Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » » Futebol Sénior: AD Esposende complica manutenção; Empates para FC Marinhas e no dérbi concelhio




No campeonato Pró-Nacional, o FC Marinhas obteve um empate em casa, enquanto a AD Esposende sucumbiu perante um adversário direto na luta pela manutenção.

Na Divisão de Honra - Série A, o dérbi concelhio entre Forjães SC e UD Vila Chã terminou com a divisão de pontos.



PRÓ-NACIONAL | 31ª jornada | Domingo, 27 Abril
16h00 - FC MARINHAS 1 x SC Maria da Fonte 1
16h00 - AD ESPOSENDE 1 x Dumiense FC 3


FC Marinhas empata num jogo disputado a um ritmo 

O FC Marinhas recebeu o SC Maria da Fonte com a sua situação quanto à permanência na divisão maior do futebol distrital totalmente e matematicamente resolvida, depois da vitória da jornada anterior conquistada na casa de uma das equipas posicionadas no topo da tabela classificativa.

O SC Maria da Fonte, ainda que não tenha assegurado matematicamente a manutenção, também vinha para o jogo tranquila, dispondo de uma confortável vantagem pontual sobre as cinco últimas equipas, que lutam abnegadamente para não descer.

O jogo foi o espelho da tranquilidade reinante nas duas equipas, pautado por um ritmo médio/ baixo.
Ainda assim, a equipa marinhense procurou mais a vitória que o seu adversário, conseguindo adiantar-se no marcador, tendo desperdiçado algumas situações de perigo, que a serem resolvidas com maior discernimento e concentração poderiam resultar no dilatar da vantagem.
Antes do intervalo e numa das poucas vezes em que se abeirou com perigo da baliza azul e branca, o SC Maria da Fonte chegou ao empate.
Após o restabelecimento da igualdade e até o árbitro apitar para o descanso, o jogo desenrolou-se numa toada dividida.

No segundo tempo, a qualidade de jogo baixou ainda mais, com ambas as equipas a baixarem nitidamente a intensidade de jogo, o que fez com que o jogo se fosse arrastando até ao seu final sem nada de relevante a assinalar.

No final do jogo, o treinador adjunto do FC Marinhas, Rui Vasquinho, fez o seguinte comentário:
"Pode-se apelidar nitidamente de jogo de final de época. Equipas mais ou menos com os objetivos definidos - o Maria da Fonte a precisar somente de uma vitória para poder assegurar a manutenção matematicamente; nós com a manutenção até matematicamente assegurada(...) A haver uma vitória tinha que ser para o FC Marinhas, porque mesmo não fazendo um grande jogo merecíamos ter vencido.", disse.

O FC Marinhas mantém-se na 7ª posição da geral, somando com este empate 43 pontos.
Quando faltam disputar três jogos (9 pontos em disputa), o FC Marinhas o melhor a que pode aspirar é assegurar o 7º lugar que ocupa, já que o 6º lugar está a uma distância inacessível de 13 pontos, bem como está garantida matematicamente a manutenção neste campeonato.

Na próxima jornada (32ª), o FC Marinhas visita o Clube Caçadores das Taipas, atual 12º classificado, com 36 pontos e que ainda está envolvido na luta pela manutenção.


AD Esposende perde com adversário direto na luta pela manutenção e tem destino praticamente traçado

A AD Esposende recebia o Dumiense FC com a clara intenção de regressar às vitórias, depois de ter visto a fantástica série de oito jogos sem perder ser interrompida na visita ao Merelinense FC, na jornada anterior.

Por outro lado, este jogo revestia-se de crucial importância para as aspirações da equipa treinada por Mário Souto nas contas da manutenção, uma vez que tinha pela frente um adversário direto por esse objetivo e em caso vitória ultrapassaria-o na tabela classificativa.

Os minutos iniciais do jogo mostraram duas equipas a evidenciarem um mútuo respeito que se traduzia em algum receio de arriscar ofensivamente para não descurar a retaguarda.
Aos 13 minutos, após um erro defensivo da turma esposendense, o Dumiense inaugura o marcador.
Praticamente na resposta, volvidos apenas 2 minutos, o Esposende repõe a igualdade, por intermédio de Dioguinho que desferiu um excelente remate com a boa a entrar entre o poste e a trave.
Estes dois golos vieram agitar os acontecimentos, com o jogo a decorrer num ritmo interessante.
Já mesmo em cima dos 45 minutos e quando se pensava que o descanso chegaria com o resultado em 1-1, a equipa forasteira colocou-se novamente em vantagem, caindo como um "balde de água fria" sobre os jogadores esposendenses.

No recomeço do jogo, sentiu-se o impacto causado pelo golo sofrido mesmo à beira do intervalo, com o conjunto esposendense a não conseguir reagir imediatamente.
A situação piorou ainda mais quando, à passagem do minuto 51, o Dumiense aumentou a vantagem para 1-3 na sequência de um pontapé de canto.
Os jogadores esposendenses partiram em busca dos golos que lhes permitissem, pelo menos, chegar ao empate, mas tais intenções não foram conseguidas, tendo o jogo terminado com o resultado final de 1-3 favorável ao Dumiense FC.

(Não há declarações do treinador da AD Esposende, Mário Souto, no final do jogo)

Esta derrota coloca a AD Esposende numa situação muito complicada, na luta pela manutenção, já que está na 17ª posição com 27 pontos, a uma distância de 5 pontos do 14º classificado, o lugar que se perspetiva como o da manutenção, quando faltam disputar três jogos.

Na próxima jornada (32ª), a AD Esposende regressa à condição de visitante, deslocando-se ao terreno do Arões SC, 6º classificado com 56 pontos.



DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 28ª jornada | Domingo, 27 Abril
16h00 - FORJÃES SC 2 x UD VILA CHà2


Empate no dérbi concelhio entre Forjães SC e UD Vila Chã

Com as respetivas situações na Divisão de Honra - Série A resolvidas, as duas equipas podiam encarar este jogo de uma forma mais desinibida, em busca da vitória que assume especial relevo sempre que se trata de um dérbi, podendo oferecer um bom espetáculo de futebol aos espectadores.

A UD Vila Chã entrou mais acutilante na partida, tendo desperdição algumas oportunidades para inaugurar o marcador do jogo.
O conjunto forjanense, a jogar em casa emprestada (Campo de Jogos de Fragoso), um pouco contra a "maré do jogo", conseguiu marcar por duas vezes, revelando-se muito eficaz no aproveitamento das situações de que dispôs. Pelo meio, o Vila Chã foi tentando marcar, mas sem êxito.

A vencer por dois golos de diferença e com mais um jogador em campo (na primeira parte um jogador da UD Vila Chã recebeu ordem de expulsão), era de prever que a vitória estava encaminhada para os lados do Forjães SC.

Puro engano! A segunda parte demonstrou uma jovem equipa da UD Vila Chã audaciosa e não temerosa, indo em busca de um resultado que lhe satisfizesse, que obviamente não passaria por uma derrota.
E foi isso mesmo que aconteceu, com os pupilos de Aníbal Ferreira a conseguirem chegar ao 2-2, dispondo de algumas oportunidades para consumar a reviravolta plena no marcador, o que acabou por não se verificar.


Reações dos treinadores:

O treinador da equipa da casa, Joca Abreu, frisou alguma felicidade da sua equipa no empate alcançado:
"Hoje tivemos um bocadinho a sorte do jogo, em que penso que o empate até que foi um bom resultado por aquilo que fizemos, pois podíamos ter perdido(...) Hoje não sei o que se passou com a nossa equipa, foi erros atrás de erros... não conseguimos ter bola. Hoje foi um jogo diferente daquele tínhamos vindo a praticar, vínhamos a ser uma equipa consistente, com posse de bola. Hoje não conseguimos.
Foi um bom jogo e parabéns às duas equipas!
", disse.

Por sua vez, Aníbal Ferreira, treinador da UD Vila Chã, mostrou-se orgulhoso dos seus jogadores e apontou um certo sabor amargo pelo empate:
"Foi um grande jogo da equipa do Vila Chã! Entrámos bem no jogo, criando duas/ três boas oportunidades para fazer golo, mas não o conseguimos. O Forjães, como boa equipa que é, em dois remates à nossa baliza acabou por fazer dois golos e fez da eficácia a sua principal arma. Também tivemos mais um contratempo, a perder por 2-0 tivemos um nosso jogador expulso, conseguindo ir para o intervalo sem sofremos mais nenhum golo. Entramos determinados a não nos darmos por vencidos, conseguindo também sermos eficazes na reentrada do jogo, mesmo com menos um jogador. Marcamos cedo, o que nos deu muito alento para os segundos 45 minutos, tendo voltado a marcar. Na minha opinião, estivemos sempre mais próximos de marcar o terceiro do que a equipa do Forjães. É um empate que sabe bem devido às contingências do jogo, ficando provado que esta jovem equipa do Vila Chã tem uma atitude competitiva muito forte e nunca se dá por vencida.", disse o treinador numa abordagem resumida às incidências do jogo.

Situação na classificação geral:

Quando faltam disputar as derradeiras duas jornadas, o Forjães SC permanece na 6ª posição, com 45 pontos, sobrando-lhe lutar pela melhor classificação possível.
Quanto à UD Vila Chã, continua no 10º lugar, agora com 38 pontos, tendo matematicamente garantida a manutenção, caso se confirmem a descida de 4 equipas.

Próximos jogos dos dois clubes - domingo, 4 de Maio:
Na próxima jornada o Forjães SC visita o 14º classificado do campeonato, São Mamede D'Este FC, que tem 20 pontos e já está despromovido à 1ª Divisão.
A UD Vila Chã recebe o GFC Pousa, atual 3º classificado com 51 pontos.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses