No fim de semana futebolístico, todas as equipas séniores do nosso concelho disputaram os seus jogos relativos aos respetivos campeonatos na condição de visitantes.
Das quatro equipas, o Forjães SC foi a exceção, já que foi a única equipa a vencer, ao contrário do FC Marinhas, AD Esposende e UD Vila Chã, que saíram derrotados.
SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 19ª jornada | Domingo, 11 Janeiro
15h00 - SC Maria da Fonte 4 x FC MARINHAS 1
O FC Marinhas deslocou-se à Póvoa de Lanhoso para disputar com o SC Maria da Fonte a 19ª jornada do Pró-Nacional.
Em confronto estavam duas equipas separadas apenas por 4 pontos, com vantagem para o clube da casa, encontrando-se na 9ª posição, com 24 pontos. O conjunto marinhense partiu para o jogo na 14ª posição, com 20 pontos, logo acima da linha de água.
O desenrolar do jogo acabou por ser favorável à equipa da casa.
A primeira parte revelou-se "fatal" para as aspirações marinhenses, já que ao intervalo perdia por três bolas a zero, o que praticamente impossibilitou a recuperação no segundo tempo, parcial em que houve um golo para cada lado.
O jogo terminaria com um resultado de 4-1.
Este desaire não causou danos no posicionamento classificativo ao FC Marinhas, uma vez que se manteve no 14º lugar, com os mesmos 20 pontos, tendo na companhia de mais duas equipas com os mesmos pontos, que são aquelas que estão logo abaixo da linha de água.
Na próxima jornada, 20ª, o FC Marinhas recebe o Clube Caçadores das Taipas, que está no 12º lugar com 24 pontos, depois de nesta jornada ter empatado em casa a uma bola com o ADRC Terras de Bouro.
SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 15ª jornada
Sábado, 10 Janeiro
15h00 - Soarense SC 0 x FORJÂES SC 1
Domingo, 11 Janeiro
15h00 - CDC Viatodos 2 x UD VILA CHÃ 1
15h00 - GD Prado 1 x AD ESPOSENDE 0
Na Divisão de Honra - Série A disputou-se a 15ª e última jornada da primeira volta, com as três equipas do nosso concelho a terem os seus compromissos fora de portas.
O Forjães SC conseguiu a vitória, enquanto a AD Esposende e a UD Vila Chã saíram derrotadas dos seus compromissos.
O Forjães SC foi a primeira equipa concelhia a entrar em campo neste fim de semana, quando no sábado deslocou-se ao recinto do Soarense SC.
O conjunto forjanense, líder isolado com 36 pontos, tinha pela frente uma equipa que se encontrava na 14ª posição, a primeira abaixo da linha de água, com 10 pontos.
A equipa de Aníbal Ferreira acabou por trazer na bagagem os três pontos depois de uma vitória pela margem miníma, fruto do golo solitário apontado por Higuita.
Com mais esta vitória, o Forjães SC continua a ser o líder isolado do campeonato, agora com 39 pontos, sendo a única equipa sem derrotas (12 vitórias e 3 empates), o melhor ataque (37 golos marcados) e a melhor defesa (4 golos sofridos).
Na próxima jornada, a 16ª e primeira da segunda volta, o Forjães SC volta a jogar na condição de visitante, defrontando o FC Tadim, último classificado com apenas 5 pontos.
A AD Esposende tinha pela frente uma difícil deslocação ao reduto do GD Prado, para um jogo fulcral para manter vivas as suas esperanças de conseguir aproximar-se dos lugares de topo, que dão direito à promoção.
A AD Esposende abordou a partida na 4ª posição, com 25 pontos, enquanto o GD Prado era o 3º classificado, com 31 pontos.
A sorte do jogo caiu para o lado da equipa da casa que, com um único golo marcado ao minuto 39, impôs nova derrota aos esposendenses.
O conjunto esposendense terminou o jogo com nove jogadores, após as expulsões por acumulação de amarelos, de Ruben Gomes, ao minuto 74, e de Dioguinho, ao minuto 78.
A atuação da equipa de arbitragem suscitou muita contestação na equipa da ADE, principalmente na 2ª parte.
Com esta derrota, a AD Esposende desceu ao 5º lugar, por troca com o AFC Martim, mantendo os 25 pontos.
Na próxima jornada, a AD Esposende visita o M.A.R.C.A. de Vila Cova, atual 13º classificado, com 12 pontos, e que nesta jornada perdeu em casa com o AFC Martim.
A UD Vila Chã deslocou-se ao terreno do CDC Viatodos à procura de regressar aos êxitos.
A equipa de Vila Chã partia para este jogo na 6ª posição, com 22 pontos, com o intuito de continuar a perseguir os 5º e 4º classificados.
Pela frente tinha a equipa que se encontrava na 15ª e penúltima posição, com 9 pontos acumulados.
Durante a primeira parte o marcador sofreu uma alteração com o golo da equipa da casa apontado à passagem do minuto 30, na conversão de uma grande penalidade, que valeu a expulsão de um defensor vilachoto. Antes do intervalo, as equipas voltaram a ficar em igualdade numérica, depois da expulsão de um jogador da equipa da casa.
No segundo tempo os jogadores comandados por Carlos Viana foram à procura de, num primeiro momento restabelecer a igualdade, o que viriam a conseguir por intermédio de Paulinho, quando decorria o minuto 50.
Porém, aos 71 minutos, o Viatodos voltou a colocar-se em posição de vantagem, conseguido segurá-la até ao final da partida.
Com esta derrota, a UD Vila Chã caiu para a 7ª posição, com os mesmos 22 pontos dos 6º e 8º classificados, respetivamente FC Roriz e SC Cabreiros.
O FC Roriz, que nesta ronda empatou a uma bola em casa com o Dumiense FC, é precisamente o próximo adversário da UD Vila Chã, num jogo a realizar-se em Roriz.
Sem comentários