Terminado o principal campeonato distrital a nível sénior - Pró-Nacional -, que contou com uma só equipa do nosso concelho, FC Marinhas, é chegado o momento de fazer o balanço dessa participação.
O FC Marinhas conseguiu o objetivo fundamental que passava pela permanência.
O Pró-Nacional 2014/2015 pautou-se pela enorme competitividade, cujo vencedor foi o conjunto do GD União Torcatense, que assim sobe ao Campeonato Nacional de Séniores, terminando em igualdade pontual com o Arões SC, mas com vantagem no confronto direto.
As equipas que descem para a Divisão de Honra da AF Braga são o CD Celeirós, o GD Porto D'Ave, CD Celoricense e o AD Águias da Graça FC, aos quais se poderá juntar o São Paio D'Arcos FC, caso desçam quatro clubes filiados na AF Braga do Campeonato Nacional de Séniores.
O FC Marinhas, treinado por Jó Faria, conheceu uma época um tanto ou quanto sobressaltada, atendendo a que permaneceu boa parte do campeonato perto da zona perigosa da tabela classificativa.
O grande equilíbrio reinante ao longo de toda a prova, em que as equipas colocadas nos últimos lugares surpreenderam várias vezes os primeiros, levou a alguma intermitência ao nível dos resultados por parte dos marinhenses, alternando períodos de maior fulgor com outros em que os resultados positivos não surgiam, o que fez com que a dada altura a equipa passasse pela zona perigosa da tabela classificativa e se temesse por um desfecho não esperado.
O objetivo da manutenção foi atingido na penúltima ou última jornada, dependendo do nº de equipas que acabarão por descer.
O FC Marinhas completou as 34 jornadas do campeonato com 43 pontos acumulados, resultantes de 12 vitórias, 7 empates e 15 derrotas, terminando no 11º lugar.
Com 54 golos marcados e 53 sofridos, o FC Marinhas terminou a prova simultaneamente com um dos melhores ataques (4ª equipa com mais golos marcados) e uma das piores defesas (4ª defesa mais batida).
Em casa registou 8 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, tendo marcado 35 golos e sofrido 25.
Fora de portas, ganhou 4 jogos, empatou 5 e perdeu 8. Marcou 19 golos e sofreu 28.
A sua pior série sem vencer foi de 4 jogos, registada em duas ocasiões: a primeira entre a 6ª e 9ª jornada, na qual empatou uma vez e perdeu as outras três; a segunda entre a 11ª e a 14ª jornada, tendo obtido três empates e uma derrota.
A pior série de derrotas consecutivas aconteceu por duas vezes, ao perder três jogos seguidos entre a 1ª e a 3ª jornada e entre a 6ª e a 8ª jornada.
A melhor série de jogos sem perder repetiu-se em três ocasiões, quando amealhou pontos em três jogos consecutivos: a primeira entre a 9ª e a 11ª jornada (dois empates e uma vitória); a segunda entre a 13ª e a 15ª jornada (dois empates e uma vitória); e a terceira entre a 30ª e a 32ª jornada, período em que obteve também a sua melhor série de jogos consecutivos a ganhar.
O EsposenDEsportivo CONGRATULA todos os elementos do FC MARINHAS pela época que agora termina!
Classificação final do Pró-Nacional:
Sem comentários