Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » Futebol Sénior: Jornada positiva para as equipas concelhias: três vitórias e um empate




As quatro equipas concelhias envolvidas nas competições oficiais da AF Braga a nível sénior conseguiram amealhar pontos para as lutas em que estão envolvidas. Das quatro, três conseguiram a vitória e os correspondentes três pontos (FC Marinhas - Pró-Nacional; Forjães SC e UD Vila Chã - Divisão de Honra - Série A), emquanto a AD Esposende (Pró-Nacional) conseguiu um empate.


PRÓ-NACIONAL | 20ª jornada
Sábado, 25 Janeiro
21h00 - FC MARINHAS 1 x CCD Desportivo de Ronfe 0
Domingo, 26 Janeiro
15h00 - AD ESPOSENDE 1 x GD União Torcatense 1

FC Marinhas vence no regresso de Jó Faria ao banco

O FC Marinhas continua a sua trajetória ascendente no Pró-Nacional pois recebeu e venceu, no Estádio Padre Sá Pereira - Esposende (casa emprestada), o Desportivo de Ronfe, num jogo disputado no sábado à noite.
 Ambas as equipas partiram para esta jornada com o mesmo número de pontos, pelo que se antevia uma partida repartida e equilibrada. E foi isso mesmo que aconteceu no cômputo geral dos 90 minutos.

No primeiro tempo, pode-se considerar que a equipa forasteira entrou um pouco melhor na partida, revelando maior acutilância nas disputas de bola, sem correspondência em termos de oportunidades de golo. Aliás, pode-se considerar que as equipas, de alguma maneira, anularam-se mutuamente. A única excepção aconteceu pouco antes do intervalo, quando o Ronfe dispôs da melhor oportunidade para marcar, com o seu avançado a cabecear para fora mesmo em cima da linha da pequena área. No final dos primeiros 45 minutos registava-se um nulo no marcador.
Na segunda parte o perfil do jogo alterou-se ligeiramente, com o FC Marinhas a entrar mais esclarecido. O jogo decorria numa toada dividida até que, sensivelmente a meio dos últimos 45 minutos, o FC Marinhas consegue o golo decisivo, através de um livre longo apontado por Sobrinho com Carioca a responder ao 'pentear' a bola fazendo-a seguir o caminho para as redes da baliza adversária. A partir deste momento a equipa do Ronfe procurou reagir à desvantagem, principalmente através de alguns cruzamentos para a área, encontrando sempre uma oposição atenta e capaz da defensiva marinhense. Por seu lado, os jogadores do FC Marinhas sempre que recuperavam a bola procuraram sair com critério para o contra-ataque, dispondo mesmo de algumas situações de vantagem numérica, às quais faltou uma melhor definição do último passe ou remate. O resultado manteve-se inalterado até ao final do jogo, com a vitória a sorrir ao FC Marinhas.

De salientar também o regresso do treinador principal do FC Marinhas, Jó Faria, ao banco de suplentes após uma ausência de praticamente dois meses por motivos disciplinares.

O próprio Jó Faria, em declarações prestadas à EsposendeServiços, comentou as incidências do jogo, apontando uma primeira parte menos conseguida dos seus jogadores, dizendo "na primeira parte o Marinhas nem se equiparou ao Ronfe em termos de luta, porque estavamos muito passivos, perdiamos todas as bolas divididas no meio-campo e não conseguíamos segurar a bola na frente.". Após uma chamada de atenção ao intervalo, o técnico sublinhou a melhoria na segunda parte "em termos de combatividade, a equipa cresceu em termos de agressividade", justificando desse modo o golo conseguido.
Jó Faria não deixou de enaltecer a capacidade de sofrimento e espirito de sacríficio da equipa que orienta, por nos últimos meses andar autenticamente com a 'casa às costas' devido à substituição do relvado sintético do estádio do FC Marinhas.
Por último, Jó Faria, abordado sobre a sua presença no banco, não deixou de referir a importância de estar mais próximo dos seus jogadores, desejando ainda que o processo em que se viu envolvido seja rapidamente decidido e resolvido.

Após mais uma jornada, a 20ª, o FC Marinhas encontra-se no 9º lugar, com 27 pontos, estando cada vez mais tranquilo no meio da tabela, pois já se encontra com 8 pontos sobre a 'linha d'água', realidade bem diferente da que atravessava a alguns meses atrás.

AD Esposende conquista empate na reta final do jogo

Numa tarde de domingo com a chuva a cair de forma permanente, a AD Esposende conquistou um empate e o respetivo ponto na tentativa ao 'sprint' de sair da cauda da tabela classificativa.
Na receção ao 3º classificado do Pró-Nacional, o União Torcatense, poderia-se prever um desequilibrio de forças que, no entanto, não se consumou.

A equipa esposendense até foi quem entrou algo mais ambiciosa, criando logo nos primeiros minutos algumas aproximações perigosas à baliza adversária, faltando algum discernimento na hora de finalizar. Durante largo período da primeira parte o jogo pautou-se pela combatividade colocada pelos jogadores dos dois conjuntos. A equipa forasteira viria a dispôr de uma boa situação de golo quando um seu avançado tentou finalizar com um 'chapéu', ao qual o guardião Tozé se opôs com afinco. Assim sendo, o jogo espelhava a reduzida produção ofensiva das equipas e foi para intervalo com resultado em 0-0.
No segundo tempo, a AD Esposende entrou novamente decidida em busca do golo, procurando chegar à baliza adversária com a velocidade dos seus homens mais adintados. Contudo, sem ter feito muita coisa para o justificar, a equipa contrária chegou ao golo, o primeiro da partida, sensivelmente à passagem do minuto 60. O conjunto orientado por Mário Souto sentiu o abalo do golo sofrido e passaram por alguns momentos de aflição, nos quais o União Torcatense poderia ter ampliado a vantagem e sentenciado o jogo quanto ao seu vencedor. Tal cenário não aconteceu e aos 80 minutos de jogo a AD Esposende chegou ao golo do empate, na sequência de um livre batido por Hugo Oliveira, com Miquelino a cabecear a bola para o fundo da baliza dos visitantes. Daí até ao final do jogo os jogadores esposendenses ainda sofreram um pouco, conseguindo segurar com abnegação o empate.
Nota para o regresso de Carlos Viana aos campos de futebol, depois de ter assumido interinamente o cargo de treinador da equipa e de ter suplantado uma lesão anteriormente contraída.

No final do jogo Mário Souto, treinador esposendense, considerou que "a diferença classificativa não se espelhou hoje dentro do campo(...) Saio com a sensação de que um ponto foi pouco, de que este jogo poderia dar para mais", disse o treinador que conduz a equipa da AD Esposende há três jogos.

A AD Esposende
, ao cabo de 20 jornadas, continua na 18ª e última posição, agora com 9 pontos, estando a 11 pontos dos Caçadores das Taipas, a primeira equipa fora da 'linha d'água'.


DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 17ª jornada | Domingo, 26 Janeiro
15h00 - FORJÃES SC 2 x AFC Martim 0
15h00 - SC Cabreiros 2 x UD VILA CHÃ 3

Forjães SC continua na perseguição ao grande objetivo da época

O Forjães SC continua a reafirmar, jogo após jogo, a sua intenção de lutar pela subida de divisão, aproveitando da melhor forma um ciclo de jogos teoricamente mais fáceis, mas que têm de ser ganhos para se atingir os objetivos propostos, para aproximar-se pontual e classificativamente dos dois primeiros lugares que garantem a passagem ao Pró-Nacional na próxima época.
A jogar em Fragoso na condição de equipa visitada (casa emprestada) o Forjães SC não facilitou perante uma das equipas situadas na zona de despromoção, o AFC Martim, fazendo valer o seu maior favoritismo.

Apesar do inequívoco ascendente forjanense durante toda a primeira parte, o jogo foi para descanso com um empate a zero. Tal desfecho dos primeiros 45 minutos deve-se sobretudo à falta de capacidade concretizadora dos homens comandados por Zé Miguel, já que desperdiçaram duas ou três boas oportunidades para fazerem mexer o marcador.
No segundo tempo, o maior domínio do Forjães SC foi uma constante, sendo consumado com a obtenção de dois golos que diataram o resultado final, 2-0. O primeiro tento surgiu à passagem do minuto 60, por intermédio de Orlando. O segundo golo só aconteceu quando faltavam cinco minutos para os noventa, sendo apontado por Magalhães. Note-se que o desperdicio da equipa forjanense foi uma constante antes, entre e após os golos conseguidos, pelo que o resultado peca claramente por escasso.

Zé Miguel, treinador do Forjães SC, realça a justiça do vencedor, pois a sua equipa evidenciou-se "muito organizada, defininimos bem todos os momentos do jogo, com os níveis de concentração e de confiança sempre elevados", continuando para apontar a escassez de golos "penso que deveria ter sido um resultado mais alargado por aquilo que produzimos, mas o objetivo principal era ganhar os três pontos", concluiu.

Este resultado permite ao Forjães SC continuar na 3ª posição, com 33 pontos, a 4 e 5 pontos de São Paio D'Arcos e UD São Veríssimo, 2º e 1º classificados, respetivamente.

UD Vila Chã cada vez mais confortável a meio da tabela

A UD Vila Chã prossegue a sua caminha tranquila entre os lugares tranquilos da tabela classificativa, estando cada vez mais afastada da zona perigosa e proporcionalmente mais próxima do objetivo principal: a confirmação da manutenção.
Nesta jornada, o conjunto orientado por Aníbal Ferreira deslocou-se ao terreno do Cabreiros, arrancando uma vitória contra uma equipa que detinha os mesmos pontos que a equipa axadrezada.

A primeira parte terminou com o resultado desfavorável para o UD Vila Chã, pois perdia por 1-0, apesar de se ter apresentado como a melhor equipa dentro das quatro linhas. No decorrer dos primeiros 45 minutos há ainda a assinalar a perda de consciência momentânea de um jogador 'vilachoto', Garrido, que após a tentativa de um pontapé de bicicleta caiu desamparado no chão, ficando inconsciente durante algum tempo, sendo posteriormente conduzido ao Hospital de Braga por precaução.
No segundo tempo, a reviravolta consumou-se, fruto de uma grande força coletiva, chegando mesmo à vantagem de 1-3, depois do golo do empate ter sido um auto-golo (55 minutos), o segundo marcado por Regado (75 minutos) e o terceiro apontado por Henrique já perto do minuto 90. A equipa da casa ainda viria a reduzir para a diferença minima, mas a vitória já não fugiu à jovem equipa de Vila Chã, terminando o jogo com o resultado final de 2-3.
Aníbal Ferreira expressou o seu contentamento no final da partida, dizendo que o resultado verificado ao intervalo não se ajustava ao que se tinha passado, sublinhando depois a importância da vitória, pois "estamos cada vez mais estabilizados na tabela e alongamos a distância para a linha d''agua e em igualdade de circusntâncias temos vantagem no confronto direto, que é sempre importante nas contas finais."

Com este resultado o Vila Chã subiu assim ao 7º lugar, contando com 27 pontos e uma margem de 12 pontos relativamente à zona de despromoção.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses