
O primeiro fim de semana do novo ano voltou a ter as quatro equipas do nosso concelho concentradas nos respetivos campeonatos, depois dos seus últimos jogos relativos à 3ª eliminatória da Taça AF Braga.
O saldo é de duas vitórias, do Forjães SC e AD Esposende, para a Divisão de Honra - Série A, enquanto a UD Vila Chã, da mesma divisão, e o FC Marinhas, do Pró-Nacional, terminaram os seus jogos com o mesmo resultado com que os iniciaram.
SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 18ª jornada | Domingo, 4 Janeiro
16h00 - FC MARINHAS 0 x Arões SC 0
Depois da eliminação da Taça AF Braga diante da AD Esposende, o FC Marinhas recebeu no seu estádio o Arões SC para a 18ª jornada, a primeira da segunda volta
do Pró-Nacional da AF Braga.Em confronto estiveram duas equipas separadas por 9 pontos e que lutam por objetivos distintos na competição.
O conjunto marinhense partiu para o jogo na 15ª posição, com 19 pontos, encontrando-se em plena luta pela fuga aos últimos lugares. Por sua vez, a equipa visitante ocupava a 4ª posição, com 28 pontos, perseguindo os lugares cimeiros que dão acesso à subida de divisão.
O jogo desenrolou-se numa toada de permanente equilíbrio, sem que alguma das equipas conseguisse marcar a sua superioridade em relação à outra, anulando-se mutuamente.
Ao longo dos 90 minutos não se registou situações que possam ser consideradas de golo eminente, uma vez que os sectores defensivos anularam as iniciativas ofensivas contrárias.
Este empate permitiu à equipa comandada por Jó Faria a saída da zona de descida, onde se encontrava, apesar de estar em igualdade pontual com as duas equipas que se lhe seguem imediatamente abaixo.
O FC Marinhas soma agora 20 pontos, que lhe vale o 14º lugar da geral, o primeiro acima da linha de água, com poucos pontos de diferença para as posições superiores.
A 19ª jornada, coloca o FC Marinhas na condição de visitante, deslocando-se ao recinto do SC Maria da Fonte, que está no 9º lugar com 24 pontos, depois de nesta jornada ter empatado na casa do ADRC Terras de Bouro.
SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 14ª jornada | Domingo, 4 Janeiro
15h00 - UD VILA CHÃ 0 x FC Tadim 0
15h00 - FORJÂES SC 6 x M.A.R.C.A. 0
15h00 - AD ESPOSENDE 1 x GFC Pousa 0
Na Divisão de Honra - Série A disputou-se a 14ª jornada, com as três equipas do nosso concelho a terem os seus compromissos nos seus estádios.
O Forjães SC e a AD Esposende venceram os seus jogos, enquanto a UD Vila Chã não foi além de um nulo.
Após ter sido afastado da Taça AF Braga pelo SC Maria da Fonte, o
Forjães SC recebeu no seu estádio o M.A.R.C.A. de Vila Cova, num jogo entre duas
equipas próximas em termos geográficos, mas bastante afastadas na classificação geral da prova.O conjunto forjanense, líder isolado com 33 pontos, tinha pela frente uma equipa que conta com alguns jogadores do concelho de Esposende e que se encontrava na 13ª posição, a primeira acima da linha de água, com 12 pontos.
A primeira parte começou com a iniciativa de jogo a pertencer à equipa da casa, à procura de chegar rapidamente ao golo, que chegou ao minuto 11, através de Higuita.
À passagem da meia hora de jogo, Higuita bisava na partida, na conversão de uma grande penalidade.
A ganhar por duas bolas, o Forjães SC acentuou ainda mais o sentido único da partida e chegou ao 3-0 por intermédio de um grande golo de Tójó, estabelecendo o resultado ao intervalo.
Nos segundos 45 minutos, a equipa da casa continuou com a "avalanche" ofensiva e com naturalidade aumentou a vantagem, novamente por Higuita, que assim fez um hattrick.
Com a partida a entrar nos 15 minutos finais, os forjanenses fizeram o 5-0 através de um outro grande golo, desta vez apontado por Henrique.
Aos 85 minutos, Mimi estabeleceu o resultado final em 6-0, na execução de um livre direto.
Com mais esta vitória e goleada, o Forjães SC continua a ser o líder isolado do campeonato com 36 pontos, sendo a única equipa sem derrotas (11 vitórias e 3 empates), o melhor ataque (36 golos marcados) e a melhor defesa (4 golos sofridos).
Na próxima jornada, o Forjães SC visita o Soarense SC, equipa que nesta jornada perdeu por 3-2 na deslocação ao terreno do SC Cabreiros e que se encontra na 14ª posição, a primeira da linha de água, com 10 pontos.
A
AD Esposende, depois de vencer o dérbi concelhio com o FC Marinhas que lhe valeu o apuramento para a eliminatória seguinte da Taça AF Braga, procurava regressar às vitórias no campeonato na receção ao GFC Pousa.A turma esposendense abordou a partida na 5ª posição, com 22 pontos, e pretendia perseguir as equipas colocadas nas posições cimeiras.
A equipa visitante estava colocada a meio da tabela, no 8º lugar com 17 pontos.
Os primeiros 45 minutos do jogo iniciaram com o GFC Pousa com mais iniciativa, à qual a AD Esposende respondeu até conseguir equilibrar as incidências.
Com o relógio a marcar 37 minutos deu-se aquele que viria a ser o momento decisivo do jogo, traduzido no único golo da partida, apontado por Nuno Gomes, na superior execução de um livre direto.
A segunda parte apresentou um maior ascendente da equipa visitante, em boa parte consentido pela equipa da casa, que conseguiu suster as investidas contrárias e defender o golo de vantagem até ao final dos 90 minutos.
Com esta vitória, a AD Esposende ascendeu ao 4º lugar, por troca com o AFC Martim, somando 25 pontos, a 6 pontos do 3º lugar.
Na próxima jornada, a AD Esposende tem uma difícil deslocação ao reduto do GD Prado, atual 3º classificado, com 31 pontos, e que nesta jornada empatou a uma bola na visita ao AFC Martim.
Depois
da passagem à fase seguinte da Taça AF Braga, ao vencer o ACD Pica, a UD Vila Chã voltou aos jogos do campeonato com a receção ao FC Tadim.A equipa de Vila Chã partia para este jogo na 6ª posição, com 21 pontos, com o intuito de continuar a perseguir os 5º e 4º classificados.
Pela frente tinha a equipa que segurava a lanterna vermelha do campeonato, com apenas 4 pontos e que ainda não tinha somado qualquer vitória.
A primeira parte desenrolou-se com maior domínio da equipa da casa, à qual pertencia a iniciativa do jogo, encontrando pela frente uma equipa coesa e que conseguia fechar os caminhos para a sua baliza.
Com o persistente nulo verificado ao intervalo, a segunda parte foi disputada num registo de ainda maior domínio da UD Vila Chã, com o conjunto forasteiro cada vez mais fechado nas imediações da sua grande área.
Ainda assim, a equipa da casa conseguiu algumas vezes aproximar-se com perigo à baliza adversária, faltando mais discernimento na definição das jogadas.
O jogo terminou sem golos, que penaliza sobretudo a UD Vila Chã, visto que seria expectável uma vitória perante o último classificado do campeonato.
Com este empate, a UD Vila Chã passa a somar 22 pontos, mantendo-se na mesma posição com que partira para esta jornada, 6º lugar, estando agora a 2 e 3 pontos do 5º e 4º lugares, respetivamente.
A próxima jornada dita a visita da UD Vila Chã ao terreno do CDC Viatodos, 15º e penúltimo classificado, com 9 pontos, que nesta ronda perdeu por 3-1 na deslocação ao recinto do Dumiense FC.


Sem comentários