Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » » Futebol Sénior: FC Marinhas e Forjães SC perdem, UD Vila Chã vence e AD Esposende empata




O fim de semana do futebol sénior colocou as duas equipas do concelho nas duas últimas posições do principal campeonato distrital, onde o Futebol Clube Marinhas averbou nova derrota e a Associação Desportiva de Esposende trouxe um ponto na bagagem. No segundo escalão, sortes distintas para o Forjães Sport Clube e a União Desportiva de Vila Chã, com uma derrota e uma vitória, respectivamente.


No campeonato do Pró-Nacional, realizou-se este domingo a 10ª jornada, com as duas equipas concelhias a fazerem os seus jogos nos estádios dos adversários.

O Futebol Clube Marinhas visitou o Dumiense FC, num jogo que colocou frente a frente os 16º e 15º classificados, respectivamente. O FC Marinhas, vindo de uma série de quatro jogos consecutivos sem ganhar (um empate e três derrotas, duas delas seguidas) e a precisar de pontos para sair do momento dificil que atravessa, acabou por não conseguir os seus objectivos, já que sofreu nova derrota, pese embora o adversário não ter sido superior. Os marinhenses permitiram que o adversário ganhasse vantagem no marcador logo aos 5 minutos, na conversão de uma grande penalidade, considerada inexistente pelos azuis e brancos. Ainda assim o FC Marinhas conseguiu repor a igualdade no jogo antes do intervalo. No início da segunda parte a equipa da casa fez o seu segundo golo e o resultado final de 2-1, com um auto-golo de um defesa marinhense. A expulsão do avançado Carioca, por acumulação de amarelos, condicionou em grande medida o desenrolar da partida, pois surgiu num momento do jogo particularmente importante.
No rescaldo dos acontecimentos, Jó Faria delegou no capitão de equipa os comentários sobre as incidências do jogo. Salgado considerou o resultado enganador, sem deixar de referir o sentimento de "perseguição" que o conjunto marinhense sente no que se refere à actuação das equipas de arbitragem ao longo dos jogos já disputados, pois uma vez mais houve uma decisão muito controversa em prejuízo do FC Marinhas, quando o árbitro assinalou a grande penalidade da qual surgiria o primeiro golo da partida.

A Associação Desportiva de Esposende, que partiu para esta jornada como lanterna vermelha, foi ao terreno do terceiro classificado, o GD Travassós conquistar um precioso ponto. Após uma primeira parte globalmente mal jogada o marcador espelhava isso mesmo com um nulo. Na segunda parte a AD Esposende surgiu transfigurada, tendo tido duas boas oportunidades para se adiantar no marcador. Porém, na sua melhor fase, a equipa esposendense viu-se reduzida a 10 unidades, após a expulsão do avançado Ruben, por acumulação de amarelos. Como um mal nunca vem só, logo de seguida a equipa da casa marca, num lance em que o guarda-redes esposendense tem responsabilidades diretas. Contudo, a AD Esposende não baixou os braços e foi à procura do golo do empate, o que acabou por acontecer já muito próximo do minuto 90, por intermédio de Manó.
No final do jogo o treinador esposendense, Tiago Losa, não deixou de sublinhar o sentimento de missão cumprida, ressalvando a sua convicção de que se o jogo continuase 11 contra 11 a sua equipa tinha argumentos suficientes para alcançar a vitória neste jogo. Teceu mesmo algumas críticas à equipa de arbitragem, sentindo que "a equipa de arbitragem foi tendenciosa, muito devido a estarmos na última posição, sendo mais fácil decidir em prejuízo da equipa que se encontra nessa situação". Quanto ao percurso global no campeonato mostrou-se sereno e confiante de que o trabalho realizado vai permitir atingir o objectivo principal da época - a manutenção.

Com estes resultados, a AD Esposende e o FC Marinhas ocupam as duas últimas posições da classificação geral, 17º e 18º, respectivamente, ambos com 4 pontos. Os dois clubes estão já a seis pontos da primeira posição de salvação, o 14º lugar, ocupado pelo Porto D'Ave, embora o FC Marinhas tenha um jogo a menos em comparação com essa equipa.


Na Divisão de Honra - Série A, jogou-se a 7ª jornada, com sabores diferentes para as duas equipas concelhias que disputam esta competição.

O Forjães SC não consegue sair da recente maré de resultados negativos. Perdeu pela terceira vez consecutiva, depois de uma entrada a fullgas no campeonato, com quatro vitórias em outros tantos jogos.
Já se previa um jogo difícil, perante um adversário com os mesmos pontos e ainda invicto no campeonato.
Os forjanenses apresentaram a habitual qualidade de jogo, que, no entanto e uma vez mais, não foi suficiente para vencer este jogo, assim como os anteriores. O golo da vitória da equipa da casa surgiu aos 70 minutos.
No fim do jogo, o treinador do Forjães SC, Zé Miguel, assumiu a responsabilidade por mais esta derrota, apontando o dedo à finalização, frisando a qualidade de jogo apresentada pela equipa "a equipa tem jogado bem, criado oportunidades mas tem falhado na finalização", disse.

O único resultado 100% positivo deste fim de semana foi conseguido pela UD Vila Chã, deslocando-se ao terreno do ARC Águias Álvelos e vencendo por 1-3. O jogo opunha o 12º classificado, com 4 pontos - a equipa da casa - ao 10º classificado, com 5 pontos - a UD Vila Chã. O jogo ficou marcado pela lesão grave de um jogador da equipa do UD Vila Chã. Ao intervalo o resultado já era favorável à equipa vilachota, que vencia por 1-2, depois de dar a volta ao resultado. Na segunda parte houve mais um golo a favor do UD Vila Chã, golo esse que teve o impacto de sentenciar a partida quanto ao seu vencedor. Foi um jogo equilibrado, sem uma supremacia evidente de nenhuma das partes.
O treinador Aníbal Ferreira vincou o enorme querer da sua jovem equipa e sublinhou a importância do resultado alcançado, pois a margem em relação à linha de água aumenta, o que dá mais segurança e confiança para abordar as partidas que se seguem.

Após sete jornadas, o Forjães SC está numa fase descendente, ocupando agora a 6ª posição, com 12 pontos, enquanto a UD Vila Chã mantém-se na mesma posição (10ª) com que partiu para esta jornada, agora com 8 pontos.

PRÓ-NACIONAL | 10ª jornada | Domingo, 27 de Outubro | 15h00
Dumiense FC 2 x FC MARINHAS 1
GD Travassos 1 x AD ESPOSENDE 1

DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 7ª jornada | Domingo, 27 de Outubro | 15h00
SC Cabreiros 1 x FORJÃES SC 0
ARC Águias Álvelos 1 x UD VILA CHÃ 3



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses