Como se esperava Paulo Gonçalves entrou ao ataque nos 357 km da 11ª tirada entre Cachi e Termas de Rio Hondo, na Argentina, tendo terminado com o segundo melhor tempo.
O piloto esposendense da Honda liderou até aos últimos quilómetros, mas Marc Coma (KTM) reagiu sempre. As diferenças raramente superaram os 2m30s.
No final, a diferença entre os dois ficou-se nos 2m23s, com Paulo Gonçalves a perder a vitória nos últimos quilómetros para o colega de equipa Joan Barreda Bort, por 17 segundos. Ivan Jakes (KTM) foi terceiro, a 1m35s.
Sobre a especial do dia Paulo Gonçalves disse:
“Hoje foi uma boa etapa, limpa, não podia arriscar demasiado pois era o segundo dia da etapa maratona e ainda para mais estamos a dois dias do final do Dakar e com um lugar no pódio”.
Com a recuperação conseguida no dia de hoje, a distância de Paulo Gonçalves para o líder deveria cifrar-se nos 5m12s. Acontece que Paulo Gonçalves viu, no final da etapa de hoje, ser-lhe acrescido o tempo de 15 minutos de penalização, punição imposta devido à primeira troca de motor nas motos.
Esta situação fez aumentar para 20min12s a diferença que o separa da liderança do espanhol Marc Coma, mantendo ainda assim a segunda posição na classificação geral.
Em causa esteve a troca de motor efetuada por Paulo Gonçalves no dia anterior, tudo porque nos últimos quilómetros de ligação da 10ª etapa, o esposendense sentiu alguns contratempos na sua Honda CRF 450 Rally e no bivouac de Cachi acabaria por efetuar a troca de motor com Joan Barreda, com este por sua vez a trocar com Jeremias Israel, por forma a assegurarem a melhor continuidade da etapa maratona até Termas de Rio Hondo.
Sobre isso, Paulo Gonçalves explicou como tudo aconteceu:
“Preferimos fazer esta troca a deitar tudo por terra. Tive um problema com o meu motor, não tínhamos assistência mecânica, era uma etapa maratona, não podíamos correr riscos. Só tenho a agradecer o esforço do Barreda, do Israel e do Hélder, cuja experiência foi fundamental. Trabalhámos de forma incrível, mudámos três motores, estou muito orgulhoso dos meus companheiros. Olhando para as classificações, Jeremias Israel disponibilizou-se para nos entregar o seu motor e no final eu, Hélder Rodrigues, Jeremias Israel e Joan Barreda fizemos um trabalho incrível, mudámos motores de umas motos para outras.
Com esta penalidade, dou gratuitamente 15 minutos aos meus adversários, mas são as regras da corrida e valem para todos”.
O piloto esposendense destacou também o sacrifício de Jeremias Israel, que teve de dar por finalizada a sua participação nesta edição do Dakar por ter ficado sem motor, já que era o piloto da Honda pior classificado, dedicando o segundo lugar ao chileno, já que sem o "seu sacrifício" não seria possível continuar.
Com tudo isto e com apenas duas etapas por disputar, vencer o Dakar'2015 passou a ser uma missão quase impossível para Paulo Gonçalves, que se preocupará acima de tudo em manter-se na posição atual, na qual dispõe de uma vantagem de mais de 10 minutos sobre o 3º classificado, o australiano Toby Price (KTM) e repetir o melhor lugar luso de sempre no Dakar, antes obtido por Ruben Faria (em 2013).
Voltando à 11ª etapa e falando dos restantes portugueses, Ruben Faria (KTM) foi o quarto mais rápido, a 1m43s do vencedor, na frente de Toby Price e Marc Coma, que foi sexto mais rápido, a 2m40s de Barreda Bort.
Faria subiu um lugar na geral. É agora sexto classificado (ultrapassou David Casteau), mas já a mais de 50 minutos do quinto classificado, Stefan Svitko (KTM).
Hélder Rodrigues (Honda), que teve o papel de abrir a estrada depois da vitória na etapa de ontem, terminou em oitavo, a 5m25s do vencedor. Mantém o 12º lugar, mas agora a 51s do 11º.
Amanhã cumprem-se mais cerca de mil quilómetros, dos quais 298 são cronometrados.
Classificação da 11ª etapa:
1. Joan Barreda Bort (Honda), 4h56m33s
2. Paulo Gonçalves (Honda), +17s
3. Ivan Jakes (KTM), +1m35s
4. Ruben Faria (KTM), +1m43s
5. Toby Price (KTM), +2m17s
6. Marc Coma (KTM), +2m40s
7. Pablo Quintanilla (KTM), +4m13s
8. Hélder Rodrigues (Honda), +5m25s
9. Alain Duclos (Sherco), +5m26s
10. Stefan Svitko (KTM), +5m28s
CLASSIFICAÇÃO GERAL (motos):
1. Marc Coma (KTM), 41h43m03s
2. Paulo Gonçalves (Honda), +21m12s (penalização por troca de motor)
3. Toby Price (KTM), +31m43s
4. Pablo Quintanilla (KTM), +33m15s
5. Stefan Svitko (KTM), +48m07s
6. Ruben Faria (KTM), +1h40m43s
7. David Casteau (KTM), +1h46m51s
8. Laia Sanz (Honda), +2h13m20s
9. Ivan Jakes (KTM), +2h24m46s
10. Olivier Pain (Yamaha), +2h55m17s
11. Hans Vogels (KTM), +3h24m48s
12. Hélder Rodrigues (Honda), +3h25m39s
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