Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » Canoagem: Desentendimento entre Ana Fradique e GCDR Gemeses origina abandono da atleta




A canoísta Ana Fradique e o GCDR Gemeses, clube que representava, desentenderam-se, o que precipitou o abandono da canoagem por parte da jovem.

Em causa está uma alegada sabotagem que Ana Fradique diz ter sido vítima durante uma prova do Campeonato Nacional de Maratona K2, que decorreu no passado dia 18 de maio.

A atleta, poucos dias depois da ocorrência, publicou na sua página do facebook a sua versão dos acontecimentos, onde aponta responsabilidades a colegas do clube de Gemeses e até aos responsáveis técnicos e diretivos.
Fica aqui a transcrição completa das suas palavras:

UM ADEUS À CANOAGEM FORÇADO

Para que fique tudo esclarecido e para que não fique conhecida como fraca e mentirosa, eu vou dar a minha palavra acerca do que aconteceu no passado domingo (e que pouca gente ficou a saber) no campeonato nacional de maratona k2.

Quando estava a preparar-me para a longa e importante prova que ali viria a ocorrer, deparei-me, na entrada na água, com o trava pés largo e mexido por alguém. Logo que me apercebi disso, fiquei nervosa e chateada e quis remediar tal situação, sendo assim, encostei para tentar resolver o problema. Toda a gente que pratica canoagem sabe que não é fácil e que demora algum tempo para pôr o trava pés à sua medida. Entretanto, o tempo esgotou e fomos obrigadas a arrancar com o trava pés naquele estado e sem ter feito aquecimento.

Como um mal nunca vem só, no arranque, apercebi-me que além do trava pés, também o ângulo da pagaia tinha sido alterado (para quem pratica canoagem sabe perfeitamente como é remar com um ângulo muito diferente daquele a que estão acostumados).

Ainda conseguimos completar quase uma volta de prova porque a vontade de a fazer era grande, mas infelizmente a parte psicológica foi mais forte e acabámos por desistir. Quem me conhece, sabe, perfeitamente, que não sou pessoa de desistir numa prova tão importante como aquela, contudo, assim como todos os atletas, eu também preciso de apoio, principalmente do apoio dos colegas de clube e do próprio clube e isso não se estava a verificar, nem naquele dia, nem desde há uns meses para cá.

Saber que alguém do meu próprio clube quis estragar uma das provas mais importantes da época e que conseguiu, efectivamente, fazê-lo, é muito frustrante, por isso, não desejo a ninguém que passe por aquilo que eu passei.

É triste, mesmo muito triste, saber que depois de dez anos de prática e de dedicação de grande parte do meu tempo à canoagem, é este o motivo que me leva a abandonar a modalidade. O que mais magoa é saber que quem fez tal ato de maldade e inveja foi alguém do meu próprio clube, alguém com quem eu convivo diariamente (posso ter uma ideia de quem foi mas não disse nomes de ninguém).

Depois de toda a disponibilidade que eu e os meus pais mostramos ao clube, depois de todas as provas que realizei, cerca de 200, e depois de mais de 150 medalhas ganhas, é isto que recebo em troca do clube que não soube exigir respeito a certos atletas.

O GCDR Gemeses pode ser reconhecido como um dos melhores clubes nacionais, mas é, e sem ofender ninguém, um clube de menores, infantis, cadetes, e preferidos. Já passaram por este clube muitos atletas com grandes potenciais mas que foram “sacudidos” do clube devido a invejas, preconceitos, injustiças, devido a não valorizarem quem tem valor. Muitas destas situações deveram-se à falta de controlo do espírito de equipa e do ambiente desportivo por parte do treinador e direção.

Ninguém é superior a ninguém e toda a gente tem o seu mérito, com mais ou menos trabalho que outros. Todos os atletas são bons conforme as suas capacidades, e um quinto lugar até pode ser melhor do que um primeiro lugar.

Da canoagem resta-me agora a minha pagaia, as medalhas que ganhei, as recordações, a saudade das pessoas com quem tive oportunidade de falar e conhecer.

A essas pessoas: um grande beijo e toda a força e felicidade que posso desejar.
Boas pagaiadas.

Ana Fradique

Entretanto, volvidas cerca de duas semanas, ontem, dia 3 de junho, o GCDR Gemeses tomou uma posição pública, emitindo aquele que diz ser o primeiro e único comunicado sobre o assunto.

Nesse comunicado, o clube de Gemeses acusa Ana Fradique de falta de responsabilidade, empenho e dedicação, por sistematicamente não ter cumprido com o plano de treinos que lhe era traçado pelo técnico do clube.

Veja na íntegra o comunicado do GCDR Gemeses:

Um adeus à canoagem retardado

O Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses é um clube com um vasto curriculum na modalidade de canoagem, sendo mesmo, um clube de referência nacional.
Desde da sua fundação em 1984, o G.C.D.R. de Gemeses tem desenvolvido um papel importante junto dos jovens de Gemeses e das freguesias envolventes, no sentido de cultivar a prática desportiva.

Pelo clube já passaram muitos atletas, uns com mais sucesso que outros, mas certo é que todos ficaram mais "ricos" ao fazerem parte de uma estrutura onde se incute bons princípios, que hoje em dia tendencialmente se vão perdendo junto dos jovens. O rigor, a disciplina, o respeito, a humildade, a perseverança, a responsabilidade são alguns dos princípios que o G.C.D.R. de Gemeses transmite aos seus atletas.

Para nós, G.C.D.R. de Gemeses, todos os atletas são importantes e o que queremos é que, para além de bons atletas, sejam grandes pessoas e que os valores que lhes foram transmitidos lhes sirvam no futuro.

Por isso, não nos é indiferente as últimas notícias que se tornaram públicas nas redes sociais e na Rádio de Esposende acerca da atleta do G.C.D.R. de Gemeses, Ana Fradique, pelo que, a Direção do clube vem agora refutar as declarações prestadas pela atleta.

Não duvidamos que, a atleta em causa, tem qualidades para ser uma excelente atleta. Contudo não chega ter qualidades é necessário desenvolve-las, o que a atleta esta época não o fez.

Lembramos que alguns membros da Direção, no inicio do ano, se deslocaram por mais que uma vez à casa da atleta, para conversar com esta e seus pais, no sentido de a mesma regressar à prática da modalidade. O seu regresso verificou-se, mas já se tinha perdido metade da pré-época. Para além disso, a atleta nunca cumpriu o plano de treino em pleno, demonstrando falta de responsabilidade e consequentemente não atingiu os resultados pretendidos em competição.

Várias vezes foi solicitado à atleta mais empenho e dedicação, quer pelo seu treinador, quer pelo próprio presidente da Direção, ao que a atleta respondia prontamente ter a noção que não se tinha preparado devidamente mas que se iria empenhar mais para a próxima competição, o que nunca veio a acontecer.

Por isto, concluímos que a atleta Ana Fradique não estava preparada para aceitar os resultados obtidos, os quais são única e exclusivamente da sua responsabilidade, pelo que, culminou no desfecho que a própria tornou público, ao que lamentamos.

Finalmente o G.C.D.R. de Gemeses informa que é o primeiro e único comunicado que faz, relativo a este assunto, dando o mesmo por encerrado.

Ana Fradique representou várias vezes a Seleção Nacional, tendo coleccionado ao longo da sua ainda curta carreira como canoísta várias medalhas nas diversas provas nacionais e internacionais em que marcou presença.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses