Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » Futebol: Balanço da participação dos três clubes concelhios na Série A da Divisão de Honra




Terminado o campeonato sénior da Divisão de Honra - Série A da AF Braga, é chegado o momento de se fazer o balanço da participação das três equipas do nosso concelho neste que é o segundo patamar competitivo do futebol sénior a nível distrital.

Forjães SC, AD Esposende e UD Vila Chã terminaram a época na primeira metade da tabela classificativa, com especial destaque para o clube de Forjães que se sagrou campeão e conquistou a subida de divisão, pelo que na próxima época fará companhia ao FC Marinhas no Pró-Nacional.

Como se disse, o campeonato foi ganho pelo Forjães SC, secundado pelo GD Prado, que também poderá subir de patamar, caso desçam apenas dois clubes filiados na AF Braga do Campeonato Nacional de Séniores.

Os três últimos classificados, M.A.R.C.A., FC Tadim e CDC Viatodos, acabaram por descer para a 1ª Divisão Distriral.


Forjães SC

O Forjães SC foi o grande dominador da Série A da Divisão de Honra, como o atesta o feito de ter terminado o campeonato sem derrotas e a vantagem pontual sobre o seu mais direto opositor, GD Prado, que foi quem mais incomodou os forjanenses na perseguição ao objetivo da subida.

Ao longo de toda a prova, a formação orientada por Aníbal Ferreira esteve sempre nos primeiros lugares até que, a partir da vitória no terreno do GD Prado (13ª jornada), isolou-se na liderança e começou, ronda após ronda, a aumentar a diferença pontual para as equipas que se lhe seguiam.

No final do campeonato a aposta da subida, assumida desde o início da época, foi plenamente concretizada, superando até as expectativas.

O Forjães SC completou as 30 jornadas do campeonato no 1º lugar, com 74 pontos acumulados, resultantes de 22 vitórias e 8 empates, e com uma vantagem de 14 pontos sobre o 2º classificado.

O registo de 66 golos marcados e 13 sofridos valeram-lhe também os 'títulos' de melhor ataque e melhor defesa da prova.

No seu estádio venceu 13 partidas e empatou duas, marcando 42 golos e consentindo apenas três.
Na condição de visitante, saiu vencedor por 9 vezes e empatou as outras seis, tendo festejado 24 golos e sofrido 10.

A sua pior série sem vencer foi cumprida entre a 27ª e a 29ª jornada, quando empatou três jogos seguidos.

A melhor série de jogos sem perder coincidiu com todo o campeonato, fruto da campanha sem derrotas.

A melhor série de vitórias consecutivas foi de nove jogos sempre a somar os três pontos entre a 10ª e a 18ª jornada.

O EsposenDEsportivo CONGRATULA todos os elementos do Forjães SC pela época que agora termina!


AD Esposende

O percurso da AD Esposende na Divisão de Honra - Série A pode dizer-se que ficou um pouco aquém das expectativas, uma vez que o objetivo traçado desde o início desta época passava por regressar ao Pró-Nacional, de onde tinha sido relegado na temporada anterior.

O conjunto esposendense, comandado por João Carlos, até começou o campeonato com um grande fulgor, vencendo as primeiras quatro partidas, mas logo seguiu-se um hiato de seis jogos sem conhecer o sabor da vitória, que o afastou de forma irreversível dos primeiros lugares, até porque passou a haver uma constante alternância entre resultados positivos e menos positivos.

A AD Esposende terminou o campeonato na 6ª posição, com 50 pontos conquistados, fruto de 14 vitórias, 8 empates e 8 derrotas.

O registo de 48 golos marcados fez com que os esposendenses fossem a 5ª equipa mais concretizadora da prova. Os 36 golos sofridos ditou a 7ª melhor marca defensiva.

Na situação de equipa visitada, registou 8 vitórias, 6 empates e uma derrota, tendo marcado 31 golos e sofrido 16.
Fora de portas, ganhou 6 jogos, empatou 2 e perdeu 7. Marcou 17 golos e sofreu 20.

A sua pior série sem vencer foi de 6 jogos, na qual registou 4 empates e 2 derrotas, entre a 5ª e a 10ª jornada.

A formação esposendense nunca permitiu que a uma derrota se seguisse um outro desaire, pelo que nunca esteve mais do que um jogo sem somar pontos.

A melhor série sempre a ganhar foi cumprida logo no arranque da temporada, nas primeiras quatro jornadas, quando conquistou sempre os três pontos. Se a essas quatro partidas juntarmos o empate na 5ª ronda, encontramos a melhor série sem perder (4 vitórias e um empate).

O EsposenDEsportivo CONGRATULA todos os elementos da AD ESPOSENDE pela época que agora termina!


UD Vila Chã

A UD Vila Chã partiu para esta época com uma equipa construída praticamente do zero, com vários elementos novos, incluindo os próprios treinadores, pelo que a obtenção, bastante atempada, da manutenção justifica o sentimento de dever cumprido.

Inicialmente sob a orientação de Zacarias Coelho, a equipa de Vila Chã marcou presença contínua na primeira metade da tabela classificativa.
Com a saída do técnico poveiro, ocorrida após a 7ª jornada por 'abraçar' o desafio de treinar uma equipa do continente africano, a UD Vila Chã passou a ser comandada por Carlos Viana. Com o novo técnico a campanha manteve-se na mesma linha, sempre entre os primeiros oito classificados.

A UD Vila Chã teve também uma participação meritória na edição desta época da Taça AF Braga, sendo eliminada nos oitavos-de-final diante do GD Serzedelo, do Pró-Nacional, pautando-se como a equipa do nosso concelho, das quatro existentes, que mais longe chegou.

A UD Vila Chã conquistou 38 pontos, consequência de 9 vitórias, 11 empates e 10 derrotas, valendo-lhe a 8ª posição final da classificação geral.

O score de 35 golos marcados correspondeu ao 9º melhor ataque, enquanto o registo de 33 golos sofridos valeu a 6ª melhor defesa do campeonato.

No seu estádio obteve 6 vitórias, 7 empates e 2 derrotas, com 19 golos marcados e 14 sofridos.
Fora de portas, venceu três partidas, empatou quatro e perdeu as restantes oito, conseguindo marcar por 16 vezes, tendo sofrido 19 tentos.

A sua pior série sem vencer foi de 8 jogos, ocorrida entre a 19ª e a 26ª jornada, com 5 empates e 3 derrotas.

A pior série a perder deu-se nas jornadas 15 e 16, quando somou dois desaires consecutivos.

A melhor série sem perder ocorreu por três vezes: a primeira entre a 6ª e 8ª jornada, com 2 vitórias e um empate; a segunda entre a 12ª e a 14ª jornada (uma vitória e 2 empates); e a terceira entre a 20ª e a 22ª jornada, quando empatou três jogos seguidos.

A melhor série sempre a ganhar aconteceu nas jornadas 17 e 18, ao somar os três pontos em disputa.

O EsposenDEsportivo CONGRATULA todos os elementos da UD Vila Chã pela época que agora termina!


Classificação final da Divisão de Honra - Série A:



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses