Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » » Futebol Sénior: Marinhas, Esposende, Vila Chã vencem e Forjães empata




Três vitórias e um empate é o saldo positivo alcançado pelas equipas séniores do nosso concelho na jornada futebolística do fim de semana, com as quatro equipas a jogarem na condição de visitadas.

O FC Marinhas e a AD Esposende venceram pelo mesmo resultado (2-0), em jogos a contar para a 25ª jornada do Pró-Nacional da AF Braga.
Na 22ª jornada da Série A da Divisão de Honra, a UD Vila Chã goleou por 4-0 e o Forjães SC acabou por ser a única equipa a não vencer, empatando a uma bola.



PRÓ-NACIONAL | 25ª jornada | Domingo, 9 Março
15h00 - AD ESPOSENDE 2 x GD Serzedelo 0
19h00 - FC MARINHAS 2 x GD Travassós 0


AD Esposende vence um dos anteriores líderes e ainda acalenta algumas esperanças


A AD Esposende recebeu o GD Serzedelo, líder do campeonato à entrada para esta jornada, embalada por três jogos seguidos sem perder (2 vitórias e 1 empate).

A equipa esposendense iniciou o jogo mostrando-se motivada e descomplexada a jogar contra uma dos principais candidatos a subir de divisão, baseada numa estratégia em que predominava a segurança defensiva e a exploração de ataques rápidos.
Os acontecimentos da partida não permitiram o aparecimento de situações de golo em jogo corrido. Quando assim é, o aproveitamento das bolas paradas é ainda mais importante. 
Os dois golos que ditaram o resultado final foram conseguidos na 1ª parte, aos 25 e 36 minutos, apontados pelos dois defesas centrais André Merrelho e Paulo Nibra, respetivamente, e ambos na sequência de lances de bola parada.
Depois da vantagem conseguida, os jogadores esposendenses 

O desenrolar da segunda parte pouco de relevante trouxe, sendo evidente que a AD Esposende matinha o jogo minimamente controlado.

Os golos foram apontados pelos defesas centrais, André Merrelho e Paulo Nibra, aos 25 e 36m respectivamente. Numa partida calma em que os esposendenses foram inteligentes, Mário Souto destaca que a sua equipa soube neutralizar o adversário, criando uma estratégia de contenção e não deixando criar situações de golo, depois de os 2 golos permitirem com que gerissem as emoções e tranquilizassem a equipa.

Mário Souto, treinador da AD Esposende, no final do jogo considerou que a razão da vitória residiu sobretudo na forma inteligente com que a sua equipa abordou todos os momentos da partida.
"Nós sabíamos que o Serzedelo é uma boa equipa, o líder desta divisão, e dentro das armas que nós temos montámos uma estratégia de contenção, de bloco médio, tentando sair mais em transição. Fomos defensivamente fortes e conseguimos neutralizar o adversário e não deixar que eles criassem situações de golo. Depois, nas bolas paradas, conseguimos dois golos, que tranquilizaram mais a equipa, sendo mais fácil gerir as emoções. Não me lembro de grandes situações de golo do adversário até ao fim do jogo. Acabamos por ganhar justamente por 2-0. Hoje o que fica é o crescimento desta equipa, que vem em crescendo e que está melhor.", aferiu o treinador.

Com esta vitória a AD Esposende soma agora 19 pontos, que lhe vale a 17ª e penúltima posição, estando a 9 pontos do 14º lugar, o primeiro acima da linha de água, ocupado pelo GD Travassós (menos um jogo).

O próximo jogo da AD Esposende será disputado novamente no Estádio Padre Sá Pereira, quando no domingo, 16 de Março, receber o CD Celoricense, atual 7º classificado com 37 pontos.


FC Marinhas quebra série negativa com vitória diante de um adversário direto


O FC Marinhas vinha de quatro derrotas consecutivas e procurava neste jogo, diante de um adversário a lutar pelos mesmos objetivos, regressar às vitórias.

Este jogo esteve também envolto de uma particularidade, por se tratar do primeiro depois de ser conhecido o castigo aplicado ao treinador principal da equipa Jó Faria, pelo que no íntimo dos jogadores estaria a vontade de lhe dedicar um bom resultado.

Esse factor suplementar foi registado ainda antes do árbitro ter apitado para o início da partida, quando os jogadores exibiram uma faixa dedicada a Jó Faria com a seguinte mensagem: "Jó... Estaremos sempre contigo! FC Marinhas".

No que diz respeito aos acontecimentos do jogo, o FC Marinhas entrou muito forte, acercando-se rapidamente da grande área contrária.
À passagem do 5º minuto surgiu o golo inaugural da partida, na sequência de um remate de meia distância disferido por Diogo Vale que embateu na barra e sobrou para a recarga oportunista de Ruben Feiteira.
A partir daí e até ao final da primeira parte poucos momentos dignos de destaque se registaram, com as duas equipas a anularem as investidas contrárias.

Na 2ª parte, os primeiros minutos foram semelhantes aos da 1ª parte, com a equipa marinhense a voltar a entrar mais forte e a conseguir ampliar a vantagem por intermédio novamente de Ruben Feiteira.
A equipa forasteira procurou reagir à desvantagem de dois golos e começou a chamar a si a iniciativa do jogo. Por seu lado, o FC Marinhas procurava controlar os acontecimentos, preocupando-se essencialmente em fechar os espaços na sua zona defensiva.
A cerca de 15 minutos do final do jogo, na sequência de um pontapé de canto, dá-se o momento capital do jogo, quando o árbitro assinalou uma grande penalidade contra o FC Marinhas, a castigar uma suposta mão de Zola, recém entrado na partida. Na conversão da grande penalidade, o jogador visitante atirou colocado mas encontrou pela frente o guardião marinhense Zé Luís, que com uma fantástica estirada evitou o golo do Travassós.
Quase de seguida, novamente Zé Luís entra em ação, opondo-se por duas vezes seguidas a remates com selo de golo, segurando a vantagem de dois golos até ao final dos 90 minutos.

Logo que possível contamos apresentar as reações de alguma elemento da equipa técnica do FC Marinhas.

A vitória conquistada pelo FC Marinhas foi importante, por ter quebrado a série de maus resultados anteriores e atendendo a que em confronto estavam duas equipas a lutarem pelos mesmos objetivos e situadas na mesma zona da tabela classificativa, a pouca distância da zona de descida.

O FC Marinhas tem agora 30 pontos, com uma vantagem de 5 pontos sobre a linha de água.

Na 26ª e próxima jornada o FC Marinhas desloca-se ao terreno do Vieira SC, atual 5º classificado com 46 pontos e a somente 2 pontos do líder do campeonato.



DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 22ª jornada | Domingo, 9 Março
15h00 - UD VILA CHÃ 4 x ARC Águias Álvelos 0
15h00 - FORJÃES SC 1 x SC Cabreiros 1


UD Vila Chã goleia e tem a manutenção cada vez mais próxima


No Estádio de Vila Chã encontraram-se duas equipas que contabilizavam precisamente os mesmos pontos (30) à entrada para esta jornada, pelo que esta era uma oportunidade para uma delas se descolar da outra.

A primeira parte sentenciou praticamente o jogo quanto ao seu vencedor, uma vez que a UD Vila Chã conseguiu uma boa vantagem de 3-0 ao cabo dos primeiros 45 minutos, destacando-se a grande capacidade de aproveitamento das situações de perigo criadas.
Os golos foram apontados por Mika (25 minutos), Reko (35') e Paulinho (40').

Na segunda parte o jogo disputou-se num ritmo mais calmo, com a equipa orientada por Aníbal Ferreira a preocupar-se essencialmente em gerir o mais possível a posse de bola. O resultado final ficou estabelecido praticamente no final do jogo, quando Mouquinho fez o 4-0.

Aníbal Ferreira, treinador da UD Vila Chã, enaltece a importância da vantagem conseguida na primeira parte.
"Acima de tudo foi uma grande entrada da equipa na primeira parte, no fim da qual vencíamos por 3-0. Este era um jogo que se perspetivava muito difícil, contra uma equipa que não perdia há 7 jogos e que neste momento luta pelos mesmos objetivos que nós. Era importante vencer, ter uma atitude forte, no rescaldo de uma semana difícil, com alguns jogadores indisponíveis por lesão. A equipa demonstrou grande atitude competitiva. Também fomos felizes, sobretudo pela forma eficaz como fizemos os golos na primeira parte.", apontou o treinador barcelense.

Os três pontos conquistados, permitem a descolagem em relação ao seu adversário desta jornada e aproxima cada vez mais a manutenção matemática.
Com efeito, a UD Vila Chã está posicionada no 9º lugar, com 33 pontos somados e com uma diferença de 10 pontos para o 13º classificado, o primeiro da linha de água.

No próximo jogo, a UD Vila Chã visita a AD Carreira, que é precisamente o 13º classificado, com 23 pontos.


Forjães SC volta a empatar e atrasa-se na corrida aos dois primeiros lugares


O Forjães SC vinha de uma derrota e dois empates amealhados nas três últimas partidas, que fizeram com que a distância para os dois primeiros lugares de acesso à subida de divisão aumentasse ligeiramente.

Neste jogo, a equipa forjanense procurava não perder mais terreno e, quiçá, recuperar alguma da diferença pontual.
Foi com essa intenção que os comandados por Zé Miguel entraram em campo, estabelecendo-se imediatamente como a equipa dominadora das incidências da partida, sob a forma de um futebol muito apoiado e agradável de seguir.
O Forjães SC adiantou-se no marcador quando Mika marcou à passagem do 25º minuto. Porém, pouco tempo houve para "saborear" a posição de vantagem no resultado já que a equipa visitante do SC Cabreiros voltaria a repor a igualdade na sequência de um livre.
O jogo foi para intervalo com o resultado em 1-1.

Na segunda parte, o domínio forjanense foi-se tornando cada vez mais evidente, pecando por não ser materializado em golos. Houve bolas nos ferros da baliza do Cabreiros, mas a bola teimava em não entrar e assim continuou até ao final dos 90 minutos, com o resultado a permanecer em 1-1.

No final do jogo, o treinador forjanense, Zé Miguel, lamentou a não materialização em golos de todo o ascendente da sua equipa, apontando uma vez mais a incapacidade de finalização como o factor determinante para a não conquista da vitória.
"É daqueles jogos em que a bola não entrou! Tivemos boas ocasiões e praticamos um bom futebol. Também houve momentos menos conseguidos, mas mantivemos sempre o domínio do jogo. Fizemos um golo e tínhamos o jogo completamente controlado quando o Cabreiros chega à igualdade através de um livre. Na segunda parte tudo fizemos para chegar ao golo. Tivemos várias oportunidades, com bolas no poste, em que a bola não quiz entrar. A equipa teve atitude, teve entrega, teve uma grande determinação, sempre à procura do golo e as oportunidades foram aparecendo umas atrás das outras, em que a bola acabou por não entrar e acaba por ser um resultado muito injusto por aquilo que o Forjães fez. ", analisou Zé Miguel.

O Forjães SC continua envolvido na luta pelos dois lugares de acesso ao Pró-Nacional da próxima época, mesmo estando numa série de quatro jogos sem ganhar (3 empates e 1 derrota).
O Forjães SC baixou para o 6º lugar, com 39 pontos, a 5 e 6 pontos do 2º e 1º lugar, respetivamente.

Na próxima jornada, o Forjães SC vai ao terreno do atual líder da classificação geral, o Águias da Graça, que totaliza 45 pontos. Este é um jogo determinante para as aspirações do Forjães SC.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses