Paulo Gonçalves com o dorsal nº10 na moto que utilizará no Dakar 2014. |
No dia de ontem, quarta-feira, realizou-se em Paris a cerimónia da apresentação oficial do Dakar 2014.
A edição de 2014 (35ª edição e 6ª na América do Sul), do mais prestigiado rali de todo-o-terreno do mundo, passará por três países da América do Sul - Argentina, Bolívia e Chile e realiza-se de 5 a 18 de Janeiro de 2014, entre Rosario, Argentina, e Valparaiso, Chile.
Itinerário completo do Dakar 2014. |
Com cerca de mais 1.000 quilómetros, em relação à edição do ano anterior, o grande desafio é a capacidade de resistência dos mais de 400 pilotos inscritos.
O itinerário do Dakar 2014 terá 9.374 km para os carros, dos quais 5.552 de "especiais", enquanto as motos terão de percorrer 8.734 km, incluindo 5.228 de troços cronometrados, repartidos em ambos os casos por 13 etapas, intervaladas por um dia de descanso a 11 de janeiro.
"Virámo-nos para a resistência, do homem e da máquina", assinalou o diretor desportivo do Dakar, David Castera. "O depósito de água vai voltar a ter importância, tal como a gestão da equipa", acrescentou o autor do traçado, que entre o 'salar' de Uyuni, o maior deserto de sal do Mundo, e o deserto do Atacama vai testar os limites dos pilotos, igualmente postos à prova em duas etapas maratona sem assistência.
Quanto à representação nacional, ao todo serão nove pilotos portugueses - sete nas motos e dois nos carros -, o destaque recai sobre o esposendense Paulo Gonçalves, que quererá dar o melhor seguimento ao título de campeão do mundo de motos TT, recentemente conquistado.
Números dos participantes portugueses. |
Presente na apresentação, o esposendense Paulo Gonçalves (Honda), décimo classificado na edição de 2013 e recém-sagrado campeão do Mundo de todo-o-terreno em motos, fez uma resumida antevisão dos novos desafios que o Dakar 2014 colocará aos pilotos participantes, não se mostrando surpreendido com o que foi apresentado:
"Já prevíamos aquilo que foi aqui dito, que vamos ter um Dakar muito difícil, mais difícil que o anterior. O Dakar nunca é fácil, temos que estar obviamente preparados para todos esses desafios e esperar que possamos alcançar um bom resultado. Estamos em contagem decrescente!"
Nas próximas semanas Paulo Gonçalves terá de cumprir um período de intensa preparação para se apresentar na melhor condição no início do Dakar 2014.
O EsposenDEsportivo deseja-lhe, desde já, a melhor preparação e o melhor Rali Dakar de sempre.
Sem comentários