Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » Motociclismo: Paulo Gonçalves está a 52 segundos da liderança em Abu Dhabi




Paulo Gonçalves está a participar na 1ª prova do calendário do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno em motos, que está a decorrer em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos desde sábado, 5 de abril.

Honda HRC: Paulo Gonçalves rodeado por
Hélder Rodrigues (esquerda) e Joan Barreda (direita)
O piloto esposendense procura esta época defender o título mundial conquistado no ano passado, fazendo parte da equipa oficial da Honda HRC, juntamente com o português Hélder Rodrigues e o espanhol Joan Barreda.
Por ser o Campeão do Mundo em título, Paulo Gonçalves vai ostentar o dorsal número 1 em todas as provas do mundial, que só terminará em outubro.

O Rali "Abu Dhabi Desert Challenge" contempla 5 etapas cronometradas, disputadas entre domingo e quinta-feira, para além de um prólogo realizado no sábado.

Até ao momento já decorreram 3 etapas e Paulo Gonçalves está em plena luta pelo primeiro lugar na prova inaugural do "Mundial" de Todo-o-Terreno.


Prólogo:
Os pilotos tiveram de cumprir um prólogo para aquecerem os motores para os dias mais duros que se seguiriam.
Paulo Gonçalves procurou pilotar a sua moto Honda CRF 450 Rally pelo seguro, sem correr riscos que pudessem colocar em causa a restante prova. Ainda assim, na curta distância do prólogo alcançou o 5º melhor tempo, ficando apenas a 2,88 segundos do seu colega de equipa, o espanhol Joan Barreda.

"Speedy Gonzalez" fez os seguintes ao prólogo:
«Este prólogo correu bem, era curto, tentei estar o mais rápido possível mas sem cometer riscos. Era importante estar entre os cinco primeiros para escolher uma boa posição de partida para amanhã. Amanhã começa a verdadeira prova e espero estar ao mais alto nível para conseguir uma boa posição!»


1ª Etapa:

No domingo realizou-se a 1ª etapa a sério deste "Abu Dhabi Desert Challenge", num total de 290 km cronometrados, maioritariamente percorridos as sobre dunas de areias, pondo à prova toda a perícia e capacidades dos motards.

Paulo Gonçalves terminou a etapa com o 3º melhor tempo, registo que lhe valeu a ocupação do 3º lugar da geral da prova.
O piloto de Gemeses ficou a 2 minutos e 44 segundos do vencedor da largada, o britânico Sam Sunderland, da KTM, que terminou com o tempo de 3 horas, 29 minutos e 47 segundos.

Com este tempo, Sunderland ascendeu passou a ocupar o 1º lugar da geral, com 34 segundos de vantagem sobre o espanhol Marc Coma (KTM), que nesta etapa inaugural registou o segundo melhor tempo, enquanto Paulo Gonçalves subiu do quinto para o terceiro posto, a 2 minutos e 45 segundos do líder.

«Foi um bom dia para mim e para a equipa. Foi uma etapa de velocidades muito altas. Tentei acima de tudo andar de forma segura e garantir uma boa posição à geral. Temos ainda mais quatro etapas pela frente e esta prova é muito exigente e perigosa, tenho de estar muito concentrado e com um andamento cuidado para assegurar que sairemos daqui com um bom lugar final», disse “Speedy” Gonçalves.

Neste dia há ainda assinalar a ocorrência de mais uma morte no mundo do motociclismo Todo-o-Terreno. Cameron Waugh faleceu na primeira etapa do Abu Dhabi Desert Challenge, primeira prova do “Mundial” de Todo-o-Terreno em 2014.
O piloto britânico morreu este domingo na sequência de uma queda que lhe provocou diferentes lesões, cerca de 155 quilómetros após a partida da primeira tirada. Cameron Waugh foi evacuado para o hospital mas não resistiu aos ferimentos.
Jakub Przygonski foi o primeiro a chegar ao local do acidente e assistir Waugh. O piloto polaco chamou imediatamente ajuda via satélite e fez de tudo para salvar a vida do piloto lesado.
A organização e pilotos prosseguiram a prova atentos e solidários com a família e amigos do piloto britânico.


2ª Etapa:

A segunda etapa do rali Abu Dhabi Desert Challenge, decorreu esta segunda-feira, numa extensão total de 487,66 quilómetros, dos quais 269,67 km foram cronometrados, entre Madinat Zayed e Moreebum.

O piloto de Esposende Paulo Gonçalves, aos comandos da sua Honda, obteve o terceiro melhor tempo da especial, terminando a 2 minutos e 6 segundos do vencedor, o espanhol Marc Coma (KTM)
Este registo valeu-lhe a continuação na 3ª posição da classificação geral, a 3 minutos e 16 segundos do novo líder Marc Coma, que tem um tempo total de 7 horas, 8 minutos e 29 segundos. Na segunda posição segue o britânico Sunderland (KTM) a 1 minuto e 25 segundos.

Paulo Gonçalves sofreu um contratempo quando “atacava” a liderança da etapa, mas mantém-se confiante num bom resultado final, tendo no final da etapa declarado:
«Estou muito satisfeito pelo terceiro lugar de hoje. Tanto eu como a minha Honda CRF 450 Rally temos superado muito bem estas condições difíceis aqui no deserto de Abu Dhabi. Ainda temos três dias pela frente e vou continuar a lutar para terminar nas primeiras posições da prova, superando os meus adversários da frente. Sei que não será fácil, mas vou dar o meu máximo. Temos equipa e mota para isso, amanhã logo veremos!».


3ª Etapa:

Esta terça-feira, correu-se a 3ª etapa, numa distância de 372 km, entre Moreeb e Qasr Al Sarab, sendo que 256 deles foram debaixo de cronometragem.

Paulo Gonçalves abordou a 3ª etapa completamente ao ataque, conseguindo o 2º melhor tempo da especial, a apenas 1 minuto e 5 segundos do seu colega de equipa Joan Barreda, que terminou os 256 km cronometrados com o tempo de 3 horas, 20 minutos e 2 segundos.

«Hoje foi um bom dia para o Team HRC, terminámos com um primeiro e um segundo lugar e estamos mais perto dos dois pilotos da frente na classificação geral, tendo ainda mais duas etapas pela frente. Vou continuar a lutar pela vitória final!», disse Paulo Gonçalves, apontando a sua crença na vitória neste rali.

Na classificação geral, "Speedy" permanece na 3ª posição, mas encurtou a distância para o 1º e 2º lugar. Sam Sunderland regressou à liderança da prova, destornando o seu companheiro da KTM Marc Coma. O britânico tem um tempo total de 10 horas e 33 minutos, enquanto o espanhol está a apenas 30 segundos de distância. Já Paulo Gonçalves terá de recuperar 22 e 52 segundos para ultrapassar o 2º e 1º lugar, respetivamente, e ascender à liderança da prova.

O outro português em prova, o famaliciense Hélder Rodrigues, companheiro de equipa de Paulo Gonçalves, ocupa o 8º lugar da geral, com um atraso de 1 hora, 56 minutos e 2 segundos face ao líder.

Faltam disputar mais duas etapas até ao final deste rali, que acontecerá na quinta-feira.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses