As três equipas do concelho de Esposende que entraram na 2ª eliminatória da Taça AF Braga - AD Esposende, UD Vila Chã e Forjães SC - carimbaram a passagem para a ronda seguinte, ao registarem resultados volumosos diante dos adversários que lhes calharam em sorte.
No Pró-Nacional, o FC Marinhas teve uma deslocação difícil ao reduto do ADRC Terras de Bouro, tendo regressado com um ponto, fruto do empate a uma bola.
SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 11ª jornada | Domingo, 2 Novembro
15h00 - ADRC Terras de Bouro 1 x FC MARINHAS 1
No Campeonato Pró-Nacional da AF Braga, o FC Marinhas visitou o ADRC Terras de Bouro, um conjunto que estava colocado no 2º lugar da classificação geral, decorridas as primeiras 10 jornadas, e que tinha possibilidades de passar para a liderança em caso de vitória.
Por sua vez, os marinhenses vinham de uma vitória alcançada em casa na jornada anterior e queriam dar seguimento à recuperação e sair da zona de despromoção.
Quanto ao jogo, o FC Marinhas mostrou-se superior nos primeiros 45 minutos, período no qual se colocou em vantagem uma vez mais através de João André "Rato", resultado com que o jogo foi para intervalo.
Nos segundos 45 minutos, perante a reação da equipa da casa, os marinhenses sentiram algumas dificuldades apostando sobretudo nas saídas rápidas para o contra-ataque.
O conjunto de Terras de Bouro, que realiza os seus jogos na condição de visitado em Crespos - Braga devido à interdição do seu campo por não possuir as medidas necessárias para receber os jogos da máxima divisão do futebol distrital, conseguiu repôr a igualdade.
Na parte final do jogo, as duas equipas tiveram algumas oportunidades para marcarem aquele que poderia ser o "golo da vitória", o que não veio a acontecer, com o jogo a terminar com a divisão de pontos.
Este empate coloca o FC Marinhas na 13ª posição, pelo que saiu da zona de despromoção, tendo os mesmos 11 pontos das equipas posicionadas imediatamente abaixo, até ao 17º lugar.
Tem um registo de 3 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, com 13 golos marcados e 17 sofridos.
Na próxima jornada, a 12ª, o FC Marinhas volta a actuar em casa, diante do 7º classificado, o GD Serzedelo, que tem 17 pontos, resultado de 5 vitórias, 2 empates e 4 derrotas e que nesta jornada venceu em casa o Caçadores das Taipas por 2-0.
SÉNIORES | TAÇA AF BRAGA | 2ª eliminatória
Sábado, 1 Novembro
14h30 - GCD Regadas 1 x AD ESPOSENDE 4
Domingo, 2 Novembro
14h30 - UD VILA CHÃ 4 x GD Selho 1
15h00 - FORJÂES SC 5 x FC Tadim 0
A Taça AF Braga conheceu este fim de semana a sua 2ª eliminatória, com a entrada dos clubes que competem nas duas séries da Divisão de Honra, casos da AD Esposende, UD Vila Chã e Forjães SC.
Os clubes do Pró-Nacional, onde está o FC Marinhas, entram nesta prova na próxima ronda, a 3ª eliminatória, que está marcada para o mês de dezembro, mais concretamente no dia 21 do último mês do ano.
À AD Esposende calhou em sorte uma equipa que disputa a mesma divisão, mas na Série B, onde se encontra a meio da tabela classificativa.
Era por isso um jogo que se poderia perspetivar com algum equilíbrio, com o acrescento de a partida se realizar no terreno da equipa de Fafe.
O decorrer do jogo acabou por ser bastante favorável à turma esposendense, que controlou as incidências ao longo dos 90 minutos, tendo construído um resultado tranquilizador e sem margem para dúvidas quanto à equipa mais forte em campo.
Depois da paragem para o jogo da taça, a AD Esposende concentra-se agora na retoma do campeonato, para o qual na próxima jornada tem uma deslocação ao terreno do SC Cabreiros, que se encontra na 13ª posição, com 5 pontos.
A UD Vila Chã, depois de se ver privada do seu treinador principal, já que Zacarias Coelho aceitou o desafio de treinar uma equipa africana, ficou sob orientação do até então treinador adjunto, Paulo Nóvoa.
Para este jogo, o conjunto de Vila Chã tinha pela frente uma equipa que compete na 1ª Divisão - Série C, o GD Selho, onde está posicionada no 4º lugar.
O desenrolar do jogo acabou por ditar uma marcha no marcador favorável à UD Vila Chã, que marcou bem cedo, logo no 1º minuto da partida por intermédio de João Nascimento, jogador que à passagem do minuto 40 bisou, levando o jogo para intervalo com o resultado de 2-0.
Na segunda parte, aos 55 minutos Eskerdy aumentou a vantagem para 3-0, que viria a ser reduzida pouco depois, após a conversão de uma grande penalidade por parte da equipa adversária.
Já nos últimos 10 minutos, João Areias fechou o marcador da partida, ditando o resultado final de 4-1.
O próximo desafio da UD Vila Chã será disputado novamente em casa, quando receber a AD Carreira para a 8ª jornada da Divisão de Honra - Série A. Esta equipa está com 9 pontos, que lhe vale a 10ª posição.
Por fim, o Forjães SC tinha pela frente uma equipa, o FC Tadim, que disputa o mesmo campeonato e com quem já tinha jogado, precisamente na jornada inaugural da presente edição da Divisão de Honra - Série A.
Tal como nessa altura, o jogo realizou-se em Forjães e com o mesmo desfecho - a vitória da equipa da casa, embora por números diferentes.
Logo ao 2º minuto de jogo a equipa forjanense adiantou-se no marcador, com Henrique a marcar, golo esse que permitiu encarar o resto do jogo com maior serenidade.
Aos 17 minutos Tiago Fernandes ampliou a vantagem e aos 31' Postiga colocou o resultado nos 3-0 com que o jogo seguiu para intervalo.
Os segundos 45 minutos decorreram num ritmo de gestão, dando ainda espaço para o surgimento de mais 2 golos: aos 65 minutos por intermédio de Mário e aos 82' através de Higuita.
No regresso aos jogos do campeonato, o Forjães SC recebe no seu estádio o AFC Martim, num encontro que promete, entre duas equipas com objetivos de subida.
O AFC Martim encontra-se na 6ª posição, com 13 pontos, a 4 pontos dos forjanenses.
Sem comentários