Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » » » Futebol Sénior: FC Marinhas "liberta-se" da zona de despromoção





Os dois clubes mais representativos do futebol do nosso concelho continuam em ritmos opostos no Campeonato Distrital do Pró-Nacional - máxima divisão do futebol sénior da A.F. Braga.
Enquanto o FC Marinhas está em crescendo e a recuperar posições na tabela classificativa, a AD Esposende tem sofrido sucessivos desaires e não sai da posição de "lanterna vermelha".

O FC Marinhas, a jogar na condição de visitado, embora em casa emprestada (Estádio Padre Sá Pereira), sofreu para levar de vencida a aguerrida equipa do Brito SC.
O jogo iniciou com a turma azul e branca mais afirmativa e acutilante na busca do último terço atacante, dispondo de três boas oportunidades para inaugurar o marcador. Contudo, de alguma maneira, a bola teimava em não entrar. Após os 25 minutos iniciais de maior ascendente marinhense, o domínio do jogo passou a ser repartido. A poucos minutos do intervalo, o FC Marinhas chega à vantagem, na sequência de um cruzamento da direita ao qual o avançado Carioca respondeu da melhor forma, antecipando-se ao guardião contrário. Este golo valeu o resultado de 1-0 com que o jogo foi para o descanso.
Na segunda parte, o Brito entrou mais atrevido, apoderando-se do meio campo contrário, à procura do restabelecimento da igualdade, tendo criado algumas situações de perigo junto à baliza do guarda-redes Zé Luís. Um pouco contra a corrente do jogo, o FC Marinhas aumentaria a vantagem para 2-0, através de uma grande penalidade convertida por Rúben Feiteira. Poucos minutos volvidos o Brito também dispôs de um penalty, que também foi convertido. Deve-se dizer que os motivos para as duas grandes penalidades suscitaram muitas dúvidas. Apesar das investidas da equipa visitante, o resultado jamais sofreria alterações, com o FC Marinhas a guardar a vitória e os correspondentes 3 pontos.

Esta vitória permite ao FC Marinhas subir na tabela classificativa e sair da zona de despromoção, o que já não acontecia a algum tempo. Está agora em 12º lugar, com 17 pontos e com dois jogos em atraso por disputar.
Com vista a cumprir um desses jogos em atraso, o FC Marinhas tem no próximo fim de semana novo compromisso para o campeonato, relativo à 5ª jornada, contra o GD Porto D'Ave.

A deslocação da AD Esposende a Ronfe - Guimarães não trouxe nenhuma prenda para as hostes esposendenses, que se vêm cada vez mais sob o espectro da descida de divisão, tal é a distância, que se tem acentuado, para os lugares de salvação.
Os números desta derrota (3-0) não deixam margem para dúvidas quanto à supremacia da equipa da casa e das dificuldades que por ora existem no seio da equipa da AD Esposende.

A situação da AD Esposende vem-se agravando com o passar das jornadas, uma vez que o fosso em relação às equipas que lutam pelo mesmo objectivo - a manutenção - é cada vez maior, traduzindo-se numa tarefa proporcionalmente mais difícil. A AD Esposende continua na última posição, com apenas 7 pontos e a 10 pontos do primeiro lugar de salvação da descida.

Por definir nos próximos dias estará a questão do treinador principal definitivo da equipa, que pode passar pela continuação de Carlos Viana.


PRÓ-NACIONAL | 17ª jornada | Domingo, 22 Dezembro
15h00 - FC MARINHAS 2 x Brito SC 1
15h00 - CCD Desportivo de Ronfe 3 x AD ESPOSENDE 0


Na segunda prova mais importante do panorama futebolístico distrital, os dois clubes do nosso concelho, Forjães SC e UD Vila Chã, conheceram desfechos diferentes nos jogos da 14ª jornada da Divisão de Honra - Série A.

O Forjães SC está paulatinamente a recuperar do impacto de um período de menor fulgor, ocorrido entre meados do mês de Outubro e meados do mês de Novembro. Considerando a vitória desta jornada, contabilizam duas vitórias e um empate nos últimos três jogos.
A vitória pela margem mínima (1-0), apesar de deixar no ar uma ideia de um jogo equilibrado, é inteiramente merecida, pois foi o conjunto forjanense quem mais procurou a sorte do jogo.

O Forjães SC ocupa agora a 6ª posição, com 24 pontos e a 9/8 pontos do 1º e 2º lugar, respectivamente, lugares esses que garantem a promoção ao Pró-Nacional da próxima época.

Por sua vez, o percurso da UD Vila Chã está a conhecer um ligeiro abrandamento, com duas derrotas e um empate nos três jogos mais recentes, contando já com o desaire desta jornada.
Na deslocação ao terreno do Pousa, equipa que antes desta partida tinha mais três pontos, o Vila Chã bem lutou por um resultado melhor, mas acabou por sair derrotada por 2-1, num jogo pautado pelo equilíbrio.

A UD Vila Chã mantém-se num tranquilo 10º lugar, com 19 pontos e com mais 8 pontos em relação à posição imediatamente abaixo da linha de água.

DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 14ª jornada | Domingo, 22 Dezembro
15h00 - GFC Pousa 2 x UD VILA CHÃ 1
15h00 - FORJÃES SC 1 x S. Mamede D'Este FC 0



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses