No jogo realizado no sábado à noite, 23 de Novembro, no Parque Desportivo de Marinhas, a AD Esposende não conseguiu superiorizar-se ao Merelinense FC, somando nova derrota no campeonato do Pró-Nacional.
A primeira parte foi bem disputada, de parte a parte, com algumas oportunidades de golo. O resultado ao intervalo indicava esse mesmo equilíbrio, com um golo para cada lado.
Na segunda parte, 15 minutos após o reinício da partida, a equipa visitante chegou ao seu segundo golo, colocando-se novamente em vantagem. A equipa de Esposende esboçou uma reação, sem resultados práticos e a sensivelmente a cinco minutos dos noventa, o Merelinense 'matou' o jogo, através da conversão de uma grande penalidade, que suscitou muitos protestos dos homens da AD Esposende. Já nos instantes finais do jogo um jogador esposendense recebeu ordem de expulsão do árbitro da partida, numa decisão novamente muito contestada pela equipa que jogava na condição de visitada. De referir que com mais esta expulsão, é já o 8º jogo consecutivo que a AD Esposende termina com jogadores expulsos.
No outro jogo relativo à 13ª jornada do Pró-Nacional que envolvia equipas do concelho, o FC Marinhas 'agigantou-se' perante o então 1º classificado do campeonato, vencendo o GD União Torcatense por duas bolas a zero.
Na primeira parte o equilíbrio foi a nota dominante, sem grandes lances de perigo perto das duas balizas. A excepção foi mesmo a jogada que viria a resultar no primeiro golo da partida, que chegou mesmo em cima dos 45 minutos para a equipa da casa. O avançado Rato surgiu isolado em zona frontal à baliza, rematando para uma boa intervenção do guarda-redes adversário, sendo feliz no ressalto da bola, já que ela embateu no seu corpo e seguiu o caminho da baliza.
No segundo tempo, o cariz do jogo foi diferente, pois paralelamente à tentativa de subida no terreno da equipa do Torcatense em busca do empate, o FC Marinhas passou a ter mais espaço para lançar ataques rápidos. Defensivamente os marinhenses tiveram o jogo de algum modo controlado e num dos contra-ataques de que dispôs acabou por chegar ao segundo golo e amenizar o perigo que uma vantagem mínima sempre implica. O autor do tento foi novamente Rato que, uma vez mais na cara do guarda-redes, optou com sucesso por desfeiteá-lo com um 'chapéu'. Depois disso e aproveitando algum 'desnorte' da equipa contrária o FC Marinhas ainda poderia marcar mais um ou outro golo.
Paralelamente ao jogo propriamente dito, esta partida também foi marcada por alguma carga simbólica, visto ser a última sobre o desgastado piso sintético do Parque Desportivo de Marinhas, pois logo no dia a seguir iniciar-se-ão os trabalhos de remoção desse piso para a colocação de um novo sintético. Esta situação tem como consequências o 'deslocar' dos trabalhos das equipas para outros campos de futebol vizinhos, por um período que se prevê ser de dois meses.
Com estes resultados, a AD Esposende continua na mesma situação, isto é, é a 'lanterna vermelha' do principal campeonato distrital, com apenas 5 pontos acumulados (uma vitória e dois empates) em 12 jogos. Já o FC Marinhas dá fortes indícios de uma recuperação, tendo vencido dois dos últimos três jogos (contra os até então líderes do campeonato), estando agora com 11 pontos e em 15º lugar.
NOTA: Contamos ainda apresentar as reações de intervenientes nos dois jogos.
PRÓ-NACIONAL | 13ª jornada
Sábado, 23 de Novembro
21h00 - AD ESPOSENDE 1 x Merelinense FC 3
Domingo, 24 de Novembro
15h00 - FC MARINHAS 2 x GD União Torcatense 0
Relativamente à Divisão de Honra, este fim de semana disputou-se a 10ª jornada.
O UD Vila Chã foi a primeira equipa do concelho a entrar em acção, no sábado à tarde, no terreno do SC Leões das Enguardas - Braga.
A equipa treinada por Aníbal Ferreira deu continuidade ao bom momento que atravessa, vencendo o seu adversário por duas bolas a zero, com os golos a serem apontados por Rica e Reko.
O Forjães SC conseguiu quebrar a série de cinco jogos consecutivos sem vencer (3 derrotas e 2 empates, estes nos últimos dois jogos), ao receber, em casa emprestada, uma equipa que até estava e continua a estar posicionada à sua frente, o FC Tadim. Não só venceu como goleou.
Nos primeiros quarenta e cinco minutos pouca história há para contar, uma vez que o Forjães SC raras vezes conseguiu furar a organização defensiva da equipa adversária.
Porém, na segunda metade, tudo se alteraria, principalmente a partir do momento em que Mika abriu o marcador, à passagem dos 56 minutos. Cerca de oito minutos volvidos, o Forjães chega ao segundo golo, por intermédio de Chica. Apesar da contrariedade da lesão do guardião Stray, que o obrigou a ser substituído pelo seu suplente Rúben, os homens comandados por Zé Miguel continuaram com a eficácia ofensiva e voltariam a ser premiados com mais um golo do endiabrado Mika, bisando aos 77 minutos. Para fechar as contas do jogo falta o golo de Postiga, conseguido aos 87 minutos.
Com estas vitórias, a UD Vila Chã subiu uma posição, sendo agora 9ª classificada, com 15 pontos. O Forjães SC manteve o 8º posto, tendo 17 pontos, vendo reduzida a diferença para as equipas posicionadas imediatamente acima.
NOTA: Contamos ainda apresentar as reações de intervenientes nos dois jogos.
DIVISÃO DE HONRA - SÉRIE A | 10ª jornada
Sábado, 23 de Novembro
15h00 - SC Leões das Enguardas 0 x UD VILA CHÃ 2
Domingo, 24 de Novembro
15h00 - FORJÃES SC 4 x FC Tadim 0
Sem comentários