Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » » Futebol Sénior: FC Marinhas e Forjães SC vencedores; AD Esposende e UD Vila Chã derrotados




Duas vitórias e duas derrotas é o saldo dos resultados alcançados pelas equipas séniores do nosso concelho na jornada futebolística do fim de semana.

A duas vitórias vitórias pertencem ao FC Marinhas, no Pró-Nacional, e ao Forjães SC, na Divisão de Honra - Série A.
A AD Esposende e a UD Vila Chã sairam derrotadas dos seus compromissos para o Pró-Nacional e Divisão de Honra - Série A, respetivamente.



PRÓ-NACIONAL | 30ª jornada | Domingo, 13 Abril
16h00 - GD União Torcatense 3 x FC MARINHAS 5
16h00 - Merelinense FC 2 x AD ESPOSENDE 0


Festival de golos favorável ao FC Marinhas mesmo a jogar com menos um elemento

O FC Marinhas foi a São Torcato, Guimarães, defrontar uma das equipas com pretensões de subida de divisão e pretendia regressar aos bons resultados, depois de na jornada anterior ter perdido em casa e com isso viu interrompida uma série de quatro vitórias consecutivas.

O GD União Torcatense estava, à entrada para esta jornada, na 2ª posição do Campeonato Pró-Nacional. O FC Marinhas ocupava o 7º lugar.

O jogo começou e logo foi possível perceber a postura de procura da vitória por parte das duas equipas, a praticarem um futebol de qualidade.
O marcador foi inaugurado por Ruben Feiteira, jogador marinhense.
A equipa da casa reagiu e restabeleceu a igualdade na partida.
Ainda antes do intervalo, o conjunto marinhense voltou a adiantar-se no resultado, novamente por intermédio de Ruben Feiteira, levando o resultado de 1-2 para o descanso.

No segundo tempo, nos minutos iniciais e à semelhança do jogo da semana passada, o FC Marinhas sofreu a contrariedade de um seu jogador receber ordem de expulsão (Kevin), por acumulação de amarelos. No seguimento do lance que deu origem à expulsão, o Torcatense volta a empatar a partida, colocando o resultado em 2-2.
Perante a dupla contrariedade (expulsão e golo sofrido) seria suposto assistir a maiores dificuldades por parte da equipa do FC Marinhas, mas acabou por acontecer precisamente o inverso, já que a jogar com menos um elemento os marinhenses conseguiram marcar por três vezes e colocarem-se em posição de vantagem por 2-5 - golos de Abílio (2) e João Victor.
A equipa da casa ainda conseguiu reduzir para 3-5, mas sem efeitos práticos quanto à conquista dos três pontos por parte do FC Marinhas.

No final do jogo, a comitiva marinhense voltou a manifestar o desagrado pela atuação da equipa de arbitragem, pois no entender dos seus elementos, têm vindo a ser prejudicados repetidamente ao longo do campeonato. Esse desagrado está compreendido nas palavras proferidas pelo treinador adjunto, Rui Vasquinho, referindo-se igualmente à exibição de "gala" da equipa.
"O Marinhas hoje fez uma exibição de gala!
Mais uma vez jogamos dez contra catorze, como na semana passada e vencemos por 5-3 um adversário que está a lutar para subir de divisão.
Os nossos jogadores não podem fazer faltas - [Kevin] fez uma na primeira parte e levou amarelo, fez outra na segunda e levou amarelo - não há margem de manobra e nós jogamos mais uma vez quase quarenta e cinco minutos com menos um jogador.
Mesmo assim, a nossa equipa, alvo de injustiça na semana passada e nesta semana logo no início da segunda parte, conseguiu juntar-se ainda mais e fazer uma exibição com dez jogadores contra onze jogadores, mais três de bónus, de gala e fantástica.
Eles empataram na jogada a seguir em que ficamos com menos um jogador, fizeram o 2-2, e nós fizemos três golos a um candidato ao título.", disse.

Esta vitória não alterou a posição classificativa do FC Marinhas, mantendo-se no 7º lugar, agora com 42 pontos.
Quando faltam disputar quatro jogos (12 pontos em disputa), é praticamente certo a inacessibilidade ao 6º lugar, já que está a uma distância de 9 pontos, bem como está garantida matematicamente a manutenção neste campeonato (na situação de descida de quatro equipas).

Na próxima jornada (31ª), que se vai disputar daqui a duas semanas, o FC Marinhas defronta o SC Maria da Fonte, atual 12º classificado, com 36 pontos.


AD Esposende: Fim da série de oito jogos sem perder compromete aspirações de manutenção

A AD Esposende foi a Merelim de São Pedro, Braga, envolto numa série de oito jogos consecutivos sempre a somar pontos (5 vitórias e 3 empates), que lhe valeu colocar-se em posição de discutir a manutenção, quando a uns meses atrás todos davam como consumada a inevitabilidade da descida.

Desta vez e após muitas partidas a jogar no seu estádio, a AD Esposende jogou na condição de visitante, tendo defrontado o Merelinense FC, que à entrada para este jogo se encontrava na 4ª posição, ainda com pretensões de subida de divisão, pelo que se afigurava muito difícil a tarefa dos esposendenses.

O jogo iniciou-se debaixo de muito calor, com a equipa da casa a entrar melhor, tendo traduzido essa supremacia na inauguração do marcador à passagem do minuto 11, na transformação de uma grande penalidade.
Os jogadores esposendenses acabaram por sentir várias dificuldades em reagir ao golo sofrido, passando por alguns calafrios no restante tempo da primeira parte. Mesmo assim, o jogo foi para descanso com o resultado em 1-0 favorável à equipa merelinense.

Nos segundos quarenta e cinco minutos, o Merelinense conseguiu ampliar a vantagem poucos minutos após o recomeço da partida, na sequência de um pontapé de canto.
Com o resultado em 2-0, houve um misto de gestão da vantagem por parte da equipa da casa e de reação por parte do conjunto esposendense.
À passagem do minuto 70, a equipa de Mário Souto viu um golo anulado, numa decisão discutível do árbitro assistente ao assinalar fora de jogo a um jogador esposendense.
Caso este golo fosse validado poderia ter o condão de reacender a discussão do resultado, o que acabou por não acontecer, com o jogo a caminhar para o seu final com aparente normalidade.
O jogo caminhou para o seu final com aparente normalidade, quebrada apenas pelas expulsões de dois jogadores, um de cada equipa, e com o resultado em 2-0.

No final do jogo o treinador da AD Esposende, Mário Souto, fez a seguinte análise às incidências do jogo:
"O Esposende, durante a primeira parte, não foi a equipa que nos tem habituado. Foi uma equipa presa, sem grande agressividade, com pouca capacidade de posse, enquanto o Merelim esteve muito mais liberto para o jogo, com mais jogadas ofensivas e chega ao intervalo a ganhar por 1-0 com justiça.
Na 2ª parte, o Esposende já foi diferente, uma equipa que entrou mais forte, a pressionar mais, a ter mais bola. Sofreu o 2-0 aos dez minutos da segunda parte, que nos penalizou bastante.
Com uma diferença de dois golos poderia-se pensar que o jogo tinha acabado, mas felizmente os jogadores não deitaram a toalha ao chão, continuaram a acreditar e acabamos por jogar na maior parte do tempo da segunda parte no meio campo adversário e a pressionar o Merelinense.
Acabamos por não sermos felizes, pois tivemos duas ou três situações para finalizar e não conseguimos.
Hoje, demos os primeiros quarenta e cinco minutos ao adversário, que foram penalizadores.", aferiu o treinador.

Com este resultado a AD Esposende vê reduzidas as possibilidades de se livrar da descida de divisão, já que dispõe de menos jogos para recuperar as distâncias para os lugares de manutenção, mesmo considerando que os clubes envolvidas nessa luta também perderam ou empataram nos jogos em que estiveram envolvidos.
A AD Esposende voltou à 17ª posição, mantendo os 27 pontos, a 4 e 6 pontos dos 14º e 13º classificados, os lugares que se perspetivam como os da manutenção.

Na próxima jornada (31ª), a AD Esposende volta a jogar no seu estádio, recebendo no dia 27 de abril um concorrente direto, o Dumiense FC, 15º classificado com 29 pontos, num jogo em que os comandados de Mário Souto depositam muitas das suas esperanças.



DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 27ª jornada | Domingo, 13 Abril
16h00 - UD VILA CHÃ 0 x AFC Martim 2
16h00 - ARC Águias Álvelos 0 x FORJÃES SC 4


Forjães SC: Regresso às vitórias assinalado com uma goleada e exibição categórica

O Forjães SC realizou uma viagem curta até Álvelos - Barcelos, para defrontar a equipa local, na tentativa de retomar aos bons resultados, no caso às vitórias, que lhe escapa há oito jogos seguidos, nos quais registou 3 derrotas e 5 empates.

Os forjanenses tinham pela frente o ARC Águias de Álvelos, que estava na 11ª posição.

A equipa do Forjães revelou-se desde os minutos iniciais do jogo muito melhor do que os seus adversários e a evolução favorável do marcador acabou por ser a máxima evidência dessa realidade.

Os 0-4 finais, com um hattrick de Tomané, não oferecem margens para dúvidas, podendo-se apontar muitas outras oportunidades desperdiçadas que a serem convertidas poderiam avolumar ainda mais os números da goleada.

O treinador Joca Abreu enalteceu uma vez mais o empenho dos jogadores dos seus jogadores, considerando o resultado justo.
"Foi uma vitória justa, uma boa vitória!
A nossa equipa apresentou-se aqui perante um adversário complicado, que precisava da vitória, com o Forjães a demonstra que tem uma grande equipa.
Trabalhamos, jogamos, estivemos sempre mais em cima do adversário e criámos várias oportunidades. Ganhamos por 4-0, podia ter sido por mais, mas ganhamos que era o mais importante. Durante a maior parte do tempo fomos nós que mandamos no jogo.
Estes jogadores mereciam esta vitória, que foi justa!", analisou.

Quando faltam disputar três jogos, o Forjães SC encontra-se na 6ª posição com 44 pontos, restando-lhe lutar pela melhor classificação possível.

Na próxima jornada (28ª), o Forjães SC recebe a UD Vila Chã, num dérbi concelhio sempre motivante e interessante de acompanhar.


UD Vila Chã: Jogo condicionado por expulsão prematura aos 15 minutos vale derrota

A UD Vila Chã recebeu o AFC Martim com o intuito de dar sequência à vitória alcançada na jornada anterior.

O adversário da tarde do passado domingo está em plena luta pela manutenção, pelo que adivinhava-se que vinham para este jogo com "tudo" para chegar à vitória.

Poucos minutos depois do seu início, sensivelmente aos 15 minutos da primeira parte, o jogo ficou consideravelmente condicionado pela expulsão de um jogador da equipa do Vila Chã, por supostas palavras dirigidas ao árbitro da partida, na sequência de uma falta não assinalada por este a favor dos vilachotos.
Ainda assim, o conjunto orientado por Aníbal Ferreira demonstrou uma forte coesão coletiva e revelou-se em muitos momentos do jogo superior face à equipa adversária.

Contudo, o Álvelos nas poucas aproximações à baliza da equipa da casa marcou por duas vezes, com o segundo golo a ser conseguido já nos períodos descontos dos 90 minutos, numa fase em que a UD Vila Chã apostou tudo para, pelo menos, chegar ao empate.

Aníbal Ferreira, treinador da UD Vila Chã, destacou o empenho demonstrado pelos seus jogadores, apesar da contrariedade da expulsão prematura de um jogador:
"Não é fácil falar do jogo onde o principal interprete foi o árbitro. Mais uma vez e infelizmente para nós Vila Chã, fomos prejudicados pela equipa de arbitragem.
Não querendo e não sendo muito importante analisar os jogos por esse prisma, não posso de o deixar de fazer, infelizmente para a equipa do Vila Chã, porque ficamos a jogar na primeira parte com menos um jogador, numa falta clara a nosso favor que o árbitro não marca e expulsa o jogador, provavelmente por alguma boca.
Ficou mais uma vez a grande atitude competitiva da equipa do Vila Chã, que não merecia perder, apesar de ter perdido por 2-0, com o segundo golo a ser marcado já no período de descontos.
Fomos mais equipa, criamos mais oportunidades mesmo a jogar com menos um. Infelizmente não conseguimos fazer e o Martim depois em duas situações marcou.
Ficou o registo de um grande empenho, de uma grande atitude da equipa do Vila Chã!", disse o treinador barcelense.

Com esta derrota a UD Vila Chã desceu uma posição, estando agora no 10º lugar, com 37 pontos.
A partir desta jornada, está matematicamente garantida a manutenção, caso se confirmem a descida de 4 equipas.

No próximo jogo, a UD Vila Chã visita o Forjães SC, num dérbi concelhio que desperta sempre emoções.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses