Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » » » Futebol Sénior: FC Marinhas ainda não tem garantida a manutenção no Pró-Nacional




As quatro equipas de futebol sénior do nosso concelho estão cada vez mais próximas de darem por terminadas as participações nos respetivos campeonatos distritais.
O resultados alcançados saldaram-se em uma vitória, da AD Esposende, dois empates, do Forjães SC e UD Vila Chã, e uma derrota, do FC Marinhas.



SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 33ª jornada | Domingo, 10 Maio
16h00 - FC MARINHAS 1 x GD União Torcatense 2

Na 33ª jornada e penúltima jornada do Pró-Nacional, o FC Marinhas, na 10ª posição com 42 pontos, recebeu no seu estádio o GD União Torcatense, equipa que liderava o campeonato com os mesmos 56 pontos do Arões SC e que precisava de um bom resultado para continuar a perseguir o objetivo do título e da subida ao Campeonato Nacional de Séniores.

O FC Marinhas sabia que uma vitória lhe garantiria imediatamente a permanência na principal competição do futebol distrital a nível sénior, independentemente dos resultados dos outros jogos.

Quanto ao jogo, o conjunto marinhense ombreou de igual para igual com uma equipa que luta para ser campeã.
Os visitantes adiantaram-se no marcador, mas o golo apontado por Ruben Feiteira voltou a colocar a partida empatada, desta feita a uma bola.
Quando o empate se ajustava ao que se estava a passar dentro das quatro linhas, o União Torcatense conseguiu nova vantagem, sendo que o 1-2 perdurou até ao final dos 90 minutos.

Com esta derrota, a situação do FC Marinhas ainda não está fechada, quanto à garantia da manutenção, uma vez que que está dependente do que consiga fazer na derradeira jornada, dos resultados das outras equipas que lutam pelo mesmo objetivo e do que aconteça no Campeonato Nacional de Séniores com o número de clubes filiados na AF Braga que descerão de divisão.

O único e remoto cenário que pode colocar o FC Marinhas entre os despromovidos obriga a conjugação de três factores:
1- A eventualidade do FC Marinhas perder o seu último jogo com o já despromovido GD Porto D'Ave;
2- A eventualidade das quatro equipas colocadas entre a 11ª e a 14ª posição, inclusive, conquistarem os pontos necessários nos seus jogos, de modo a todas ultrapassarem o FC Marinhas na tabela classificativa e o fizesse cair para a 14ª posição (seria o 5º pior classificado);
3- A eventualidade de descerem quatro equipas do CNS implicaria a descida dos cinco piores classificados do Pró-Nacional, onde, a verificar-se os dois factores anteriores, encaixaria o FC Marinhas.

Obviamente, se um destes três factores for quebrado, como é desejável, a permanência do FC Marinhas na principal competição distrital do futebol sénior fica automaticamente consumada.

Até ao momento há a possibilidade de descerem do CNS entre dois a quatro clubes filiados na AF Braga, que na próxima época terão de caber no Pró-Nacional, o que implica ajustes no número de equipas a serem despromovidas para a Divisão de Honra.
Caso as descidas do CNS para o Pró-Nacional se limitem ao máximo de três, o número de equipas a descerem do Pró-Nacional para a Divisão de Honra será sempre e somente quatro.



SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 29ª jornada | Domingo, 10 Maio
16h00 - M.A.R.C.A. 1 x FORJÃES SC 1
16h00 - GFC Pousa 1 x AD ESPOSENDE 2
16h00 - FC Tadim 2 x UD VILA CHÃ 2


Na 29ª e penúltima jornada da Divisão de Honra - Série A, as três equipas concelhias jogaram fora de portas.


O líder e já campeão Forjães SC, com 70 pontos e 11 de vantagem sobre o 2º classificado, teve pela frente uma curta viagem a Vila Cova - Barcelos, para defrontar o já despromovido M.A.R.C.A., que estava no 15º lugar, com 19 pontos.

Com as situações de ambas as equipas já resolvidas, aqueles que poderiam ser considerados os principais focos de interesse passavam pela proximidade geográfica entre os dois clubes, pelo que poder-se-ia considerar quase como um dérbi, atendendo até ao facto da equipa de Vila Cova ter no seu plantel alguns jogadores do nosso concelho, e ainda pelo objetivo do Forjães SC terminar o campeonato sem derrotas.

O M.A.R.C.A. jogou com brio e fez frente ao campeão de há algumas jornadas, tendo ido para o intervalo a vencer por uma bola a zero.
No segundo tempo, Higuita fez o 1-1, resultado com que a partida chegou ao fim.

Com mais  este empate, o Forjães SC passa a somar 71 pontos, mantendo-se dentro do objetivo de terminar a época sem derrotas no campeonato, com o melhor ataque e a melhor defesa, mantendo também a distância de 11 pontos sobre o 2º classificado.

Na 30ª e última jornada, o Forjães SC vai ter mais um momento para a festa que já dura a algumas semanas, recebendo o Soarense SC, que está no 11º lugar com 30 pontos.


A AD Esposende deslocou-se ao terreno do GFC Pousa, para um jogo em que estava em disputa o 6º lugar da tabela classificativa, uma vez que as duas equipas estavam separadas apenas por um ponto, com vantagem para a turma esposendense, 6º classificado com 43 pontos.

A equipa esposendense saiu vencedora do duelo, ao conseguir dar a volta ao resultado na segunda parte, com com dois golos da autoria de Wilson, depois de terem ido para o intervalo a perder por 1-0.

Esta vitória permitiu à AD Esposende assegurar o 6º lugar, posição que ocupará no final do campeonato, somando agora 47 pontos.

Na última ronda, a AD Esposende dá por encerrada a época com a receção ao GD Prado, 2º classificado com 60 pontos.


A UD Vila Chã, colocada na primeira metade da tabela, no 8º lugar com 36 pontos, deslocou-se ao recinto do 16º e último classificado e já despromovido FC Tadim com 19 pontos, com o intuito de assegurar essa posição.

Os primeiros 45 minutos terminaram com o marcador por funcionar, havendo a registar uma expulsão para cada lado.

Logo após o reatamento do jogo, a UD Vila Chã adiantou-se no marcador por intermédio de David Francês.
Num espaço de cinco minutos, aos 68' e 73', a equipa da casa deu a volta ao marcador, para aos 77 minutos dar-se nova igualdade (2-2), num golo vilachoto obtido com um auto-golo adversário.
Logo a seguir houve nova expulsão de um jogador da UD Vila Chã, que assim terminou a partida com 9 elementos em campo.

A equipa de Vila Chã terminou o jogo com muitas queixas em relação à atuação da equipa de arbitragem.

Este empate garante a 8ª posição final à UD Vila Chã, estando agora com 37 pontos, mais três que a equipa que se segue, mas com vantagem no confronto direto.

Na 30ª e última jornada, a UD Vila Chã vai querer despedir-se da época com uma vitória perante os seus adeptos na receção ao já despromovido CDC Viatodos, 14º classificado, com 22 pontos.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses