Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » » Futebol Sénior: UD Vila Chã única equipa a vencer, entre duas derrotas e um empate




Uma vitória, dois empates e duas derrotas é o saldo dos resultados alcançados pelas equipas séniores do nosso concelho na jornada futebolística do fim de semana.

A única vitória sorriu à UD Vila Chã, que disputa a Divisão de Honra - Série A, onde também milita o Forjães SC, que perdeu em casa (emprestada) - Fragoso.
No principal campeonato distrital, Pró-Nacional, a AD Esposende alcançou um empate no Estádio Padre Sá Pereira e o FC Marinhas perdeu no Parque Desportivo de Marinhas.



PRÓ-NACIONAL | 29ª jornada | Domingo, 6 Abril
16h00 - FC MARINHAS 1 x CCD Santa Eulália 3
16h00 - AD ESPOSENDE 1 x Vieira SC 1


AD Esposende empata possibilidades mas mantém-se na corrida pela manutenção

A AD Esposende recebeu o Vieira SC vindo de uma série de sete jogos sem perder, entre os quais se contabilizam cinco vitórias, querendo prosseguir a perseguição aos lugares de salvação da descida.

Quanto à equipa contrária, o Vieira SC encarava este jogo na perspetiva de ainda se manter na luta pelo primeiro lugar da tabela classificativa, de modo a conquistar a promoção ao Campeonato Nacional de Séniores, ao fim das 34 jornadas do campeonato.

A AD Esposende, como tem sido seu apanágio nos jogos mais recentes, entrou na partida muito decidida, apoderando-se da iniciativa de jogo e criando algumas situações de perigo junto da baliza dos visitantes.
À passagem do minuto 20 o marcador foi inaugurado por intermédio de Ruben Gomes, ao aproveitar um deslize do guarda-redes adversário.
Daí ao tempo de descanso o jogo manteve-se nas mesmas características, com os jogadores esposendenses a procurarem dilatar a vantagem e com a equipa forasteira a responder quase exclusivamente através de lances de bola parada, aproveitando esses momentos para se acercar da baliza esposendense defendida pelo jovem guarda-redes Nuno.

A vantagem registada ao intervalo a favor da AD Esposende era plenamente justificada pelo sucedido ao longo dos primeiros quarenta e cinco minutos.

No segundo tempo, o Vieira entrou à procura de restabelecer a igualdade, obrigando o conjunto esposendense a defender constantemente.
Após alguns lances de perigo, ora desperdiçados, ora anulados pela defensiva esposendense, ora defendidos superiormente pelo guardião Nuno, os minutos finais foram recheados de muita emoção e controversa também.
A dois minutos dos 90' os visitantes chegaram à igualdade, beneficiando de uma grande penalidade, a castigar uma mão dentro da área do capitão esposendense Carlos Viana, que recebeu ordem de expulsão ao ver o segundo cartão amarelo. Nuno ainda defendeu o castigo máximo, mas foi impotente face à pronta recarga do jogador vieirense.
Em pleno tempo de descontos, os jogadores e restantes elementos da ADE reclamaram uma suposta mão de um defesa do Vieira, numa situação muito idêntica à ocorrida poucos minutos antes, mas o árbitro acabou por nada assinalar.  

O jogo chegou ao final com a igualdade a uma bola, o que, diga-se, acaba por assentar bem face ao domínio repartido das duas partes do jogo.

No final do jogo o treinador da AD Esposende, Mário Souto, teceu os seguintes comentários:
"Em primeiro lugar devo dizer que jogamos contra uma excelente equipa, que está a lutar por outros lugares que nós não estamos, a lutar pela subida de divisão.
Na primeira parte, pela qualidade de jogo que pôs, pela posse que conseguiu, pelas situações ofensivas que criou, pelo golo que marcou, deu mais a entender que o Esposende é que estava a lutar pela subida de divisão, porque foi muito superior ao Vieira. Conseguimos uma vantagem de um golo, poderiam ser, na minha opinião, mais do que um. Seria mais justo chegarmos ao intervalo, no minímo, com dois golos de vantagem. A verdade é que fomos para intervalo com um golo.
Na segunda parte, nós estavamos à espera de uma reação do Vieira, pela qualidade que tem, mas não estava à espera que o Esposende não conseguisse sair para o ataque. O Vieira foi ganhando confiança, criando algum perigo e a nossa equipa foi ganhando ansiedade, porque sabe que precisa de pontos, porque estavamos em vantagem e sabíamos que tínhamos os três pontos do nosso lado. Creio que quiseram mais segurar estes três pontos, do que procurarem sair em busca do segundo golo, mas ficou aqui mais uma grande atitude, mais uma vez, de uma boa equipa do Esposende, que acima de tudo, mostrou uma grande qualidade de jogo.
No final, sentimos também uma grande injustiça, os jogadores estão revoltados, porque há uma situação de grande penalidade a nosso favor na parte final que o árbitro não marca.
Saímos com a sensação de que perdemos dois pontos, mas com a convicção de que os podemos recuperar no futuro.", aferiu o treinador sobre as incidências do jogo.

Este resultado não serve totalmente as ambições da AD Esposende, mas também não significa o "atirar a toalha ao chão".
Quando faltam disputar cinco jogos, a AD Esposende está agora na 16ª posição da geral, com 27 pontos, a um ponto do 15º classificado, o Dumiense FC, e a 4 pontos do 14º lugar, a posição imediatamente acima da linha de água, ocupado pelo GD Travassós, que tem um jogo a menos.

Estas contas estão dependentes do número de clubes associados na AF Braga que descerão das séries A e B do Campeonato Nacional de Séniores, pelo que ainda é uma possibilidade, embora muito pouco provável, a descida de mais do que quatro equipas do Pró-Nacional para a Divisão de Honra.
Para isso acontecer, o número de clubes despromovidos do Campeonato Nacional de Séniores filiados na AF Braga teria de ser igual ou superior a quatro, sendo que neste momento, estão nessa situação dois clubes.

Na próxima jornada (30ª), a AD Esposende conhece a contrariedade de jogar fora e logo perante um forte opositor, o Merelinenss FC, que está na 4ª posição, com 54 pontos e ainda alimenta esperanças de chegar ao primeiro lugar e consequente subida de divisão.


FC Marinhas perde jogo na 2ª parte quando passou a jogar com dez elementos

O FC Marinhas recebeu o líder isolado do campeonato, o CCD Santa Eulália, na tentativa de prosseguir o percurso recente de bons resultados (4 vitórias consecutivas) que lhe valeram um posicionamento na tabela classificativa mais desafogado.

Perante um bom número de público na bancada, muito por força da apresentação de todas as equipas do clube aos seus sócios e simpatizantes, o FC Marinhas queria fazer frente a um adversário que pretendia manter ou alargar a distância para os diretos perseguidores na luta pelo primeiro lugar e consequente subida de divisão.

Durante os primeiros 20 minutos de jogo, a equipa visitante entrou muito pressionante, provocando nos jogadores marinhenses algumas dificuldades nas saídas para o ataque.
Depois, o jogo entrou numa toada mais dividida, com o FC Marinhas a conseguir equilibrar os acontecimentos do jogo.
Durante mais de 40 minutos não se registaram jogadas dignas de serem consideradas oportunidades claras de golo, até que já bem perto do intervalo o marcador foi inaugurado quando a equipa do Santa Eulália fez o 0-1.
Com pouco tempo disponível até ao intervalo, o FC Marinhas reagiu, à procura de restabelecer a igualdade ainda antes do tempo de descanso. E foi isso mesmo que aconteceu quando, mesmo em cima dos 45 minutos, Ruben Feiteira converteu superiormente um livre direto.
Ao intervalo verificava-se uma igualdade a uma bola, perspetivando-se mais emoção na segunda parte, abertas que estavam as hostilidades, no que diz respeito aos golos.

Para o segundo tempo, os marinhenses viram-se obrigados a subsituir um jogador, Sobrinho, que havia fraturado um braço durante a primeira parte. Para além desta contrariedade, poucos segundos após o reinício do jogo, Luís Amorim foi admoestado com o segundo cartão amarelo e consequente ordem de expulsão, colocando o FC Marinhas na obrigação de encarar toda a segunda parte com menos um elemento em campo.
Esse momento acabou por se revelar muito condicionante de todo o desenrolar do jogo, já que permitiu à equipa visitante assumir o domínio de jogo e com mais espaços para jogar criou algumas oportunidades para marcar.
Foi nessa perspetiva que surgiram os dois golos do conjunto vindo de Vizela, que acabaram por ditar o vencedor da partida, com o resultado em 1-3.

Ao longo do jogo, os elementos do FC Marinhas reclamaram uma dualidade de critérios por parte da equipa de arbitragem e, inclusivé, terá ficado uma grande penalidade por marcar a seu favor na primeira parte, num lance em que o avançado marinhense Carioca caiu na grande área.

O treinador do FC Marinhas, Jó Faria, teceu duras críticas à atuação da equipa de arbitragem, considerando mesmo que tiveram influência direta no resultado.
"Vieram aqui com o desplante total de nos roubarem!
Os meus jogadores estão todos destroçados no balneário, pois fizeram aqui um grande jogo. A primeira parte estiveram muito bem.
O árbitro tem um momento crucial do jogo, que é um penalty sobre o Carioca, em que tem de expulsar o central do Santa Eulália. Só não marcou o penalty porque tinha de mostrar o vermelho. A partir daí, posso dizer que nunca vi tantos cartões em faltas de lances normais, em que o árbitro já vinha com a intenção de mostrar o cartão. Tanto assim foi que amarelou e expulsou o Luís com o segundo amarelo e depois tem o segundo golo, que é o que decide praticamente o jogo.
O Santa Eulália leva daqui três pontos à conta dos árbitros, ganharam à conta dos árbitros. Há aqui bons árbitros, há outros que não têm culpa, há alguns... Desde o primeiro minuto que se notou o comportamento, que quem anda no futebol vê perfeitamente... Eu disse logo que não íamos ganhar o jogo, não podíamos ganhar, pois já sabíamos que ao minímo lance duvidoso nos iam prejudicar e prejudicaram-nos.
Tiveram influência direta no resultado!
Os meus jogadores merecem que eu esteja aqui a falar para lhes dar os parabéns! Mostramos um futebol de grande qualidade, aliás, vimos de uma fase em que a equipa também não tinha razões nenhumas para não jogar bem. Não temos que andar aqui preocupados, nem com pressões de jogar futebol, temos que fazer até ao fim do campeonato este tipo de exibições que as pessoas da bancada gostem, não podemos é pactuar com estas coisas, que são jogos contra 14.", disse.

Esta derrota não alterou a posição classificativa do FC Marinhas, mantendo-se no 7º lugar, com 39 pontos.
Quando faltam disputar cinco jornadas, a vantagem de 11 pontos sobre a linha de água, praticamente assegura a manutenção, se bem que estas contas estão dependentes do número de clubes associados na AF Braga que descerão das séries A e B do Campeonato Nacional de Séniores.

Na próxima jornada (30ª) o FC Marinhas defronta outra equipa com ambições de chegar ao fim do campeonato na posição cimeira, indo ao estádio do GD União Torcatense, 2º classificado, com 56 pontos e a quatro pontos do primeiro lugar ocupado precisamente pelo CCD Santa Eulália.



DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 26ª jornada
Sábado, 5 Abril
15h00 - Arsenal C. Devesa 2 x UD VILA CHÃ 3
Domingo, 6 Abril
16h00 - FORJÃES SC 1 x S. Paio D'Arcos FC 2


UD Vila Chã conquista vitória que praticamente assegura a manutenção

A UD Vila Chã jogou no sábado à tarde no Campo das Camélias contra o Arsenal C. Devesa à procura de retomar o trilho das vitórias que lhe escapava há três jogos seguidos (2 derrotas e um empate).

Perante um adversário já totalmente condenado à descida de divisão, como o atesta a última posição que ocupa e os parcos sete pontos conquistados, o conjunto vilachoto orientado por Aníbal Ferreira tinha neste jogo uma excelente oportunidade para regressar à senda das vitórias e assim dar um passo quase definitivo em direção à conquista antecipada do objetivo da época, a manutenção.

A equipa de Vila Chã entrou na partida com a clara intenção de desde cedo impôr um ritmo de jogo que lhe permitisse chegar à vantagem o mais rápido possível e dessa forma passar a controlar ainda mais todos os momentos do jogo.
Depois de algumas boas situações que foram sendo desperdiçadas ou mal concluídas, a UD Vila Chã chegou ao 1º golo de livre direto, através de Rui Rodrigues.
Logo de seguida a equipa da casa recolocou a partida empatada, numa distração defensiva do conjunto vilachoto.
O golo sofrido não desmoralizou os pupilos de Aníbal Ferreira, que chegaram novamente à vantagem, igualmente por intermédio de Rui Rodrigues, desta vez numa jogada de bola corrida.
Ainda na primeira parte, o Arsenal C. Devesa consegue responder e empatar mais uma vez a partida, através de uma grande penalidade, levando o jogo empatado a duas bolas para o intervalo, ainda que se possa considerar injustamente para as hostes da UD Vila Chã.
Todos os golos aconteceram nos ultimos 15 minutos da 1ª parte.

No segundo tempo, praticamente só houve uma equipa a procurar jogar e em busca da vitória, com a UD Vila Chã a criar, e na mesma medida a não conseguir concretizar, várias oportunidades para chegar a nova vantagem no marcador e à vitória.
Após várias tentativas, o golo acabou mesmo por surgir, já muito perto dos 90 minutos, quando aos 88' Rui Rodrigues converteu uma grande penalidade, assinando um sempre relevante hattrick.
Este golo foi bastante festejado por toda a equipa vilachota, sentindo que trabalhou muito para o prémio da vitória mesmo ao cair do pano.
  
Aníbal Ferreira, treinador da UD Vila Chã, reagiu da seguinte forma à vitória conquistada nas Camélias:
"Vitoria justa e mais três pontos importantes para consolidar a nossa posição na tabela classificativa.", disse o treinador barcelense.

Esta vitória e os respetivos três pontos colocam a UD Vila Chã no 9º lugar, com 37 pontos, dispondo de uma margem relativamente confortável de 10 pontos para o 13º classificado, o lugar mais alto da linha de água, quando faltam 4 jornadas para o término do campeonato.
Embora, matematicamente ainda seja possível adiantar um cenário que coloque em dúvida a manutenção da UD Vila Chã, a verdade é que na prática esse objetivo está assegurado.

No próximo jogo, a UD Vila Chã recebe o AFC Martim, que é o 12º classificado, com apenas 30 pontos, podendo aí dar o passo definitivo rumo à manutenção.


Forjães SC perde em casa "emprestada" perante o líder do campeonato

O Forjães SC recebeu na sua casa "emprestada" - Campo de Jogos de Fragoso - o líder da Série A da Divisão de Honra da AF Braga, procurando retomar às vitórias, que não surgiram nas sete partidas mais recentes. Durante esse período os forjanenses registaram 2 derrotas e 5 empates.

Durante a primeira parte o Forjães não se atemorizou face à condição de líder do adversário, tendo desperdiçado algumas oportunidades para se adiantar no marcador.
Tal ascendente não foi materializado em golos, com o jogo a ir para intervalo como começou, a zeros.

Na segunda parte, o Forjães continuou a tentar chegar à vantagem no marcador, mas essa honra coube à equipa forasteira.
O golo sofrido não alterou significativamente a toada da partida, sendo merecida a reposição da igualdade conseguida pelos jogadores forjanenses.
Contudo, poucos minutos volvidos, o São Paio D'Arcos colocou-se novamente na posição de vencedor, beneficiando do factor sorte, uma vez que na sequência da marcação de um livre a bola acabou por ser desviada na barreira o que traiu o guardião forjanense.
Perante o rude golpe de nova desvantagem, o conjunto forjanense procurou chegar pelo menos à igualdade e repartir os pontos em jogo, o que acabou por não suceder.

Na reação ao jogo, o treinador Joca Abreu aplaudiu a entrega dos jogadores do Forjães SC.
"Foi um jogo complicado!
O Forjães entrou bem no jogo, criámos várias situações em que poderíamos ir para o intervalo a ganhar por um ou dois, mas não marcamos, mais uma vez.
Procuramos, lutamos, os jogadores tiveram uma grande entrega, sempre a procurar o golo, sempre concentrados.
Jogamos melhor do que o que tínhamos jogado na semana passada, só que no futebol, às vezes, quem ganha é que é o justo vencedor. Nós procuramos, fizemos, sofremos o primeiro golo, depois o São Paio D'Arcos fez o primeiro golo, nós depois empatamos e logo de seguida, em mais uma infelicidade nossa, a bola bate na barreira e dá golo. Mesmo assim lutamos, tentamos.
Tenho que dar os parabéns aos nossos jogadores, porque hoje foram uns dignos vencidos e dignificaram a camisola e o clube que representam. Acho que quem esteve cá presente teve orgulho nesta equipa e há que continuar.
O Forjães está bem vivo e vai mostrar que é uma grande equipa até ao fim do campeonato!", analisou.

Quando faltam disputar quatro jogos, o Forjães SC encontra-se com 41 pontos, tendo descido para a 7ª posição, sendo que está definitivamente e matematicamente arredado da possibilidade de alcançar um dos dois primeiros lugares, pelo que lhe resta jogar em busca da melhor classificação possível.

Na próxima jornada (27ª), o Forjães SC visita o ARC Águias de Álvelos, que está em 11º lugar com 37 pontos.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses