Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » » Futebol Sénior: Equipas do Pró-Nacional vencem e as da Divisão de Honra perdem




Duas vitórias e duas derrotas é o saldo dos resultados alcançados pelas equipas séniores do nosso concelho na jornada futebolística do fim de semana.

As duas vitórias foram alcançadas pelas duas equipas que disputam o Campeonato Pró-Nacional da AF Braga, FC Marinhas e AD Esposende, sendo que as duas equipas que militam na Divisão de Honra - Série A, Forjães SC e UD Vila Chã sairam derrotadas dos seus compromissos.



PRÓ-NACIONAL | 26ª jornada | Domingo, 16 Março
15h00 - Vieira SC 2 x FC MARINHAS 3
16h00 - AD ESPOSENDE 1 x CD Celoricense 0


FC Marinhas vence candidato à subida de divisão e dá importante passo rumo à manutenção

O FC Marinhas, depois de uma série de resultados menos positivos, conseguiu quebrar essa fase com uma vitória importante alcançada no jogo de há uma semana atrás, diante do GD Travassós.
Na jornada do passado fim de semana, os marinhenses deslocaram-se a Vieira do Minho para defrontar um forte opositor que está em plena luta pelo 1º lugar do campeonato.

Poderia-se perspetivar alguma diferença entre as duas equipas, atendendo ao facto de que uma luta para subir e outra está a procurar distanciar-se pontualmente dos lugares de aflição.
Contudo, desde o início do jogo foi perceptível uma atitude similar entre os dois conjuntos, com o equlíbrio a ser a nota dominante.

Os marinhenses entraram muito bem no jogo e foram premiados com o 1º golo da partida, por intermédio de João André (Rato). Poucos minutos depois, o Vieira SC consegue responder na mesma medida e restabeleceu a igualdade. Com ambas as equipas a terem sempre em linha de vista a baliza contrária, o FC Marinhas consegue adiantar-se novamente no marcador, com Rato a bisar e a levar o resultado de 1-2 para o intervalo.

Na 2ª parte a toada do jogo manteve-se semelhante aos primeiros 45 minutos, sendo natural alguma maior acutilância por parte da equipa da casa, pois o resultado não lhes interessava tendo em vista a luta pela subida de divisão.
Por seu turno, o FC Marinhas mantinha a sua postura no jogo, nunca deixando de atacar e limitar-se apenas a segurar a vantagem minima. Antes pelo contrário, poderia até chegar ao 1-3. Só que foi mesmo a equipa da casa a voltar a marcar, voltando a empatar a partida.
O prémio para a forma positiva com que a equipa marinhense, treinada por Jó Faria, encarou esta deslocação ao estádio de uma das equipas mais fortes do campeonato, chegaria ainda antes do final do encontro, com a obtenção do golo da vitória, após um golpe de cabeça fatal desferido por Carioca.

No final do jogo, o treinador adjunto do FC Marinhas, Rui Vasquinho, não escondeu a sua satisfação por aquela que considerou ter sido a melhor exibição da sua equipa nesta época.
"O FC Marinhas fez um grande jogo, uma excelente exibição! O Marinhas foi um justo vencedor, vencendo por 3-2 num campo super dificil, diante de um candidato ao título. Quem vir o resultado e achar que foi uma surpresa não tem motivos para tal, porque o FC Marinhas foi superior ao Vieira." disse o técnico, completando a análise ao considerar que "o Marinhas gosta de jogar com quem também gosta de jogar!", justificando assim a boa exibição conseguida.

Esta vitória permitiu o afastamento do FC Marinhas da zona perigosa e emprestou maior segurança quanto ao objetivo a alcançar, o da manutenção.

