Falamos do Campeonato Distrital de Infantis (sub-13) de Futebol 11 - Série A, que contou com a participação da AD Esposende e do FC Marinhas.
Esta prova acabou por se revelar muito inconstante no que diz respeito à regularidade da competição, já que por várias vezes as equipas participantes conheceram pausas competitivas de duas/ três semanas (ou até mais) entre os jogos, o que lhes retirava a desejada rotina de jogo.
Quanto à prestação das equipas concelhias, deve-se realçar a AD Esposende, que conseguiu discutir o 1º lugar desta 1ª fase até à última jornada com o SC Braga, acabando no 2º posto. Já o FC Marinhas teve uma participação mais modesta, terminando na 6ª posição, entre sete equipas.
Classificação final da 1ª fase da Série A - Futebol 11 - Infantis:
Vamos por partes:
AD Esposende
A equipa esposendense, treinada por Edgar Morais, realizou um campeonato muito bom, atendendo a que, juntamente com o Gil Vicente FC e o SC Braga, principalmente esta, colocou em dúvida o vencedor do campeonato até à última jornada.
A sua melhor série de resultados (4 vitórias e 1 empate) aconteceu precisamente nos cinco primeiros jogos do campeonato.
Lembramos que faz parte desta equipa o Bernardo Fortunato, que chegou a integrar alguns treinos da Seleção Distrital da AF Braga de Sub-13.
A AD Esposende somou 28 pontos nos 12 jogos realizados, que lhe valeram a 2ª posição, resultado de 9 vitórias, 1 empate (SC Braga) e 2 derrotas (Gil Vicente FC e SC Braga).
Cotou-se como o 2º melhor ataque da prova (21 golos marcados), juntamente com o Gil Vicente FC, somente atrás do vencedor do campeonato, o SC Braga, que marcou por 25 vezes.
No capítulo dos golos sofridos, obteve uma média de um golo consentido a cada dois jogos, o que lhe valeu o registo de melhor defesa, em parceria com o SC Braga e o Gil Vicente FC, todos com 6 golos sofridos.
FC Marinhas
A equipa marinhense, treinada por Carioca, jogador da equipa sénior, denotou algumas dificuldades para acompanhar o andamento das equipas que acabaram por se posicionarem à sua frente.
Por duas vezes, conseguiram dois resultados positivos seguidos (1 vitória e 1 empate), o que perfaz as suas melhores séries de resultados.
Pertence a esta equipa o jovem futebolista Márcio Abreu, que foi chamado a todos os treinos da Seleção Distrital da AF Braga de Sub-13 e, inclusive, integrou essa Seleção no Torneio Inter-Associações realizado na Póvoa de Varzim no último mês de Dezembro e que a AF Braga acabou por vencer.
O FC Marinhas amealhou 8 pontos, tendo ficado na 6ª e penúltima posição. Ao longo da prova obteve 2 vitórias (ambas contra o FC Ferreirense), dois empates (FC Famalicão e SC Braga) e 8 derrotas.
Conseguiu marcar por 9 vezes, estabelecendo-se como o 5º melhor ataque.
Nos 12 jogos realizados sofreu 20 golos, sendo a 6ª melhor defesa.
Tratando-se de jovens, os resultados não são concerteza o aspecto mais essencial, importando sobretudo incutir-lhes aprendizagens positivas para os seus futuros, coletiva e individualmente.
Com a Série A desta 1ª fase concluída, espera-se agora pelo término da outra série (falta uma jornada, que se realiza no próximo fim de semana), de modo a também se ficar a conhecer a forma como decorrerá(ão) a(s) fase(s) seguinte(s).
Sem comentários