Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » » » Futebol Sénior: Dérbi termina empatado e vitórias para FC Marinhas e Forjães SC




O balanço do fim de semana futebolístico das equipas séniores do concelho de Esposende que competem nos campeonatos da AF Braga é traduzido pelo empate a uma bola no dérbi entre AD Esposende e UD Vila Chã e pelo regresso às vitórias do FC Marinhas, no Pró-Nacional, e por nova vitória do Forjães SC, que assim mantém-se como líder da Divisão de Honra - Série A, o mesmo campeonato de AD Esposende e UD Vila Chã.


SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 10ª jornada | Domingo, 26 Outubro
15h00 - FC MARINHAS 1 x CD Celoricense 0

No Campeonato Pró-Nacional da AF Braga, o FC Marinhas conseguiu quebrar a série de 4 jogos consecutivos sem ganhar (1 empate e 3 derrotas), com uma vitória pela margem mínima na receção ao conjunto do CD Celeirós.

No jogo a contar para a 10ª jornada, o conjunto marinhense colocou-se em vantagem no decorrer do primeiro tempo, por intermédio de Carioca.

Na fase inicial dos segundos 45 minutos, a equipa da casa dispôs de algumas oportunidades para dilatar a vantagem e assim encarar a reta final do jogo com mais tranquilidade, cenário que não veio a acontecer.
Ainda assim, o jogo terminaria com o resultado em 1-0.

Com esta vitória conseguida perante um adversário que estava a 2 pontos de distância, o FC Marinhas sobe uma posição, por troca com o CD Celeirós, continuando mesmo assim na zona proibida da classificação.
Ocupa agora a 16ª posição, com 10 pontos somados, fruto de 3 vitórias, 1 empate e 6 derrotas, tendo 12 golos marcados e 16 sofridos.

Na próxima jornada, a 11ª, o FC Marinhas desloca-se ao terreno do 2º classificado, o ADRC Terras de Bouro, que tem o dobro dos pontos dos marinhenses, com 20 pontos, tendo amealhado 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas e que nesta jornada venceu em casa o GD Serzedelo por 1-0.



SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 7ª jornada | Domingo, 26 Outubro
15h00 - AD ESPOSENDE 1 x UD VILA CHÃ 1
15h00 - ARC Águias Álvelos 0 x FORJÃES SC 2

Na Divisão de Honra - Série A, o maior destaque vai para o dérbi concelhio que opôs a AD Esposende e a UD Vila Chã, que terminou com uma divisão dos pontos.
No outro encontro, o Forjães SC foi vencer fora o ARC Águias Álvelos por duas bolas a zero, que lhe garantiu a manutenção do lugar mais alto da classificação geral.



O segundo dérbi do concelho desta época, ao nível do futebol sénior, colocou frente a frente duas equipas com ambições diferentes e que vinham a realizar um campeonato de acordo com os respetivos objetivos.

A equipa da casa, AD Esposende, que depois de entrar na competição com 4 vitórias consecutivas vinha de 2 jogos sem vencer, 1 empate e 1 derrota, registada na jornada anterior no terreno de outro dos candidatos à subida, o Dumiense FC, e abordava esta partida com a intenção de voltar aos triunfos.
Quanto ao conjunto vizinho de Vila Chã, tinha um registo de 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, sendo que na jornada anterior alcançara uma vitória em casa perante outra forte equipa, o AFC Martim. Para este jogo, a UD Vila Chã procurava prosseguir a sua trajetória nos lugares tranquilos da classificação e ao mesmo tempo aproximar-se dos lugares de cima.

O jogo iniciou com a equipa forasteira a entrar mais decidida e logo nos minutos iniciais criou a primeira grande oportunidade de golo da partida, através de um cabeceamento a sair muito perto da baliza do guardião Nuno Marques.
Depois desse momento, o conjunto da casa reagiu e até teve mais iniciativa de jogo.
Essa fase de maior ascendente só conseguiu ser traduzida em perigo num momento, em que uma série de 4/5 remates foram consecutivamente anulados pelo guardião Stray e pela defesa da equipa 'vilachota'.
Tirando estes episódios, os primeiros 45 minutos foram mais disputados do que bem jogados, pelo que o tempo de descanso chegou com o nulo de golos.

No reatamento, o conjunto visitante voltou a entrar mais organizado e acutilante, conseguindo prolongar essa postura por praticamente todo o segundo tempo, vindo a marcar por intermédio de Garrido, que na recarga, aproveitou a bola largada para frente do guarda-redes Nuno Marques após um forte remate de fora da área, estavam decorridos 73 minutos.
A partir deste momento, a equipa da casa procurou reagir, sem conseguir construir grandes calafrios junto da baliza da equipa axadrezada.
Nos últimos instantes do 5º e último minuto de compensação dado pelo árbitro e quando poucos acreditavam que ainda fosse possível, André Merrelho consegue empatar o jogo, num lance algo confuso na área da UD Vila Chã.
O jogo terminava logo de seguida.

Nota de realce também para a boa moldura humana presente no Estádio Padre Sá Pereira, que quase encheu por completo a bancada principal, em especial a falange de apoio da UD Vila Chã, que parecia estar em maioria.

Começando pelo treinador da equipa casa, João Carlos considerou que o empate ajusta-se ao que se passou no jogo:
"Nós entramos em campo sempre para conquistar os três pontos. Sabíamos de antemão que ia ser um jogo com muita emoção, que os jogadores sentiam isso; durante a semana já tínhamos comentado e assim foi.
O Esposende no primeiro tempo esteve melhor que o Vila Chã.
No segundo tempo nada fazia prever sofrermos um golo, num erro nosso. O Vila Chã sabe colocar-se em campo, não nos deu espaço. Nos minutos finais, já em aflição, conseguimos o golo do 1-1.
Pelo jogo em si, nos 90 minutos, aceita-se o empate, não vamos dizer que o Esposende foi melhor que o Vila Chã; há que sublinhar também o Vila Chã pela postura que teve em campo. São duas equipas do concelho que durante a época vão representar muito bem o concelho.", disse.


Zacarias Coelho, treinador da UD Vila Chã, refere as dificuldades com que a sua equipa se tem deparado, mas mesmo assim tem lutado sempre:
"A análise que posso fazer é a de que nós tivemos a felicidade do jogo na primeira parte.
Na segunda parte conseguimos fazer o golo, para o qual trabalhamos. Depois, conseguimos manter o resultado com tranquilidade até ao tempo de descontos, em que sofremos um golo no último mniuto uma vez mais. Os três pontos estavam ao nosso alcance, mas o futebol tem destas coisas.
Os meus jogadores como é normal saíram tristes.
Com as dificuldades que alguns deles estavam a ter, com problemas físicos, conseguimos dar a volta e é como eu digo sempre, acredito nos meus jogadores, estamos a fazer uns bons jogos, mas ainda há que melhorar e acreditar sempre.", analisou.

Com este empate, a AD Esposende soma 3 jogos seguidos sem ganhar, o que faz com que se situe na 5ª posição, com 14 pontos, os mesmos do 4º classificado, resultado de 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota, com 10 golos marcados e 6 sofridos.
O seu próximo compromisso será no terreno do SC Cabreiros, que nesta jornada perdeu fora com o AFC Martim por 1-0 e ocupa a 13ª posição, com 5 pontos.

A UD Vila Chã tem agora 11 pontos, que lhe vale a 8ª posição da geral, tendo um registo de 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, fruto dos 8 golos marcados e de 6 sofridos.
Na próxima jornada a UD Vila Chã recebe no seu estádio a AD Carreira, que nesta jornada perdeu em casa com o Dumiense FC, por 1-2, e se encontra na 10ª posição, com 9 pontos.


O Forjães SC foi ao terreno do ARC Águias Álvelos com o intuito de sair de lá na mesma condição com que entrou, na liderança isolada do campeonato antecâmara da principal competição do futebol sénior distrital na AF Braga.

O primeiro período do jogo foi algo incaracterístico, com pouca clarividência de ambas partes em construir situações de envolvimento coletivo, com princípio-meio-fim.

Na segunda parte o Forjães SC entrou disposto a resolver o mais rápido possível a partida e volvidos pouco mais de 10 minutos após o reatamento, o árbitro assinala grande penalidade favorável aos forjanenses. Na conversão, Higuita atirou para a defesa do guarda-redes que ainda conseguiu travar a recarga.
Dois minutos depois, aos 61 minutos, o conjunto forjanense consguiu finalmente traduzir no marcador o domínio no jogo, através de Tiago Fernandes.
À passagem do minuto 70, Reko aumentou a vantagem e de alguma forma sentenciar a partida quanto ao vencedor, como se veio a verificar já que resultado de 0-2 manteve-se até ao final do jogo.

O Forjães SC continua a sua senda invicta, sendo a única equipa que ainda não perdeu na competição - tem 2 empates nos 7 jogos já realizados.
Estão em primeiro lugar com 17 pontos, com 15 golos marcados (melhor ataque) e 2 sofridos (melhor defesa).

Na próxima jornada, a equipa forjanense recebe no seu estádio o AFC Martim, num encontro que promete entre duas equipas com objetivos de subida.
O AFC Martim encontra na 6ª posição, com 13 pontos, a 4 pontos do próximo adversário, tendo nesta jornada levado de vencida em casa o SC Cabreiros, por 1-0.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses