Hélder Rodrigues é 13º classificado, a 16m01s.
Mário Patrão e Pedro Bianchi Prata estão posicionados mais atrás, com o primeiro no 32º lugar, a 45m12s, enquanto o segundo está no 52º, com mais de duas horas de atraso para Paulo Gonçalves.

A 5ª etapa ligará Jujuy a Uyuni, na Bolívia, com uma secção cronometrada de 327 quilómetros.


Classificação da 5ª etapa:

1. Toby Price (KTM), 4h03m44s
2. Anotoine Meo (KTM), +2m21s
3. Stefan Svitko (KTM), +2m33s
4. Mathias Walkner (KTM), +2m40s
5. Joan Barreda (Honda), +5m57s
(…)
8. Hélder Rodrigues (Yamaha), +7m20s
(…)
11. Ruben Faria (Husqvarna), +8m54s
12. Paulo Gonçalves (Honda), +8m56s
(…)
28. Mário Patrão (KTM), +15m14s
(…)
50. Pedro Bianchi Prata (Honda), +31m53s
(…)


Classificação geral após a 5ª etapa:

1. Paulo Gonçalves (Honda), 10h35m17s
2. Stefan Svitko (KTM), + 1m45s
3. Toby Price (KTM), + 1m47s
4. Joan Barreda (Honda), +2m27s
5. Mathias Walkner (KTM), +2m57s
(…)
8. Ruben Faria (Husqvarna), +8m13s
(…)
13. Hélder Rodrigues (Yamaha), +16m01s
(…)
32. Mário Patrão (KTM), +45m12s
(…)
52. Pedro Bianchi Prata (Honda), +2h04m42s
(…)



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses