No passado fim de semana, 16 e 17 de abril, decorreu mais uma jornada dos campeonatos séniores, que estão na decisiva parte final.
No principal campeonato do futebol sénior distrital, Pró-Nacional, Forjães SC e FC Marinhas empataram e somaram mais um ponto na caminhada rumo à manutenção.
No segundo patamar do panorama do futebolístico da AF Braga, a AD Esposende e UD Vila Chã triunfaram e continuam no topo da classificação geral da Série A da Divisão de Honra.
Pró-Nacional | 30ª jornada
Na 30ª ronda do Pró-Nacional, Forjães SC e FC Marinhas jogaram perante os seus adeptos contra equipas situadas nos dois-terços opostos da classificação geral.
FORJÃES SC 2 x 2 OFC Antime
O Forjães, no 12º lugar com 33 pontos, recebeu o 17º e penúltimo classificado OFC Antime, com 18 pontos. A equipa forjanense sabia que caso obtivesse melhor resultado que o GD Prado garantia a continuidade no Pró-Nacional.
Os forjanenses treinados por Jó Faria conquistaram um ponto com o empate a duas bolas. Os golos dos da casa foram apontados por Luis Salgueiro e Rui Rodrigues.
Com este empate o Forjães mantém o 12º lugar, agora com 34 pontos, estando muito perto de assegurar matematicamente a manutenção, isto porque, quando faltam 4 jogos (12 pontos em disputa) para o final do campeonato, dispõe de uma vantagem de 9 pontos sobre a primeira equipa abaixo da linha de água, o GD Prado.
Na próxima jornada o Forjães visita o GD Travassós, 16º e antepenúltimo classificado com 21 pontos, ainda com possibilidades de permanência. Em caso de vitória, ou se obterem o mesmo resultado que o GD Prado, os forjanenses selam desde logo a manutenção.
FC MARINHAS 0 x 0 AD Ninense
O Marinhas, que se encontrava na 14ª posição com 28 pontos, recebeu a AD Ninense, 5º classificado com 52 pontos e ainda com esperanças de lutar por uma hipotética subida de divisão. Sendo a primeira equipa acima da linha de água, com 6 pontos de vantagem sobre o GD Prado, a equipa marinhense procurava somar mais pontos que os aproximassem da manutenção.
No confronto com uma das melhores equipas deste campeonato, os comandados de Aníbal Ferreira terminaram a partida com o mesmo resultado com que a iniciaram, sem golos para as duas equipas.
Este empate, em conjunto com a vitória do GD Prado sobre o Ronfe, diminuiu a diferença entre ambos para 4 pontos, quando faltam quatro jornadas (12 pontos em disputa) para o final da competição.
Na próxima jornada o Marinhas defronta fora de portas o Desp. Ronfe, 18º e último classificado com 16 pontos, que nesta ronda viu consumada a despromoção à Divisão de Honra. Os marinhenses têm uma boa oportunidade para dar mais um passo na direção do objetivo da permanência.
Divisão de Honra - Série A | 26ª jornada
AD Esposende e UD Vila Chã jogaram a 26ª jornada da Série A da Divisão de Honra envolvidos na luta pelos lugares de topo, a exemplo do que tem acontecido nas rondas anteriores.
AD Águias da Graça FC 0 x 1 AD ESPOSENDE
O Esposende, líder da prova com 56 pontos, jogou no terreno do Águias da Graça, equipa que estava no 7º lugar com 39 pontos e tida no início da época como um dos principais candidatos ao título. Os esposendenses queriam dar sequência à série vitoriosa que atravessam e aproximarem-se cada vez mais da conquista do campeonato e da correspondente subida de divisão.
Num campo tradicionalmente difícil, a equipa de Mário Souto garantiu os três pontos em jogo através do tento de Alex.
Com esta vitória, a AD Esposende passou a somar 59 pontos, continuando com 4 pontos de avanço sobre o mais direto perseguidor.
Na próxima ronda, a AD Esposende recebe a débil formação do Arsenal da Devesa, que ocupa a 16ª e última posição com apenas 1 ponto amealhado. Esta é uma excelente oportunidade para o conjunto esposendense somar três dos doze pontos em jogo nestas últimas quatro jornadas.
UD VILA CHÃ 1 x 0 ARC Águias Álvelos
O Vila Chã, vice-líder do campeonato com 52 pontos, recebeu o Águias Álvelos, equipa colocada no 11º lugar com 30 pontos. A equipa vilachenense procurava manter a segunda posição e, no que dependesse de si, manter ou diminuir a distância pontual para o primeiro lugar, assim como manter ou aumentar a vantagem sobre as equipas que se seguiam na tabela classificativa.
Num jogo pautado pelo equilíbrio, o conjunto orientado por Carlos Viana saiu vencedor graças ao tento apontado por Chora aos 65 minutos, na conversão de uma grande penalidade.
Esta vitória manteve o Vila Chã na posição de vice-líder, agora com 55 pontos, continuando a 4 pontos do líder Esposende, com vantagem de um ponto sobre o Martim e 4 sobre o Cabreiros. Quando faltam quatro jornadas para o final (12 pontos em disputa), o segundo lugar é relevante, já que pode significar, não sendo certo, o direito à subida de divisão.
Na próxima jornada, a UD Vila Chã visita o Palmeiras FC, 11º classificado com 31 pontos e que está à procura de assegurar o mais rápido possível a manutenção. A equipa de Vila Chã procurará manter as distâncias em relação aos concorrentes que lhe estão próximos.
Sem comentários