O "Clube Ar Livre", grupo de pedestrianismo da Escola Profissional de Esposende, está a promover uma caminhada a realizar este sábado, 13 de setembro, na vizinha Galiza, em Espanha, que assinala também a primeira atividade do novo ano lectivo com a sua primeira internacionalização de sempre.
A proposta passa por percorrer o "Trilho dos Moinhos del Folón y el Picón". O percurso tem cerca de 14 km e uma duração de 5 horas pelo que apresenta um nível de dificuldade médio/moderado.
O trilho dos Moinhos del Folón y el Picón é um percurso localizado na região do "Baixo Miño", na vizinha Galiza, mais concretamente no concelho de "O Rosal". Este trilho permite atravessar uma encosta com 67 moinhos, restaurados e que estão colocados em cascata, na ladeira do monte, aproveitando o curso da água. Segundo informações esta concentração de moinhos tão próximos e nesta disposição é única no mundo. Estes moinhos dispostos em cascata, foram declarados Bem de Interesse Cultural pela Junta da Galiza ao constituir parte do rico património etnográfico da comarca do Rosal, já mencionados em documentos do século XVII. Deste local pode-se contemplar o vale todo do Rosal, a desembocadura do rio Minho e o Monte onde se encontra o Castro de Santa Tecla.
Os interessados devem confirmar a sua presença até ao dia 11 (quinta), podendo colher mais informações com João Jaques (telemóvel 936280207).
Informações:
Ponto de Encontro: 7h30 em Fão, junto à Escola Profissional.
Chegada provável: cerca das 17h00
NOME DO PERCURSO: Trilho dos Moinhos del Folón y el Picón
TIPO DE PERCURSO: Pequena rota
ÂMBITO DO PERCURSO: Cultural/ Paisagístico
PONTO DE PARTIDA: A Ponte das Penas
DISTÂNCIA PERCORRIDA: 14 km
DURAÇÃO DO PERCURSO: 5 h
GRAU DE DIFICULDADE: Médio/moderado
COTA MÁXIMA ATINGIDA: 500 metros
Material necessário/recomendado: sapatilhas/ botas de montanha e roupa adequada a caminhar no campo/natureza e às condições climáticas do dia.
Dada a hora de chegada aconselha-se os participantes a levarem alguns alimentos.
No caso de tempo chuvoso levar impermeável e calçado adequado.
A ocorrência de mau tempo pode levar ao adiamento da atividade.
Não existe transporte coletivo (autocarro).
Pode consultar informações mais detalhadas do trilho em:
» http://oscarolas.blogs.sapo.pt/59301.html
» http://www.runmap.net/en/route/223924-rns-os-carolas-01-molinos-de-folon-y-picon/#/z11/42.03501,-8.89138/terrain
Sem comentários