Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » » Futebol Sénior: Saldo de duas vitórias, um empate e uma derrota




Duas vitórias, um empate e uma derrota é o saldo dos resultados alcançados pelas equipas séniores do nosso concelho na jornada futebolística do fim de semana.

As duas vitórias foram alcançadas pelas duas equipas que disputam o Campeonato Pró-Nacional da AF Braga, FC Marinhas e AD Esposende, sendo que as duas equipas que militam na Divisão de Honra - Série A, Forjães SC (empate) e UD Vila Chã (derrota), acabaram por não vencer os seus jogos.



PRÓ-NACIONAL | 27ª jornada | Domingo, 23 Março
15h00 - FC MARINHAS 1 x Dumiense FC 0
16h00 - AD ESPOSENDE 2 x GD Travassós 0


FC Marinhas praticamente assegura manutenção com vitória pela margem mínima

O FC Marinhas recebeu o Dumiense FC no Parque Desportivo de Marinhas, tendo estreado o novo piso sintético, depois de se ver privado de jogar no seu estádio ao longo de quase quatro meses.

A equipa marinhense teve pela frente um conjunto que luta abnegadamente pela manutenção, objetivo esse que, após a série de duas vitórias conquistadas nos dois jogos anteriores, ficou bem mais próximo da equipa comandada por Jó Faria.
Portanto, este jogo revestia-se de grande importância para as duas equipas, com a equipa da casa a querer aproximar-se cada vez mais da tranquilidade definitiva, que será conseguida quando a matemática assim o determinar, enquanto a equipa forasteira procurava conquistar pontos vitais para as contas finais.

O FC Marinhas entrou melhor na partida, controlando os momentos do jogo e conseguindo aproximações à baliza adversária com perigo, mas não seguiam o caminho para o fundo das redes. Episodicamente, os visitantes abeiraram-se da baliza defendida por Zé Luís, sem conseguirem uma situação digna de ser considerada como perigosa.
À passagem da meia hora de jogo, o avançado Abílio marcou para o FC Marinhas, levando o resultado de 1-0 para o intervalo.

Na segunda parte, o Dumiense surgiu mais afoito, à procura do golo do empate, ao qual o FC Marinhas respondia com saídas rápidas para o ataque, tendo com essas iniciativas desperdiçado algumas boas oportunidades para dilatar a vantagem e, de alguma forma, tranquilizar-se quanto à conquista dos três pontos em disputa.
Com a diferença mínima no marcador a persistir, a equipa visitante foi acreditando cada vez mais e nos últimos 10/15 minutos conseguiu instalar-se no seu meio-campo ofensivo, tendo durante esse período criado algumas aproximações perigosas, ora anuladas pela defensiva marinhense e quando esta foi ultrapassada valeu a atenção do guardião Zé Luís.

Apesar de algum sofrimento na reta final do jogo, a vitória acaba por se ajustar à equipa da casa, que assim não só se distanciou da zona perigosa como prestou uma importante ajuda indireta ao clube vizinho, a AD Esposende, uma vez que o Dumiense é um concorrente direto na fuga à despromoção.

No rescaldo do jogo, o treinador adjunto do FC Marinhas, Rui Vasquinho, referiu-se particularmente à estreia com uma vitória do novo piso sintético, que veio dotar o clube de melhores condições para se trabalhar e desenvolver/ potenciar os jovens valores.
"No cômputo geral, em termos de oportunidades e do que foi feito no jogo, foi uma vitória mais do que merecida. Estreamos bem o nosso sintético; agora temos melhores condições para poder desenvolver o nosso trabalho. De salientar também os dois miúdos que entraram, o Joel e o Maninho, que são da formação do FC Marinhas - um ainda é júnior e o outro é ex-júnior -, sendo este o futuro do clube, que passa por apostar cada vez mais na formação e se existe equipa que começou a fazer este trabalho a mais tempo, essa fomos nós. O FC Marinhas, com a mescla que tem entre experiência e juventude, vai tentar até ao final do campeonato dar mais oportunidades a estes miúdos, que merecem.", disse.

Esta vitória, a terceira consecutiva, permitiu ao FC Marinhas posicionar-se na metade superior da tabela classificativa
O FC Marinhas é agora o 8º classificado, com 36 pontos e com uma vantagem de 10 pontos sobre a linha de água. Quando faltam disputar sete jornadas, a diferença pontual de que dispõe garante uma margem confortável para abordar os jogos seguintes com mais tranquilidade, ainda que não esteja matematicamente garantido o objetivo da manutenção.

Na próxima jornada (28ª) o FC Marinhas visita o Pevidém SC, 18º e último classificado do campeonato, com 18 pontos.


AD Esposende vence adversário direto e fica a três pontos dos lugares de salvação


A AD Esposende recebeu o GD Travassós "embalada" pela série de cinco jogos sem perder, entre os quais se contabilizam quatro vitórias.
Esta magnífica perfomance fez com que a AD Esposende, de forma progressiva, se aproximasse dos lugares acima da linha de água, de onde nunca saiu praticamente desde o início do campeonato.

Este jogo ditou um confronto entre duas equipas que perseguem o mesmo objetivo, o da manutenção, pertencendo à equipa visitante o lugar imediatamente acima da linha de água, pelo que era uma excelente oportunidade para o conjunto orientado por Mário Souto de encurtar ainda mais as distâncias.

O jogo iniciou-se com a AD Esposende pré-disposta a tomar a iniciativa do jogo e a marcar cedo.
Já depois de algumas situações de perigo criadas junto da baliza do Travassós, a equipa esposendense adiantou-se no marcador através de um golo obtido na conversão de uma grande penalidade. Estava a decorrer o minuto 18, quando Ruben se viu isolado e foi derrubado na área. O árbitro assinalou imediatamente a grande penalidade e ainda expulsou o defesa que cometeu a falta. Na marca dos 11 metros, Vicente não vacilou e fez funcionar pela primeira vez o marcador da partida.
A jogar com mais um elemento a AD Esposende acentuou ainda mais o seu domínio do jogo e ao minuto 25 voltou a marcar. No seguimento de um livre, Carlos Viana, regressado à equipa, ao 2º poste desviou a bola para a baliza, fazendo o 2-0.
Daí até ao tempo de descanso não houve nada mais para se destacar.

No 2º tempo, o conjunto esposendense geriu tranquilamente a vantagem trazida da primeira parte, circulando muito a bola, tendo ainda usufruido de algumas situações para ampliar a vantagem, o que não veio a suceder.

O mérito da vitória é inequívoco, com os três pontos conquistados a acalentarem ainda mais as esperanças de a AD Esposende conseguir a manutenção, o que outrora, e não há muito tempo, parecia completamente descabido.

No final do jogo o treinador da AD Esposende, Mário Souto, destacou sobretudo a primeira parte muito bem conseguida da sua equipa, sem deixar, no entanto, de apontar algum relaxamento no segundo tempo.
"A vitória não sofre contestação, é justíssima. Na primeira parte entramos muito bem, com a equipa sempre muito bem posicionada, não dando oportunidade ao adversário para nos criar problemas (...) Quanto à segunda parte, esperava que a equipa conseguisse dominar o jogo com mais tranquilidade e mais facilidade. Não gostei que os jogadores se tivessem desligado um pouco do jogo, ao relaxarem face à vantagem conseguida e ao facto de estarmos a jogar contra dez e não fizeram o que eu lhes pedi para a segunda parte.", aferiu o treinador.

Ainda que se mantenha na 17ª e penúltima posição da geral, os 25 pontos conquistados pela AD Esposende colocam-na a apenas 3 pontos do lugar imediatamente acima da linha de água, ocupado precisamente pelo GD Travassós, que tem um jogo a menos.

Na próxima jornada (28ª), a AD Esposende volta a jogar no Estádio Padre Sá Pereira, ao receber o Brito SC, que se encontra na 11ª posição, com 33 pontos.



DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 24ª jornada 
Sábado, 22 Março
15h00 - S. Mamede D'Este FC 3 x UD VILA CHÃ 2
Domingo, 23 Março 
15h00 - FORJÃES SC 0 x Soarense SC 0


Forjães SC empata no primeiro jogo sem Zé Miguel no comando técnico


O Forjães SC recebeu o Soarense SC envolto numa série negativa de cinco jogos consecutivos sem vencer (2 derrotas e 3 empates).
A derrota no último jogo não só ditou o afastamento praticamente definitivo à luta pela subida de divisão, como acabou por ser o factor determinante para a saída do treinador Zé Miguel, que esteve aos comandos da equipa sénior do clube forjanense ao longo de três anos e meio.

Com o até então treinador adjunto Joca Abreu ao leme da equipa, ao que se sabe de forma interina, o Forjães SC não foi capaz de encontrar o caminho para a baliza adversária, notando-se a presença de alguma ansiedade face aos últimos acontecimentos em redor do grupo.

Durante a primeira parte a equipa forjanense tentou chegar ao golo, mas não conseguiu criar da melhor forma as situações passíveis de finalização.

O segundo tempo foi de inteiro domínio do Forjães SC, que uma vez mais revelou bastantes dificuldades na hora de traduzir o ascendente na principal matéria do futebol, o golo.

Na reação ao jogo, o treinador interino, Joca Abreu, acabou por sublinhar a fase negativa que a equipa atravessa e os seus reflexos no próprio jogo.
"Entramos no jogo a pressionar o adversário com as linhas subidas, juntando-lhe posse de bola. Notou-se a equipa um pouco ansiosa, pois vimos de uma fase atribulada depois da saída do técnico Zé Miguel, com a equipa um bocado nervosa já que queríamos-lhe dedicar a vitória. Na primeira parte continuamos a trabalhar, a jogar e a pressionar, aparecemos perto da área, mesmo que não tenham sido tantas vezes como as que desejava. Na segunda parte jogamos só no meio-campo do Soarense, que praticamente nunca nos colocou em perigo, a ser num canto. De resto, foi um jogo em que jogamos mais com o coração do que com a cabeça. Agora há que continuar, levantar a cabeça e tentar no próximo.", analisou.
Com este desfecho, esta jornada foi de desperdício, pois em caso de vitória os forjanenses poderiam reacender alguma da chama perdida quanto às esperanças de conseguir um lugar entre os dois primeiros que subirão de divisão, isto porque alguns dos clube posicionados nos lugares cimeiros acabaram por escorregar.
Em caso de vitória o Forjães SC ficaria a 6 pontos dos dois primeiros, restando-lhe ainda 6 jornadas para recuperar o terreno perdido.

Porém a realidade é outra, com diferença pontual a cifrar-se nos 8 pontos, para o 2º e 1º lugar, sendo que o Forjães SC permanece na 7ª posição, agora com 40 pontos.

Na próxima jornada, o Forjães SC visita o FC Tadim, que está numa posição abaixo, ou seja é 8º classificado com 37 pontos.


UD Vila Chã deu uma parte de avanço que lhe valeu a derrota


A UD Vila Chã foi ao terreno do S. Mamede D'Este FC ainda com os acontecimentos do jogo da jornada anterior presentes na memória, pois de lá saíram com fortes razões de queixa da atuação da equipa de arbitragem, o que os fez emitir um comunicado onde demonstraram de uma forma veemente toda a sua indignação face ao sucedido.

Perante um adversário colocado na zona de despromoção e já com poucas possibilidades de impedir a descida de divisão, era de prever que a equipa vilachota conseguisse regressar à senda das vitórias e assim dar uma passo largo em direção à conquista antecipada do objetivo da época, a manutenção.

Nos primeiros 45 minutos a equipa treinada por Aníbal Ferreira sentiu inúmeras dificuldades de entrar no jogo, o que lhes valeu uma desvantagem praticamente irrecuperável de 3-0.

Na segunda parte, após os reajustamentos realizados no tempo de descanso, a UD Vila Chã conseguiu reentrar na partida e chegou mesmo a perseguir pelo menos a divisão de pontos, o que no final do primeiro tempo era de todo impensável.
Os golos de Luís Regado e de Vitor Veloso revelaram-se insuficientes, sendo que ainda existiram algumas situações merecedoras de golo que acabaram desaproveitadas.

Aníbal Ferreira, treinador da UD Vila Chã, fez as seguintes considerações sobre o jogo."Demos a primeira parte ao adversário. Na segunda parte, quando quisemos ganhar, entre as várias ocasiões de golo, só conseguimos marcar por duas vezes. A vitória do S. Mamede acaba por ser justa, na globalidade dos 90 minutos. Agora, temos 6 jogos para deixarmos a nossa marca neste campeonato!", terminou o treinador barcelense, ao lançar um repto aos seus jogadores.

Esta derrota valeu o encurtamento pontual em relação às equipas que estão colocadas na zona de despromoção, ainda que detenha alguma margem de manobra quando faltam 6 jornadas para o término do campeonato.
Com efeito, a UD Vila Chã desceu ao 11º lugar, com 33 pontos e com uma diferença de 7 pontos para o 13º classificado, o lugar mais alto da linha de água.

No próximo jogo, a UD Vila Chã recebe o SC Leões Enguardas, que é o 15º classificado, com apenas 12 pontos.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses