Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem




Após uma paragem de dois fins de semana, o primeiro devido à realização dos jogos da 1ª eliminatória da Taça A.F. Braga em Juniores e Juvenis e o segundo devido à realização das eleições autárquicas, estão de volta os campeonatos distritais do futebol jovem.



No escalão de Juniores, a divisão máxima - Divisão de Honra - tem, em representação do nosso concelho, três clubes - o FC Marinhas, a AD Esposende e o CF Fão. Este é um campeonato que se perspetiva hiper-competitivo.
O FC Marinhas joga em casa frente ao Santa Maria, numa partida que se antevê bastante competitiva e de desfecho incerto. Estas duas equipas venceram os respetivos jogos na 1ª e única jornada disputada até ao momento. A juntar a isso deve-se ter em consideração que os dois clubes, tradicionalmente, trabalham bem ao nível da formação, logo é de esperar um jogo muito interessante. O FC Marinhas dispõe de um grupo bastante coeso e homogéneo, pelo que terá argumentos para discutir o jogo perante qualquer adversário. Deve-se ter também em linha de conta a marca registada pelo Santa Maria na época passada, que por dois pontos não subiu aos campeonatos nacionais, sendo previsível que esta época continuarão a perseguir esse objectivo.
A AD Esposende, depois de ter perdido na 1ª jornada, recebe, no campo de Gemeses, a equipa do Caçadores das Taipas (curiosamente o mesmo adversário da equipa sénior), que venceu com uma goleada no seu jogo inaugural. O Esposende, que conta com um grupo reduzido de jogadores, terá que estar no máximo das suas plenitudes para conseguir ombrear com o seu opositor.
O CF Fão, por sua vez, desloca-se a Pedralva - Braga para aí defrontar a equipa do Maria da Fonte, que é da Póvoa de Lanhoso. Esta equipa fangueira, que é nesta época a máxima representação do clube em todas as competições oficiais devido à extinção da equipa sénior, perdeu na sua estreia nesta divisão, em casa. Agora tentarão "roubar" pontos a um adversário que costuma apresentar como principal matriz a agressividade que sempre colocam nos diversos momentos do jogo.

Este fim de semana marca o início do campeonato da 1ª Divisão de Juniores, que conta com a participação de três equipas do concelho, todas na Série A.
Assim, saliente-se desde logo a presença do CS Juventude de Belinho, que se estreia no seu campo de jogos, recebendo a equipa do Águias de Álvelos.
A segunda equipa é o Forjães SC, que fará o seu primeiro jogo fora, diante da equipa "B" do Santa Maria.
A terceira equipa do concelho que está inserida nesta competição, o UD Vila Chã, só se estreará na segunda jornada, porque esta série é composta por um número ímpar de equipas e dessa forma em cada jornada uma equipa terá de folgar.



Em Juvenis, só o F.C. Marinhas marca presença na divisão maior deste escalão, a nível distrital. Tal como acontece na categoria imediatamente acima, também é de esperar um campeonato muito intenso.
O F.C. Marinhas, recém promovido, tem potencial para se afirmar nesta divisão, de modo a continuar a ser o máximo representante do concelho de Esposende em todas as categorias de futebol.
A Divisão de Honra vai também para a 2ª jornada e a equipa marinhense, depois de ter entrado com o pé direito, ao vencer em casa, desloca-se a Barcelos para defrontar a equipa "B" do Gil Vicente, que perdeu no seu jogo de estreia.

Da mesma forma que no escalão de Juniores, neste fim de semana começam as competições inferiores do escalão de Juvenis, nomeadamente a 1ª e a 2ª Divisão.
Na 1ª Divisão - Série A, o CF Fão é o único clube do nosso concelho, depois de na época passada o F.C. Marinhas ter ascendido à Divisão de Honra e a AD Esposende ter sido despromovida, como já tivemos oportunidade de informar. Na sua estreia a equipa fangueira vai a Trandeiras - Braga defrontar a Escola Fernando Pires e quererá obter um bom resultado que comece a dar corpo ao anseio que alimenta esta equipa, que é o da subida.
Na 2ª Divisão - Série A, são três os clubes concelhios a participarem - AD Esposende, Forjães SC e CSJ Belinho.
A AD Esposende perseguirá ao longo do campeonato o regresso à divisão a que pertencia na época passada. Para isso, logo no seu 1º jogo, na recepção ao Lagense, os três pontos são o objectivo a conquistar.
O Forjães SC vai a Famalicão defrontar o Lousado, enquanto que o CSJ Belinho folga nesta jornada, por o campeonato ser composto por um número ímpar de equipas.



Por último, na categoria de Iniciados, tal como acontece no escalão de Juvenis, o F.C. Marinhas é o único clube que participa na Divisão de Honra, prova máxima de Iniciados, a nível distrital. Assim é devido à despromoção da sua equipa "A" dos nacionais ocorrida na temporada transacta.
Abordando a competição em concreto, a equipa marinhense iniciou o campeonato da melhor forma, indo vencer no terreno do Gil Vicente "B". Para a 2ª jornada recebem a equipa do Ases de São Jorge, sendo de esperar um jogo relativamente fácil, se assim se pode dizer, se considerarmos a tremenda goleada sofrida por esta equipa na 1ª jornada (9-1, em casa).

Nesta categoria, e neste fim de semana, também se regista o início da competição para as divisões inferiores.
A equipa "B" do FC Marinhas é a única do concelho que compete na 1ª Divisão, face à despromoção da AD Esposende e do CF Fão na pretérita época desportiva. Nunca é uma tarefa fácil disputar estas provas com jogadores exclusivamente de 1º ano, sendo que as equipas adversárias são na sua maioria compostas por jogadores de 2º ano ou então mistas. Esta situação tem sido sequencialmente encarada e superada de forma positiva pelas jovens equipas de Iniciados de 1º ano do F.C. Marinhas nos últimos anos. No seu 1º jogo os marinhenses recebem a visita do Vieira, que também costuma apresentar equipas bastante competitivas.
Na 2ª Divisão, encontramos cinco equipas do concelho, a saber: AD Esposende, CF Fão, Forjães SC, Gandra FC e DR Estrelas de Faro.
A AD Esposende, que na época anterior foi despromovida da 1ª Divisão, procura corrigir essa situação e retomar à divisão acima. Na busca desse objectivo tem de conquistar vitórias, a começar pelo primeiro jogo, que será diante da equipa "B" do Santa Maria, no campo desta.
O CF Fão, também foi despromovido da 1ª Divisão, procura igualmente realizar um campeonato positivo. Os fangueiros recebem a vizinha equipa de Gandra, naquele que será um dos dois dérbis desta jornada, sendo que muitos mais se avizinham, principalmente nesta divisão.
O Forjães SC e o DR Estrelas de Faro disputam o segundo dérbi. Uma nota especial para o clube de Palmeira de Faro que regressa com uma equipa neste escalão, equipa essa composta, na sua larga maioria, por jogadores de 1º ano, os mesmos que na época passada se sagraram Campeões Distritais da Série A, em Infantis - Futebol de 7.


Todos os jogos das categorias jovens dos clubes do nosso concelho:

JUNIORES - DIVISÃO DE HONRA | 2ª jornada | Sábado, 5 de Outubro
16h00 - AD ESPOSENDE x C Caç. das Taipas » Campo de Jogos de Gemeses
17h00 - SC Maria da Fonte x CF FÃO » Pedralva - Braga
17h15 - FC MARINHAS x Santa Maria FC » Parque Desportivo de Marinhas

JUNIORES - 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada
Sábado, 5 de Outubro 
16h00 - Santa Maria FC "B" x FORJÃES SC » Galegos Santa Maria - Barcelos
Domingo, 6 de Outubro
16h00 - CSJ BELINHO x ARC Águias Álvelos » Campo de Jogos de Belinho

JUVENIS - DIVISÃO DE HONRA | 2ª jornada | Sábado, 5 de Outubro
16h00 - Gil Vicente FC "B" x FC MARINHAS » Abade do Neiva - Barcelos

JUVENIS - 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada | Domingo, 6 de Outubro
09h30 - Esc. Fut. Fernando Pires x CF FÃO » Trandeiras - Braga

JUVENIS - 2ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada | Domingo, 6 de Outubro
10h00 - AD ESPOSENDE x GD Lagense » Campo de Jogos de Gemeses
16h00 - CD Lousado x FORJÃES SC » Ribeirão - VN Famalicão

INICIADOS - DIVISÃO DE HONRA | 2ª jornada | Domingo, 6 de Outubro
11h00 - FC MARINHAS x Desp. Ases São Jorge » Parque Desportivo de Marinhas

INICIADOS - 1ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada | Sábado, 5 de Outubro
15h00 - FC MARINHAS "B" x Vieira SC » Parque Desportivo de Marinhas

INICIADOS - 2ª DIVISÃO - SÉRIE A | 1ª jornada | Sábado, 5 de Outubro
10h00 - Santa Maria FC "B" x AD ESPOSENDE » Galegos Santa Maria - Barcelos
16h00 - CF FÃO x GANDRA FC » Complexo Desportivo de Fão
16h00 - DR ESTRELAS FARO x FORJÃES SC » Campo de Jogos de Palmeira de Faro



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses