Paulo Gonçalves e Joan Barreda, companheiros de equipa na HRC - Speedbrain, têm alternado as vitórias das etapas nesta edição do Rali de Marrocos e a liderança da classificação geral.
Desta vez o piloto de Esposende perdeu algum tempo que pode comprometer a vitória final no rali, mas continua à frente de Marc Coma na luta pelo título mundial de TT, em motos, embora com uma vantagem diminuta.
Na quinta e penúltima etapa do rali, o espanhol Joan Barreda foi o mais rápido a percorrer a distância cronometrada de 310 km, com o tempo de 3 horas, 17 minutos e 35 segundos, seguido pelo britânico Sunderland (a 4 minutos e 15 segundos) e por Marc Coma (a 4 minutos e 26 segundos).
Já Paulo Gonçalves, tendo a desvantagem de ser o primeiro a partir, terminou em 5º lugar, com o tempo de 3 horas, 24 minutos e 21 segundos, ficando a 6 minutos e 46 segundos do vencedor da especial.
Classificação final da 5ª etapa:
Com os tempos alcançados nesta 5ª etapa Paulo Gonçalves é agora o 2º classificado a 4 minutos e 36 segundos de Joan Barreda, seguido de muito perto pelo seu rival na luta paralela pelo título mundial, Marc Coma, a 4 minutos e 56 segundos do líder e a apenas 20 segundos do piloto esposendense.
Paulo Gonçalves precisa de, no minimo, manter esta vantagem sobre o piloto da KTM, para conseguir trazer para Portugal e Esposende o título de Campeão do Mundo.
Lembrámos que Paulo Gonçalves, antes deste rali, encontrava-se a escassos 3 pontos do espanhol, pelo que precisa de ficar à frente de Marc Coma e com pontuação suficiente que lhe permita sagrar-se o 2º piloto português a conseguir tal feito, depois de Hélder Rodrigues, em 2011.
Classificação Geral, após a 5ª etapa:
"A etapa de hoje era a mais longa do Rali e tivemos pela frente uma etapa bastante completa ao nível de tipos de terreno. Depois da vitória de ontem hoje fui o primeiro em pista e sabia que seria alcançado pelos meus adversários. Terminei a etapa em quinto e estou bastante satisfeito pelo dia de hoje. Amanhã é o dia de todas as decisões e vou lutar até ao final pelo título de Campeão do Mundo. Estamos juntos neste último esforço!"
Para a última e decisiva etapa do rali, onde também se decide o vencedor do Campeonato do Mundo, Paulo Gonçalves tem a vantagem de sair depois de Marc Coma, podendo seguir a referência de andamento do espanhol.
Continua e dá-lhe gás, Paulo (Speedy) Gonçalves!
Sem comentários