Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem





O campeonato Pró-Nacional da A.F. Braga conheceu este fim de semana a primeira jornada da 2ª volta (18ª da competição), com destaque para a estreia do novo treinador da AD Esposende, Mário Souto.

O FC Marinhas não conseguiu dar sequência ao registo de quatro vitórias consecutivas com que veio para este jogo contra o Merelinense FC, um dos principais candidatos à subida de divisão.
A jogar no Estádio Padre Sá Pereira, a equipa marinhense conseguiu ombrear com o seu adversário, principalmente durante os primeiros quarenta e cinco minutos, período no qual o equilíbrio foi a nota dominante, sem que houvesse oportunidades claras para golo por parte das duas equipas. Assim, o jogo foi para intervalo sem mexidas no marcador.
No segundo tempo, o Merelinense entrou mais afirmativo no jogo conseguindo materializar em golos essa ligeira superioridade. O golo inaugural surgiu na sequência de uma jogada rápida com um passe longo a desmarcar um jogador forasteiro sobre a direita que cruzou rasteiro para o seu companheiro encostar para as redes da baliza defendida por Zé Luís. Este lance mereceu dos elementos do FC Marinhas alguns protestos por pretenso fora de jogo. A equipa azul e branca acusou um pouco o golo sofrido e volvidos alguns minutos viria a permitir o segundo golo. Pode-se considerar que este segundo golo sentenciou a partida quanto ao seu vencedor, se bem que o FC Marinhas ainda esboçou alguma reação mas desprovida do necessário discernimento.
No final do jogo o treinador adjunto marinhense, Rui Vasquinho, considerou o resultado injusto pois no seu entender o empate corresponderia melhor à realidade do jogo. Apontou também "alguma dualidade de critérios da equipa arbitragem" que beneficiaram a equipa contrária. O técnico referiu ainda que a sua equipa não fez o que lhe competia depois de sofrer os golos, uma vez que "não conseguimos respeitar a nossa matriz de jogo, que passa pelo jogo exterior, tendo desaparecido do jogo no momento com bola".
O FC Marinhas desceu uma posição na tabela classificativa (de 9º para 10º), mantendo-se com 23 pontos.
No próximo jogo procurará retomar o trilho dos êxitos, numa deslocação difícil ao terreno do Arões, actual 2º classificado.

A AD Esposende, vinda de treze jogos seguidos sem ganhar, tinha uma motivação extra para a recepção ao líder do campeonato, o Santa Eulália, por causa da estreia do seu novo técnico, Mário Souto.
Apesar de ser nítida a diferença de valor individual e coletivo entre as duas formações, espelhada na classificação geral, os jovens esposendenses compensaram essa desvantagem com muito querer e capacidade de superação.
A primeira parte foi jogada num ritmo algo morno e apesar de um maior domínio territorial e de posse de bola dos visitantes o nulo manteve-se até ao intervalo.
O segundo tempo trouxe mais animação e os momentos chave da partida. Logo nos minutos iniciais após o reatamento deu-se a expulsão de um homem da AD Esposende, originando mais espaços às investidas contrárias, que foram conseguindo algumas ocasiões de golo. Também se pode apontar uma ou outra aproximação perigosa dos jogadores mais avançados da AD Esposende, nomeadamente um remate de Zé Miquelino à entrada da área. Numa rápida transição ofensiva o Santa Eulália inaugurou o marcador, após uma abordagem algo infeliz do guarda-redes esposendense Tozé a um remate cruzado e frouxo sobre o lado esquerdo da área. A reação ao golo sofrido não se fez esperar com Zé Miquelino a conquistar uma grande penalidade que não viria a ser concretizada por João Peão, responsável por bater o castigo máximo. Zé Miquelino viria a destacar-se novamente ao conseguir igualar a partida, à passagem do minuto 77, através de uma excelente execução com um remate de fora da área que surpreendeu o guarda-redes adversário. Apesar de nos minutos finais a equipa visitante ter exercido um derradeiro forcing à procura de se recolocar em vantagem, tais intentos não se concretizaram, premiando a abnegação demonstrada ao longo de todo o jogo por parte dos jogadores esposendenses.
No final do jogo, Mário Souto começou por sublinhar a diferença de potencial entre as duas equipas, que os jogadores esposendenses souberam contrariar, dizendo mesmo que "os jogadores foram heróis, com grande atitude, grande determinação, preocupando-se mais em ocupar correctamente os espaços do terreno de jogo". Continuando com a análise ao jogo, considerou o empate ajustado ao que se passou, sem deixar de referir que caso tivesse de haver um vencedor o Esposende mereceria os três pontos "com as situações de golo criadas, mesmo com o penalty falhado".
O mesmo treinador teceu ainda alguns comentários sobre o desafio que aceitou e as primeiras impressões que reteve do grupo, mostrando-se plenamente ciente do trabalho distinto que o espera e das dificuldades que terá de lidar, referindo-se à "juventude e algumas lacunas da equipa e que a jogar numa divisão tão competitiva torna tudo muito mais complicado", para depois aludir ao principal objectivo que o moverá daqui para a frente, procurando "fazer com que os jogadores sejam amanhã melhor do que são hoje."
A conquista deste ponto deverá galvanizar os jogadores para mais resultados positivos.
A AD Esposende continua na 18ª e última posição do campeonato, agora com 8 pontos e a 10 pontos do primeiro lugar de salvação da descida de divisão.
O próximo jogo reveste-se de particular importância, pois a AD Esposende recebe o CD Celeirós, precisamente a equipa que se encontra na 14ª posição, a tal que dá direito à manutenção.

PRÓ-NACIONAL | 18ª jornada
Sábado, 11 Janeiro
21h00 - FC MARINHAS 0 x Merelinense FC 2
Domingo, 12 Janeiro
15h00 - AD ESPOSENDE 1 x CCD Santa Eulália 1


Na Divisão de Honra - Série A disputou-se a 15ª jornada, última da primeira volta.
Os dois clubes do concelho conseguiram a vitória nos respectivos jogos, com a particularidade do resultado de um ter beneficiado o outro, uma vez que a vitória do Forjães, para além de manter os forjanenses no alcance dos lugares cimeiros, não possibilitou a conquista de pontos de uma das equipas envolvidas na luta pela manutenção, objectivo esse que ainda é o da UD Vila Chã, se bem que a equipa vilachota já se encontra com uma vantagem confortável em ralação à zona de despromoção. Por sua vez, a vitória do Vila Chã diante de um dos conjuntos que perseguem as mesmas intenções que o Forjães e que está em 2º lugar no campeonato, fez com que os forjanenses se reaproximassem dos dois primeiros lugares, que dão direito à subida de divisão.

O Forjães, na sua deslocação a Braga, conseguiu o objectivo essencial, a vitória, por uma margem de três golos.
Os primeiros 45 minutos foram pautados por alguma desinspiração dos jogadores forjanense, nomeadamente na fase de construção do jogo ofensivo. Ainda assim o conjunto orientado por Zé Miguel conseguiu adiantar-se no marcador através de uma bola parada, com Hélder a ganhar nas alturas no poste mais distante e a assistir Chica para o 1-0.
Na segunda metade o Forjães entrou um pouco melhor e poderia ter ampliado a vantagem logo nos instantes iniciais. Contudo, haveria de passar por alguns momentos de calafrios, antes de voltar a ficar por cima das incidências do jogo. À entrada para o último quarto de hora, Ruizinho rececionou bem a bola à entrada da área, iludiu os adversários, progrediu com a bola e rematou colocado, tendo obtido o seu primeiro golo como sénior. Alguns minutos depois, Chica aproveitou um brinde e sentenciou o jogo com o terceiro golo.
Zé Miguel, o treinador do Forjães, começou por referir a "primeira parte menos conseguida", continuando "por aquilo que fizemos nos 90 minutos, mais na segunda parte, justificamos os três pontos".
Com esta vitória o Forjães SC subiu uma posição (de 6º para 5º), estando com 27 pontos em 15 jogos e a 5 pontos do 2º lugar, o último que dá acesso à subida de divisão.
Na próxima jornada os forjanenses recebem no campo de jogos de Fragoso o Arsenal C. Devesa, o último classificado da prova.

A UD Vila Chã recebeu no seu estádio o UD São Veríssimo, um dos principais candidatos à subida de divisão e protagonizou uma espetacular reviravolta.
Na primeira parte a equipa visitante confirmou os predicados que a fazem estar tão bem classificada conseguindo impor o seu jogo e ir para o intervalo a vencer por 0-1.
Na segunda parte, após 10 minutos do seu início, os axadrezados empataram a partida com um golo de cabeça de Henrique. À passagem do minuto 75, na sequência de um livre direto apontado por Regado, Garrido coloca o Vila Chã em vantagem, fazendo o resultado final.
No final do jogo Aníbal Ferreira sublinhou a proeza que esta vitória significa e a sua importância, pois encontraram uma equipa "das mais fortes do campeonato, com um jogo muito difícil de contrariar. Na segunda parte, fruto de um grande empenho e de uma boa qualidade de jogo, conseguimos fazer dois golos e uma vitória muito saborosa para a equipa".
A UD Vila Chã acumula 22 pontos, o que lhe vale a 9ª posição, já com 11 pontos de vantagem sobre os lugares de despromoção.
O próximo jogo será novamente em casa, defrontando outro dos candidatos à subida de divisão, o GD Prado, actual 4º classificado.

DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 15ª jornada
Sábado, 11 Janeiro
15h00 - SC Leões Enguardas 0 x FORJÃES SC 3
Domingo, 12 Janeiro
15h00 - UD VILA CHÃ 2 x UD São Veríssimo 1



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses