O balanço do fim de semana futebolístico das equipas séniores do concelho de Esposende que competem nos campeonatos da AF Braga é traduzido pelo empate do FC Marinhas no Pró-Nacional e pelas vitórias do Forjães SC e da UD Vila Chã, assim como a derrota da AD Esposende, na Divisão de Honra - Série A.
SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 14ª jornada | Domingo, 23 Novembro
15h00 - GD Joane 1 x FC MARINHAS 1
No
Campeonato Pró-Nacional da AF Braga jogou-se a 14ª jornada, com o FC
Marinhas, que vinha de três jogos seguidos sem ganhar (dois empates e
uma derrota), a visitar o lanterna vermelha, o GD Joane, num jogo entre
duas equipas separadas por dois pontos. Durante a primeira parte do encontro as duas equipas não conseguiram fazer funcionar o marcador, pelo que o descanso chegou com o resultado a ditar um nulo.
No segundo tempo, a equipa da casa ganhou vantagem, à qual os marinhenses responderam por intermédio de Zé Barbosa, que repôs a igualdade, que perduraria até ao final da partida e valeu um ponto ao conjunto treinado por Jó Faria.
Com o ponto conquistado, o FC Marinhas soma agora 13 pontos, mantendo-se na mesma posição com que partiu para esta jornada, na 15ª posição, sendo que o primeiro lugar fora da zona de descida está a uma distância de 2 pontos.
No próximo fim de semana disputa-se a 15ª jornada, com o FC Marinhas a regressar aos jogos em casa, recebendo para o efeito o FC Amares, que nesta ronda venceu em casa o ADRC Terras de Bouro por uma bola a zero e que tem 21 pontos, encontrando-se na 8ª posição.
SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 10ª jornada | Domingo, 23 Novembro
15h00 - FORJÂES SC 5 x AD Carreira 0
15h00 - UD VILA CHÃ 2 x GFC Pousa 1
15h00 - AFC Martim 2 x AD ESPOSENDE 0
Na Divisão de Honra - Série A disputou-se a 10ª jornada, na qual o Forjães SC aproveitou para reassumir a liderança, após registar uma goleada no seu estádio.
A UD Vila Chã continua o seu trajeto marcado pela tranquilidade, conseguindo uma vitória em casa diante de um adversário que estava à sua frente.
Já a AD Esposende, defrontou fora um adversário tido como direto na luta pela subida de divisão, tendo perdido e alargado para seis a sua série de jogos sem vitórias no campeonato.
O
Forjães SC, que na jornada anterior tinha sido relegado da liderança do
campeonato para a 3º lugar, defrontava no seu estádio a AD Carreira,
uma equipa que estava colocada no 3º lugar.A equipa orientada por Aníbal Ferreira entrou muito forte na partida, colocando-se a vencer por 3-0 à passagem da primeira meia hora de jogo, com os golos de Postiga (9 min), Tony (12 min) e Luis Barbosa (29 min), resultado verificado no final dos 45 minutos iniciais.
A segunda parte foi abordada numa toada mais calma por parte dos forjanenses, gerindo e controlando as incidências do jogo. Ainda assim, houve espaço para mais dois golos, separados por três minutos, com Paulinho a aumentar para 4-0 aos 72 minutos e Reko a fechar o resultado aos 75 minutos.
Esta vitória permitiu a reocupação do primeiro lugar, mesmo que partilhado com o GD Prado.
O Forjães SC continua a ser a única equipa do campeonato que ainda não perdeu, contabilizando 7 vitórias e 3 empates, estando em 1º lugar com 24 pontos, com 24 golos marcados (melhor ataque) e 4 sofridos (melhor defesa), com os mesmos pontos do 2º classificado e mais 2 pontos sobre o 3º classificado, o Dumiense FC.
Na próxima ronda, o Forjães SC visita a UD São Veríssimo, que perdeu nesta jornada fora de portas com o SC Cabreiros, por 2-0, estando na 9ª posição, com 13 pontos.
A
receção ao GFC Pousa não se afigurava fácil para a UD Vila Chã, visto
que esta equipa tem revelado grande competitividade neste primeiro terço
do campeonato. As duas equipas estavam separadas por três pontos, com
vantagem para os visitantes.A primeira parte revelou precisamente essa realidade, com o GFC Pousa a colocar-se em vantagem por uma bola a zero à passagem dos 30 minutos, com o intervalo a chegar com o resultado em 0-1.
Nos segundos 45 minutos, a UD Vila Chã entrou disposta a mudar o rumo dos acontecimentos, tendo conseguido dar o primeiro passo nesse sentido com o tento da igualdade apontado por Paulinho à passagem do minuto 53. Aos 71 minutos o avançado Chora carimbou a reviravolta, na sequência de uma grande penalidade sofrida e convertida pelo próprio.
Cerca de 5 minutos depois desse momento, a equipa vilachota viu-se reduzida a 10 unidades, após a expulsão de Gabi, por acumulação de amarelos.
Esta vitória permitiu à UD Vila Chã subir ao 4º lugar da tabela classificativa, passando a ter 17 pontos, assim como mais duas equipas, AFC Martim e GFC Pousa.
Na próxima jornada, a UD Vila Chã visita o GD Prado, uma das equipas mais fortes do campeonato e um dos principais candidatos a ganhar o campeonato e subir de divisão, como atesta o 2º lugar em igualdade pontual com o líder Forjães SC. Nesta jornada venceu fora o Dumiense FC por 0-1, anterior líder da prova.
A
AD Esposende deslocou-se ao terreno do AFC Martim, num jogo entre duas
equipas apontadas como das principais candidatas à subida de divisão no
início da época e com o propósito de quebrar a série de 5 jogos sem
vencer para o campeonato.A equipa da casa estava a dois pontos de distância do seu adversário e não queria perder esta oportunidade de o ultrapassar.
Por sua vez, a AD Esposende não conseguiu apresentar argumentos suficientes para discutir o jogo e acabou derrotada por duas bolas a zero.
Com mais um resultado negativo, para além de alargar para seis a sua série de jogos sem vencer, a formação esposendense está em queda progressiva na classificação geral, encontrando-se agora na 7ª posição, com 16 pontos.
O próximo jogo da AD Esposende será novamente fora de portas, visitando o ARC Águias Álvelos, que está no 10º lugar, com 10 pontos, e que nesta jornada venceu fora de portas o FC Tadim por 1-3.



Sem comentários