Depois de um merecido período de férias, os canoístas portugueses já iniciaram a pré-temporada, com vista a estarem na melhor forma num ano que se reveste de grande importância.
O Campeonato do Mundo de 2015 é também a prova de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro’2016. Para já, os atletas têm feito preparação física e exames médicos, ficando para mais tarde os treinos nos caiaques.
Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes estão entre os melhores do planeta no K4 1.000 metros, depois de este ano, na Rússia, terem sido vice-campeões do Mundo. Um resultado que os colocaria de imediato no maior evento desportivo do Planeta em 2016 – a embarcação precisa de ficar classificada até ao 7.º lugar na Final A –, mas isso não os vai fazer dormir à sombra da bananeira, pois como refere Fernandes, em 2015 os adversários também vão querer estar na máxima força em agosto para conseguirem o passaporte rumo ao Brasil.
Trata-se de um apuramento muito desejado, depois de o K4 ter falhado a presença em Londres’2012 por apenas 0,312 segundos, impossibilitando que João Ribeiro e David Fernandes estivessem no evento. Recorde-se que Fernando Pimenta e Emanuel Silva participaram em K2 1.000 metros, trazendo para Portugal a única medalha da comitiva – a prata.
João Ribeiro já iniciou os treinos de pré-época com o foco virado para o Mundial:
“Vamos começar a época com as provas de integração na equipa nacional. Depois disso, o foco é o Mundial, prova de apuramento olímpico. Espero sinceramente que no próximo ano tudo corra bem, sem lesões, pois no início de 2014 estive dois meses parado devido a problemas físicos”, disse o canoísta de Esposende.
Os outros três canoístas seguiram a mesma linha de pensamento:
“O apuramento olímpico vai ser o grande objetivo do próximo ano, por isso queremos chegar a agosto na melhor forma possível. O modelo de apuramento é ingrato, por ser numa só prova. Falhámos a qualificação para Londres por muito pouco, há ainda esse amargo de boca" – Fernando Pimenta.
“Trabalhar o melhor possível para aperfeiçoarmos alguns aspetos. Podemos falhar em todas as provas, menos em agosto, no Mundial. Podemos estar num dia menos bom, temos é que evitar que seja nessa altura” – Emanuel Silva.
“O objetivo é naturalmente o apuramento olímpico, por isso temos de ficar entre os sete primeiros. Todos vão querer estar na máxima força nessa prova, pois querem o mesmo, estar no Rio de Janeiro’2016″ – David Fernandes.
OUTRAS PROVAS:
Ainda que o Campeonato do Mundo, em Milão, seja a prioridade dos canoístas, outras provas vão merecer atenção, como são os casos do Europeu, da Taça do Mundo de Montemor-o-Velho, ambas em maio, e da primeira edição dos Jogos Europeus, em junho, no Azerbaijão.
Fonte: Jornal Record, 08/10/2014
Sem comentários