Depois de alinhar no 8º Grande Prémio Liberty Seguros do passado fim de semana, João Benta inicia esta quarta-feira, 16 de março, a sua participação na Volta ao Alentejo.
16º lugar no conjunto das duas etapas do Grande Prémio Liberty Seguros
O ciclista da equipa do Louletano/Hospital de Loulé competiu no 8º Grande Prémio Liberty Seguros, decorrido no passado fim de semana, 12 e 13 de março.
No sábado, João Benta concluiu a primeira etapa, correspondente ao 26º Troféu Alpendre, incluído no grupo da frente, com o mesmo tempo do primeiro corredor a cortar a linha da meta, o norueguês Jensen August.
Esta tirada, com partida e chegada em Vila Nova de Cacela, numa extensão total de 151,3 quilómetros, ficou marcada por um inusitado número de quedas que provocaram a desistência de vários ciclistas.
No domingo, foi para a estrada a 2ª etapa, designada de Lagoa Cidade do Vinho 2016, com partida e chegada em Lagoa.
João Benta completou os 186,6 quilómetros no 21º lugar, novamente com o mesmo tempo do vencedor do dia, o canadiano Will Routley (Rally Cycling).
No acumulado das duas etapas, o vencedor foi o norueguês Jensen August (Team Coop-Oster Hus), que beneficiou dos três segundos de bonificação que amealhou nas metas volantes da tirada. Foi essa a diferença que o separou do segundo classificado na geral, Will Routley. O terceiro na geral foi o espanhol Vicente Garcia de Mateos (Louletano/Hospital de Loulé), melhor corredor das equipas portuguesas, a 5 segundos.
João Benta obteve o 16º lugar da geral, a 13 segundo de Jensen August.
Volta ao Alentejo na estrada até domingo
Um pelotão de 170 corredores, em representação de 22 equipas, inicia nesta quarta-feira a 34ª Volta ao Alentejo, que se prolonga até domingo. Os ciclistas terão pela frente cinco etapas e um total de 907,8 quilómetros.
Entre as equipas participantes, estão 12 portuguesas e 10 estrangeiras, em representação de oito países.
O pelotão luso conta com as equipas do Sporting-Tavira e W52-FC Porto, que regressaram recentemente à estrada, bem como com a LA -Antarte, Rádio Popular-Boavista, Louletano-Hospital de Loulé e Efapel, às quais se vão juntar seis equipas sub-23.
Do estrangeiro, vêm as equipas da Bliz-Merida (Suécia), Rally Cycling, USA Cycling e Axeon-Hagens Berman (Estados Unidos), Euskadi Basque-Murias (Espanha), Lokosphinx (Rússia), Metec TKH Continental (Holanda), Team COOP-Oster HUS e TeamFixit (Noruega) e Klein Constantia (República Checa).
Etapas da Volta ao Alentejo:
1ª etapa, 16 de março
A prova arranca com a etapa rainha, ainda que seja a mais curta da competição. Os corredores vão cumprir 158 quilómetros, entre Portalegre e Castelo de Vide. Há quatro contagens de montanha - metade das subidas pontuáveis de toda a Volta - nos derradeiros 55 quilómetros da viagem.
A segunda tirada, 206,2 quilómetros entre Monforte e Montemor-o-Novo, termina na rampa do castelo de Montemor, onde poderão fazer-se algumas diferenças de segundos, importantes para acertar a geral.
Ao terceiro dia chega, em todo o esplendor, a planície alentejana, numa ligação, própria para roladores, de 186,6 quilómetros, entre Portel e Beja.
A quarta etapa une Aljustrel a Grândola e terá 184,7 quilómetros.
Os últimos 172,3 quilómetros serão disputados na quinta etapa, entre Santiago do Cacém e Évora, com a meta instalada na Praça do Giraldo.
Sem comentários