Entre 15 e 18 de outubro realizou-se a 1ª edição do Madeira Ocean Race, iniciativa organizada pelo Clube Naval do Funchal com o apoio da Federação Portuguesa de Canoagem e da Associação Regional de Canoagem da Madeira.
João Ribeiro, do SL Benfica e atual Vice-Campeão do Mundo em K4, e Artur Pereira, do CN Fão, estiveram presentes, dando os seus contributos ao evento, que teve como objetivo principal a promoção da modalidade, onde constaram várias iniciativas, entre as quais uma exposição, uma sessão de autógrafos e uma prova de surfsky.
João Ribeiro esteve presente na inauguração da exposição “Canoagem, uma modalidade olímpica”, patente ao público no átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias, e participou na sessão de autógrafos que se seguiu, conjuntamente com David Fernandes, atleta anfitrião, e Emanuel Silva, ambos seus companheiros de embarcação do K4 que se sagrou Vice-Campeão do Mundo em Moscovo.
O canoísta esposendense participou ainda na prova de surfsky, numa distância de 27 km, que foi uma novidade na ilha, prova que levou à Madeira um conjunto de atletas de renome internacional, como o espanhol Bouzan, o alemão Max Hoff ou o francês Le Roux, juntamente com os seus colegas portugueses.
Na 1ª regata denominada "clássica" de uma distância de 7 km, o vencedor foi o francês Benoit Le Roux, seguido de três espanhóis, com o multi-Campeão do Mundo Walter Bouzan no 2º lugar. David Fernandes, atleta do Clube Naval do Funchal que organizou a prova, foi o melhor português no 5º lugar e Artur Pereira, do CN Fão, foi o 8º (melhor sub-23), à frente do campeoníssimo Max Hoff (10º), Emanuel Silva (11º) e João Ribeiro (14º).
Na principal regata que se disputou entre a Calheta e o Funchal, na distância de 27 km, Le Roux voltou a vencer, com os espanhóis Daniel Villoria e Frederico Vega a completarem o pódio. David Fernandes, o madeirense vice-campeão da Europa em K4 com Emanuel Silva, João Ribeiro e Fernando Pimenta, foi o 4º classificado. Max Hoff foi 6º e Artur Pereira (novamente o melhor sub-23) foi o 10º, à frente de Emanuel Silva (11º) e João Ribeiro (15º).
João Ribeiro considerou a sua participação nesta prova como algo de importante para a sua preparação para os desafios que se avizinham, tendo-se mostrado bastante satisfeito com a sua prestação:
“Dei o meu melhor. Não é a minha especialidade e não costumo treinar com estas condições, mas todas as atividades são positivas para preparar mais uma época”.
O canoísta, campeão do Mundo em K2,em 2013, e atual vice-campeão do Mundo em K4, considerou a sua participação no Madeira Ocean Race como muito positiva e mostrou-se grato para com a organização pelo convite que lhe foi dirigido, deixando a promessa de voltar para uma próxima edição.
João Ribeiro, que conta com um vasto currículo de conquistas nacionais e internacionais, já iniciou a preparação para a nova época e acredita que em 2015 alcançará o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Artur Pereira também fez algumas considerações sobre a sua participação na iniciativa:
"Esta foi uma da melhores provas que participei nesta época. Aproveito para dar os parabéns à organização, com excelentes condições de mar.
Espero estar cá para o ano mas desta vez mais preparado para 29 km."
Sem comentários