O momento do desespero
Numa altura em que liderava a etapa, ao quinto dia de prova, na Argentina, entre Chilecito e Tucumán, Paulo Gonçalves viu incendiar-se a sua Honda CRF 450 Rally e, sem meios para combater o incidente, acabou por ficar inesperadamente fora de prova.
“Estou de regresso, trago momentos bons e menos bons, naturalmente que o incidente que ditou o meu abandono me marcou profundamente, a sensação de impotência e de desespero com que encarei o momento é uma grande marca na minha memória. Mas o Dakar é isto mesmo, temos que saber viver com aquilo que esta ‘gigante’ prova nos dá, quilómetro a quilómetro, encarando sempre com grande otimismo dia após dia.", esclareceu o piloto natural de Gemeses.
Paulo Gonçalves sentiu-se impotente ao ver a sua moto a ser dominada pelas chamas. |
Fora da prova por dentro mas presente na retaguarda
A partir da 5ª etapa foi obrigado a acompanhar as incidências do mais importante rali do mundo junto da restante comitiva da sua equipa (mecânicos,...).
"Acabei por viver uma experiência nunca antes vivida, fiz o Dakar até ao final nos bastidores que me fez igualmente aprender muito e ganhar mais motivação para regressar em força. Tenho mais um longo ano de trabalho pela frente, é nisso que agora me quero concentrar”, contou Gonçalves.
Paulo Gonçalves aqui com Joan Barreda e outros elementos da comitiva da Honda acompanhou o Dakar noutra perspectiva, a partir da 5ª etapa. |
Próximos desafios: Revalidação do título mundial e Dakar 2015
Paulo Gonçalves tem ainda contrato por mais um ano com a equipa alemã, estando para já nos horizontes a renovação do título mundial de Todo-o-Terreno e a preparação para o próximo Rali Dakar, com início em Janeiro de 2015.
Equipa da Honda, principalmente com Joan Barreda, destacou-se com 6 vitórias nas etapas do Dakar 2014. |
Lar doce lar
Paulo Gonçalves esteve desde o final do mês de Dezembro na América do Sul, mas de regresso a Portugal é no conforto da família que procura recuperar as energias.
“Quero aproveitar os próximos dias em família, junto da minha esposa e dos meus filhos, que estiveram sempre comigo estes dias em pensamento. Agora vou desfrutar da companhia deles e de outros familiares e amigos, depois regresso ao trabalho para preparar o resto da temporada e o Dakar 2015”, concluiu.
Sem comentários