O FC Marinhas é o 10º classificado, com 33 pontos e com uma vantagem de 8 pontos sobre a linha de água.
Na 27ª e próxima jornada, o FC Marinhas recebe o Dumiense FC, que é precisamente a equipa colocada no topo da linha de água (15º lugar), com 25 pontos.
Uma eventual e desejada vitória marinhense terá o condão de praticamente assegurar a manutenção.
Este jogo já terá como palco o Parque Desportivo de Marinhas, que volta a receber os compromissos do FC Marinhas em casa, depois da substituição do piso sintético.


AD Esposende continua recuperação fulgurante e já vê luz ao fundo do túnel

A atravessar uma fase super positiva e a aproveitar da melhor maneira o factor-casa que se tem repetido nesta 2ª volta do campeonato, a AD Esposende encarou a receção ao Celoricense como mais uma oportunidade de dar sequência à série de quatro resultados positivos (3 vitórias e um empate).

No Estádio Padre Sá Pereira, poucos minutos após o início da partida (estavam decorridos apenas 7 minutos), o conjunto esposendense inaugurou o marcador, através do golo marcado por Rúben Gomes (Bicho), que finalizou na cara do guarda-redes contrário.
No tempo restante da primeira parte, os esposendenses revelaram-se sempre como a equipa mais esclarecida, definindo as jogadas com maior acerto, pelo que justificavam plenamente a vantagem conseguida logo nos minutos iniciais do jogo.

Na segunda parte a equipa visitante cresceu no jogo, à procura de, no mínimo, restabelecer a igualdade, mas encontrou pela frente um bloco muito coeso, capaz de aguentar todas as investidas contrárias, revelando enorme espírito de sacríficio e até de sofrimento, com alguma felicidade à mistura.
É verdade que o Celoricense acabou por dispôr de algumas oportunidades de golo, mas, ora por força da ineficácia dos seus avançados, ora pela entrega dos defensores esposendenses, o resultado não mais sofreu alterações, com a vitória a acabar por sorrir à equipa treinada por Mário Souto.

No final do jogo, Mário Souto, treinador da AD Esposende, destacou sobretudo a capacidade de sofrimento da sua equipa, principalmente na segunda parte.
"A equipa está num momento de acreditar, está num momento mental muito forte! Tivemos um pouco de felicidade, em que conseguimos com que o Celoricense não fizesse golos. A vitória acaba por ser merecida pela primeira parte de grande qualidade e pelo sofrimento e a forma como nós defendemos a vantagem na segunda.", aferiu o treinador.

Com mais esta vitória a AD Esposende soma agora 22 pontos, que ainda só lhe vale a 17ª e penúltima posição, estando a 6 pontos do 14º lugar, o primeiro acima da linha de água, ocupado pelo GD Travassós (menos um jogo), que é precisamente o próximo adversário da AD Esposende, num jogo a realizar-se no próximo domingo no Estádio Padre Sá Pereira.



DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 23ª jornada | Domingo, 16 Março
15h00 - AD Carreira 3 x UD VILA CHÃ 1
15h00 - AD Águias da Graça FC 3 x FORJÃES SC 2


Forjães SC perde diante de um concorrente direto e pode ter dito adeus ao objetivo da subida

O Forjães SC deslocou-se ao terreno do Águias da Graça envolvido numa série de resultados sem conhecer qualquer vitória nos últimos quatro jogos (1 derrota e 3 empates) e com o "peso" da necessidade de alcançar um resultado positivo, que não passasse por uma derrota, diante de uma das equipas envolvidas na mesma luta - os dois primeiros lugares que dão acesso à subida de divisão.

O jogo foi globalmente equilibrado e disputado, conhecendo diferentes fases, que se espelharam na evolução do marcador.

O Forjães SC foi quem melhor entrou no jogo, evidenciando mais qualidade na circulação da bola e foi nessa sequência que se adiantou no marcador.
Contudo, depois do golo obtido a equipa forjanense não conseguiu continuar a assentar o seu jogo típico, consentindo a igualdade ao seu adversário.

Com o resultado empatado a uma bola o Forjães conseguiu voltar a ter a iniciativa do jogo e colocou-se novamente em posição de vantagem. O Forjães SC passou a jogar em superioridade numérica após expulsão de um jogador contrário.

Porém, depois do segundo golo forjanense, repetiu-se o sucedido após o 0-1, com a equipa de Zé Miguel a recuar novamente no terreno e a proporcionar que o adversário voltasse a aproximar-se da baliza defendida por Muchacho. Esta forma de defender a vantagem minima voltou a não dar certo, pois a equipa da casa voltou a empatar a partida, agora nos 2-2.
Daí até ao final do jogo, o Águias da Graça ainda conseguiu marcar pela terceira vez, numa infelicidade do guarda-redes Stray (entrara para o lugar de Muchacho, que havia saído lesionado), estabelecendo desse modo o resultado final de 3-2.

Nota para a lesão de Muchacho que, após um choque com um jogador contrário, teve necessidade de ser encaminhado para o hospital.

O treinador forjanense, Zé Miguel, referiu-se no final do jogo a erros cometidos pela sua equipa, assumindo ele próprio a responsabilidade pela derrota, enquanto treinador da equipa.
"Consentimos que o Águias da Graça chegasse ao empate, quando não devíamos deixar o adversário ter bola e aí acabamos por mudar a nossa forma de jogar. Hoje saímos derrotados, mais uma vez, por culpa própria, porque tivemos fortes possibilidade de ganhar aqui na Graça e não ganhámos pela segunda parte que fizémos.", analisou Zé Miguel.

Sendo ainda possível a recuperação pontual que permita ao Forjães SC chegar aos lugares de subida de divisão, na prática esse objetivo tornou-se muito difícil de ser alcançado.
A diferença pontual é agora de 8 e 9 pontos, para o 2º e 1º lugar, respetivamente, sendo que o Forjães SC está agora na 7ª posição com 39 pontos, quando faltam 7 jornadas para o final do campeonato, estando em disputa 21 pontos.

Na próxima jornada, o Forjães SC recebe o Soarense SC, 9º classificado com 35 pontos.


UD Vila Chã perde por 3-1 e acaba o jogo com queixas da equipa de arbitragem

A UD Vila Chã encarava esta partida diante de uma das equipas envolvidas na luta pela fuga aos lugares de despromoção como uma excelente oportunidade para consolidar ainda mais a sua tranquilidade e atacar as últimas jornadas do campeonato com maior folga em relação às equipas pior classificadas.

O desenrolar da partida acabou por ditar o desfecho mais indesejado, com a equipa de Vila Chã a perder por três bolas a uma.
Ao intervalo o resultado era favorável à equipa da casa que chegou à vantagem através de uma grande penalidade.

Na segunda parte, o resultou atingiu o 3-1 final, com os responsáveis da equipa da UD Vila Chã a apresentarem fortes críticas quanto à actuação da equipa de arbitragem, que os prejudicou substancialmente ao longo dos 90 minutos e especialmente no 2º tempo.

O próprio treinador da UD Vila Chã, Aníbal Ferreira, baseou os seus comentários no final da partida com críticas aos homens do apito.
"Gostava de falar só do jogo, mas, infelizmente, tenho que falar da equipa de arbitragem, que nos lesou com 3 pontos neste jogo. Foi uma pouca vergonha o que se passou aqui em Carreira. Não podíamos fazer muito mais do que o que fizémos, pois da forma como este jogo foi arbitrado não iríamos conseguir vencer.", apontou o treinador barcelense.

Esta derrota pouco ou nada belisca a margem de segurança que a UD Vila Chã detém sobre os lugares de descida.
Com efeito, a UD Vila Chã está posicionada no 10º lugar, com 33 pontos somados e com uma diferença de 9 pontos para o 13º classificado, o primeiro da linha de água.

No próximo jogo, a UD Vila Chã volta a jogar fora de portas, deslocando-se ao terreno do São Mamede D'Este FC, que é o 14º classificado, com apenas 12 pontos.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses