Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » Entrevista a Tiago Losa, treinador da AD Esposende



Aproveitando a estreia da equipa sénior da AD Esposende no renovado Pe. Sá Pereira este domingo, o EsposenDEsportivo apresenta uma breve entrevista ao treinador do conjunto esposendense, Tiago Losa.
Esta entrevista, realizada pelo nosso colaborador Francisco Melo, serve de antevisão ao regresso a "casa" no jogo frente ao Arões SC.

Tiago Losa representa a AD Esposende a alguns anos, acumulando funções nos escalões de formação e na equipa sénior.

«Estamos muito motivados por voltar a jogar em casa.
Queremos vencer o Arões e dedicar a vitória ao “nosso” Alex»

Com a conclusão da requalificação do Estádio Padre Sá Pereira, a Associação Desportiva de Esposende (ADE) prepara-se para, já neste domingo, regressar ao convívio dos seus sócios e adeptos.
Na calha está uma partida contra o Arões Sport Clube, atual 1.º classificado do Campeonato Pró-Nacional da Associação de Futebol de Braga, no que promete ser um teste de grande exigência para os comandados de Tiago Losa.
Para o jovem treinador esposendense, o regresso a casa, para treinos e jogos, não poderia vir em melhor altura, constituindo uma excelente prenda para um clube que, recentemente, comemorou 35 anos.
Uma vitória contra o Arões será especialmente dedicada a Alex Marques, por quem a equipa joga no campeonato. Que assim seja.

EsposenDEsportivo (ED) – A ADE prepara-se, finalmente, para jogar no "novo" Estádio. Quais são as expectativas da equipa neste regresso a “casa”?
Tiago Losa (TL) – As expetativas são muitas, diria que se trata de um cocktail de emoções onde todos querem participar e deixar a sua marca. Os jogadores estão mais motivados do que nunca mas temos de ter os pés bem assentes no "sintético" pois a pressa é inimiga da perfeição. Estivemos três meses a treinar num pelado conseguindo apenas fazer quatro treinos em sintéticos. Foi muito duro para os jogadores mas a alegria de fazerem aquilo de que mais gostam, representando o clube do seu coração, superou qualquer tipo de adversidade. Com esta mudança é natural que todos os esposendenses se sintam mais fortes e motivados para subir na tabela qualificativa e nós não fugimos à regra. Mas o grupo sabe que as euforias desmedidas não nos têm trazido bons resultados e, como tal, vamos desfrutar destas magníficas condições embora sempre focados nos nossos objetivos coletivos.

Novo piso (sintético) do Estádio Padre Sá Pereira
estreia este fim de semana e no domingo
recebe o 1º classificado do Pró-Nacional.
ED – Quais as primeiras impressões do novo piso?
TL – Fizemos ontem o primeiro treino no novo piso. É realmente uma obra magnífica pois apresenta uma qualidade acima da média. Ainda falta acertar um ou outro pormenor na estrutura envolvente mas penso que tudo se irá resolver atempadamente. O mais importante, no fundo, é que a ADE beneficiou de um terreno de jogo que pode ser desfrutado por todas as equipas, algo que nunca aconteceu em 35 anos. Se a formação já deu os seus frutos durante estes anos todos, certamente que a partir de agora os atletas vão chegar a séniores muito melhor preparados do que nunca.

ED – A ADE volta a jogar em casa e logo contra o 1.º classificado do seu campeonato.
TL – Sinceramente, podíamos jogar contra qualquer equipa. O mais importante para nós era voltar a jogar no nosso estádio, fosse contra quem fosse. Ditou o destino que fosse contra o 1º classificado. Vai ser um jogo difícil mas acreditamos que no final dos 90 minutos o Arões irá perder o 1º lugar. Criamos uma identidade que será reforçada com o fator casa e, como tal, temos tudo para dar a segunda grande alegria aos sócios no domingo. A primeira, por razões óbvias, é o novo sintético.

ED – Pelo facto de a ADE jogar em casa e perante os seus sócios, acredita que o 12.º jogador poderá fazer a diferença no jogo de domingo frente ao Arões?
TL – A ADE tem apenas uma vitória neste campeonato e acredito que em circunstâncias normais algumas das derrotas poderiam ter sido empates e certamente que todos os empates que tivemos (três) eram garantidamente vitórias. Quero eu dizer com isto que com tanto equilíbrio neste campeonato, a única forma de ter alguma vantagem é jogar em casa com o apoio do nosso público e poder sentir a sua força durante o jogo nos momentos mais difíceis.

ED – O plantel da ADE reforçou-se recentemente com os ingressos de Carlos Viana e Miquelino. Qual o impacto destes reforços?
TL – No último mês e meio a equipa reforçou-se com cinco jogadores. Para além das entradas recentes do Viana e do Miquelino, entraram também o Nuno Marques (guarda-redes), Nuno Gonçalves (médio) e Hugo Oliveira (médio). Com a entrada destes jogadores o plantel ficou certamente mais forte, com mais qualidade e soluções para as diferentes variáveis do jogo. Curiosamente são todos atletas do concelho e que vieram dar mais alegria e responsabilidade ao grupo.

ED – Em caso de vitória no próximo domingo, a quem gostaria de dedicá-la?
TL – Quando se trata de uma inauguração é natural que se queira dedicar a vitória a muita gente e tenho, de facto, algumas pessoas a quem dedicá-la, mas este jogo, assim como todo o campeonato, vai naturalmente para o "nosso" Alex.

Entrevista conduzida por Francisco Melo



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses