Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » » Futebol Sénior: Vitória do FC Marinhas destoa da maré de empates




Duas vitórias, um empate e uma derrota é o saldo dos resultados alcançados pelas equipas séniores do nosso concelho na jornada futebolística do fim de semana.

As duas vitórias foram alcançadas pelas duas equipas que disputam o Campeonato Pró-Nacional da AF Braga, FC Marinhas e AD Esposende, sendo que as duas equipas que militam na Divisão de Honra - Série A, Forjães SC (empate) e UD Vila Chã (derrota), acabaram por não vencer os seus jogos.



PRÓ-NACIONAL | 28ª jornada | Domingo, 30 Março
16h00 - Pevidém SC 0 x FC MARINHAS 3
16h00 - AD ESPOSENDE 0 x Brito SC 0


FC Marinhas alcança vitória confortável e já olha à distância a zona perigosa

O FC Marinhas foi ao terreno do Pevidém SC na continuidade do seu percurso ascendente em direção à tranquilidade definitiva, sendo prova disso a série de três vitórias consecutivas com que abordou esta partida.

A equipa marinhense teve pela frente uma equipa que encarava este jogo como uma das últimas oportunidades de continuar envolvida na luta pela manutenção, pelo que não deveria de haver lugar a qualquer facilitismo.

O FC Marinhas desde cedo patenteou em campo a sua supermacia e o favoritismo que lhe era apontado à partida.
Contudo, na sequência de um lance de bola parada, foi a equipa da casa a criar o primeiro momento de relativo perigo junto das balizas.
Essa terá sido mesmo a ocasião de maior perigo à mercê do Pevidém ao longo de todo o encontro, com o FC Marinhas a controlar inteiramente todos os momentos do jogo e foi com alguma naturalidade que se colocou em vantagem e colocou o resultado em 0-1 ao intervalo.

Logo no início do segundo tempo, a equipa marinhense sentenciou a partida quanto ao seu vencedor ao chegar ao 0-2, por intermédio de Ruben Feiteira que aproveitou da melhor forma uma desentendimento entre um defesa e o guarda-redes da equipa da casa.
A partir daí ficou ainda mais fácil para o FC Marinhas marcar o ritmo de jogo que mais lhe convinha, tendo conseguido aumentar o resultado para o 0-3 final.
Com os jogadores do Pevidém completamente cabisbaixos, o conjunto das Marinhas ainda dispôs de mais algumas oportunidades que poderiam conduzir o resultado final para números mais expressivos, o que não veio a suceder.

A vitória do FC Marinhas ajusta-se ao desenrolar do jogo, podendo-se discutir mais um ou menos um golo.

No rescaldo do jogo, o treinador adjunto do FC Marinhas, Rui Vasquinho, enalteceu a traquilidade que esta vitória oferece ao clube face ao restante campeonato.
"É uma vitória saborosa, que ajuda a decidir de uma forma mais ou menos definitiva as contas da manutenção. Agora o FC Marinhas pode ter outro tipo de ambição a outro nível. Até ao intervalo conseguimos manter o jogo com a vantagem para o nosso lado. A segunda parte começa precisamente com o nosso 0-2, com um golo de jogo direto em que a bola é batida pelo nosso central e em que o central deles desentendeu-se com o guarda-redes com a bola a sobrar para Ruben Feiteira que fez o 0-2. Este golo foi uma machadada nas aspirações do Pevidém e nós controlamos o jogo a nosso belo prazer e até ao fim ainda fizemos o 0-3 numa jogada em que o Abílio se isola e perante o guarda-redes faz golo. A partir daí podíamos ter feito o quarto e o quinto. Embora não o tenhamo feito, tivemos oportunidades para tal, em bolas paradas e em bola corrida. Fomos uns justos vencedores, com o Pevidém a vender muito cara a derrota, onde o resultado por uma diferença de dois golos seria o mais justo, mas o Marinhas obteve aqui uma excelente vitória.", disse.

Esta vitória, a quarta consecutiva, permitiu ao FC Marinhas cimentar a sua presença na metade superior da tabela classificativa.
O FC Marinhas é agora o 7º classificado, com 39 pontos e com uma vantagem de 11 pontos sobre a linha de água, quando faltam disputar seis jornadas (18 pontos em disputa).
Uma eventual ascenção ao 6º lugar, não sendo impossível, afigura-se muito pouco provável, uma vez que esse lugar dista 11 pontos dos marinhenses, pelo que restará em termos classificativos assegurar a presente classificação.

Na próxima jornada (29ª) o FC Marinhas recebe o CCD Santa Eulália, 1º classificado do campeonato, com 57 pontos.


AD Esposende coleciona série de 7 jogos sem perder e está a 2 pontos dos lugares de salvação

A AD Esposende recebeu o Brito SC envolta numa série de seis jogos sem perder, entre os quais se contabilizam cinco vitórias, querendo prosseguir a perseguição aos lugares de salvação da descida

A equipa do concelho Guimarães vinha ao Estádio Padre Sá Pereira colocada na 11ª posição com alguma margem de conforto em relação à zona de vermelha e encarava este jogo como uma boa oportunidade de ganhar ainda mais tranquilidade.

O jogo iniciou-se com a AD Esposende a criar relativo perigo em lances de bola parada.
A grande oportunidade dos primeiros 45 minutos surgiu quando um avançado esposendense surgiu na zona frontal da entrada área com boas possibilidades de rematar com perigo à baliza do Brito, mas a demora em desferir o remate acabou por permitir o desarme de um defesa contrário e impedir a inauguração do marcador.
A equipa visitante pouco incómodo causou ao longo dos primeiros 45 minutos.
Ao intervalo o nulo permanecia no marcador.

Na 2ª parte, a equipa visitante entrou um pouco mais afoita em comparação com a postura do primeiro tempo, mas coube ao conjunto da casa a primeira grande ocasião de golo, só travada pela excelente intervenção do guardião contrário, que após não ter conseguido segurar a bola vinda de um cruzamento do lado esquerdo do Esposende fechou a sua baliza com grande valentia.
Poucos minutos volvidos, o Brito abeirou-se da baliza defendida por Nuno através de uma jogada pelo corredor direito, de onde saiu um cruzamento rasteiro para o avançado rematar ao lado, mesmo à boca da baliza.

O guarda-redes da AD Esposende voltaria a estar em plano de destaque ao evitar o golo adversário através de uma boa estirada a desviar para canto um remate cruzado sobre o lado esquerdo da forma como a AD Esposende defendeu no 2º tempo.
As duas equipas continuavam à procura do golo sem quererem desguarnecer demasiado o sector defensivo, apostando sobretudo nos lances de bola parada para criar algum perigo.
Já perto do final da partida, os jogadores esposendenses reclamaram a marcação de uma grande penalidade a seu favor por pretensa carga dentro da área, que não mereceu o mesmo juízo do árbitro.

O jogo chegou ao final prevalecendo o nulo que impede a AD Esposende de se aproximar ainda mais dos lugares de salvação, embora esse objetivo continua alcançável.

No final do jogo o treinador da AD Esposende, Mário Souto, teceu os seguintes comentários:
"Tivemos duas equipas ansiosas pelos pontos e isso notou-se dentro do campo. Não foi um jogo com jogadas bonitas; foi um jogo de muita luta no meio-campo e com poucas oportunidades de golo, embora as melhores e mais flagrantes foram nossas, tanto na 1ª como na 2ª parte. Por essas oportunidades, caso as conseguissemos finalizar, iríamos de certeza absoluta ficar por cima e o jogo seria totalmente diferente. A equipa procurou e lutou sempre, esteve sempre muito forte em termos defensivos, como é seu apanágio, e em termos ofensivos só nos faltou aproveitar as oportunidades flagrantes que tivemos. Mesmo assim, tenho que dar os parabéns à equipa, porque continua a trabalhar e a acreditar e isso é o que é mais importante.", aferiu o treinador sobre as incidências do jogo.
Quanto à situação classificativa e a luta pela fuga à despromoção, disse:
"A pressão que existe é saudável. Há uns tempos atrás estavamos longe de pensar na manutenção e agora estamos mais próximos só pode ser uma pressão saudável, pois prefiro estar nesta situação do que estar como há um ou dois meses atrás. Eu gosto muito desta pressão e os jogadores também, portanto não nos preocupa nada. Todos os jogos são finais e tem-se visto isso na forma como os jogadores encaram os jogos. Eles trabalham do início ao fim, acabam os jogos totalmente esgotados. O mais importante que lhes digo sempre é honrar o símbolo que têm ao peito e darem tudo por este clube e nesse aspecto não lhes posso dizer nada, porque eles têm sido fantásticos. Até ao último minuto vamos acreditar sempre. Esta equipa mentalmente está bem, está forte e eu senti hoje que eles estão tristes por terem empatado, já não ficam contentes com um empate. Foi uma reação muito positiva quando eu cheguei ao balneário e vi os jogadores tristes pelo empate. Fico contente por a equipa procurar sempre ganhar, procura sempre a vitória, como o tem demonstrado dentro do campo."

Quando faltam disputar seis jogos, a AD Esposende continua na 17ª e penúltima posição da geral, em igualdade pontual com o 16º classificado, o GD Porto D'Ave, mas com desvantagem no confronto direto.
Os 26 pontos conquistados pela AD Esposende colocam-na a apenas 2 pontos do lugar imediatamente acima da linha de água, ocupado pelo Dumiense FC.

Na próxima jornada (29ª), a AD Esposende volta a jogar no Estádio Padre Sá Pereira, ao receber o Vieira SC, que se encontra na 4ª posição, com 52 pontos e em plena luta pela subida de divisão.



DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 25ª jornada, Domingo, 30 Março
15h00 - FC Tadim 3 x FORJÃES SC 3
16h00 - UD VILA CHÃ 0 x SC Leões Enguardas 0


Forjães SC: Novo empate praticamente aniquila as últimas esperanças que ainda restavam

O Forjães SC deslocou-se ao terreno do FC Tadim vindo de uma série de seis jogos sem vencer (2 derrotas e 4 empates), que na prática lhe custou o afastamento da luta pelos dois primeiros que dão direito à subida de divisão.

Numa primeira parte recheada de emoção e golos, o Forjães SC, comandado por Joca Abreu, entrou por cima no jogo, produzindo algumas boas jogadas de envolvimento ofensivo, que não conseguiram traduzir em golos.
Contudo, como quem não marca por vezes acaba por sofrer, o Tadim acabou por inaugurar o marcador, à passagem do minuto 18.
O Forjães reagiu imediatamente e volvidos dois minutos repôs a igualdade, por intermédio de Tomané.
O mesmo jogador viria a bisar na partida, quando aos 36 minutos colocou o Forjães à frente no marcador.
Já muito perto do intervalo, a equipa da casa conseguiu dar a volta ao resultado e recolocar-se novamente em posição de vantagem, tendo apontado o 2-2 aos 42 minutos e o 3-2 mesmo em cima dos 45 minutos.

No segundo tempo, os jogadores forjanenses entraram decididos a dar a volta ao contexto, tendo apenas atenuar o prejuízo com a obtenção do 3º golo, apontado por Mika ao minuto 72, que ditou o empate final a três bolas.

O desfecho mais condizente com a qualidade patenteada em campo pelas duas equipas deveria ser a vitória forjanense, o que acabou por não acontecer também devido a algumas decisões no minímo duvidosas por parte da equipa de arbitragem, juntamente com incapacidade de finalizar e a permeabilidade do sector mais recuado.

Na reação ao jogo, o treinador interino, Joca Abreu, aludiu ao infortúnio da sua equipa.
"Foi um jogo equilibrado, um bom jogo, com boas equipas a jogarem bom futebol. O Forjães apresentou-se hoje com uma grande postura, jogamos sempre subidos e criamos várias oportunidades. O Tadim apareceu uma vez na nossa baliza e fez um golo, num erro, na minha opinião, da equipa de arbitragem. Nós continuamos a trabalhar, conseguimos aparecer na área, tivemos mais do que uma oportunidade, viramos o resultado para 1-2 e podíamos ter feito o 3º e o 4º, mas não o fizemos. Depois acabamos por ir para o intervalo a perder. Na segunda parte, mais uma vez, demos uma demonstração de uma grande equipa, grandes jogadores, grandes homens e conseguimos empatar. Com uma pontinha de sorte consegueríamos ganhar o jogo, mas o futebol é isto! Há que continuar e levantar a cabeça!", analisou.
Quando faltam disputar cinco jogos (15 pontos em disputa), o Forjães SC encontra-se na 6ª posição. com 41 pontos, estando a uma distância praticamente inalcansável de 10 pontos em relação aos dois primeiros lugares, pelo que restará jogar em busca da melhor classificação possível.

Na próxima jornada (26ª), o Forjães SC recebe o S. Paio D'Arcos FC, que está em 1º lugar com 51 pontos.


UD Vila Chã: Superioridade avassaladora apenas vale empate a zero e um ponto

A UD Vila Chã recebeu o SC Leões Enguardas à procura de retomar o trilho das vitórias que lhe escapava há dois jogos seguidos (2 derrotas).

Perante um adversário colocado na zona de despromoção e já com poucas possibilidades de impedir a descida de divisão, era de prever que a equipa vilachota conseguisse regressar à senda das vitórias e assim dar uma passo largo em direção à conquista antecipada do objetivo da época, a manutenção.

Os 90 minutos de jogo praticamente conheceram um único sentido, o da baliza da equipa visitante, cabendo à equipa treinada por Aníbal Ferreira, a quase exclusiva iniciativa de jogo.
Não era fácil chegar perto da baliza contrária, com as imediações e interior da área totalmente preenchidas, o que obrigava a um grande esforço por parte dos jogadores da casa para "furarem" a muralha de pernas que invarialvelmente se encontravam no caminho da baliza.
Mesmo assim, foram muitas as oportunidades de evidente perigo, com a bola a teimar em não entrar e a parecer incrível como o resultado chegou ao fim empatado a zero.

Aníbal Ferreira, treinador da UD Vila Chã, apontou precisamente o sentido único que caracterizou a partida.
"Foi um resultado que não queríamos, lutamos pela vitória! O jogo foi de sentido único, sempre com a equipa do Vila Chã a procurar marcar um golo. Hoje foi um daqueles dias em poderíamos estar mais 90 minutos a tentar que não conseguiríamos. A equipa lutou muito. É um resultado injusto, onde nós merecíamos mais e em que os jogadores fizeram de tudo para levar de vencida o adversário, mas infelizmente não conseguimos.", disse o treinador barcelense.

Este empate coloca a UD Vila Chã no 11º lugar, com 34 pontos, dispondo de uma margem relativamente confortável de 7 pontos para o 13º classificado, o lugar mais alto da linha de água, quando faltam 5 jornadas para o término do campeonato.

No próximo jogo, a UD Vila Chã vai ao terreno do Arsenal C. Devesa, que é o 16º e último classificado, com apenas 7 pontos, podendo aí dar um passo de gigante rumo à tranquilidade definitiva.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses