Os campeonatos séniores do futebol distrital conheceram mais um jornada, com as quatro equipas do nosso concelho envolvidas.
O FC Marinhas somou um ponto no jogo fora a contar para o Pró-Nacional.
Na Divisão de Honra - Série A, sortes diferentes nas deslocações de Forjães e UD Vila Chã, com os primeiros a vencerem e os segundos a saírem derrotados. Já a AD Esposende empatou no jogo que realizou no seu estádio.
SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 27ª jornada | Sábado, 21 Março
15h00 - CD Celeirós 1 x FC MARINHAS 1
Na 27ª jornada do Pró-Nacional, principal competição do futebol distrital a nível sénior, o FC Marinhas deslocou-se ao recinto do CD Celeirós, num desafio importante para as contas finais na luta pela manutenção, uma vez que colocava frente a frente duas equipas separadas por 4 pontos, com vantagem para o FC Marinhas, 12º classificado com 32 pontos, enquanto a equipa da casa estava em zona de descida, no 16º lugar com 28 pontos.
O FC Marinhas viu-se a perder a partir dos 20 minutos da primeira parte, na sequência de um castigo máximo, do qual resultou ainda a expulsão de um jogador marinhense.
A jogar com menos um durante largo período do jogo, o FC Marinhas conseguiu ser superior ao seu adversário, dispondo de algumas oportunidades para restabelecer a igualdade na partida, que viria a surgir já na segunda parte por intermédio de João Vitor, igualmente na conversão de uma grande penalidade, podendo ainda chegar ao golo da vitória, o que acabou por não acontecer.
Este empate permitiu ao FC Marinhas somar mais um ponto na fuga aos lugares perigosos da tabela classificativa e manter a diferença de quatro pontos para o adversário que defrontou nesta jornada.
O FC Marinhas passa a somar 33 pontos, mantendo-se no 12º lugar da classificação geral, com os mesmos pontos dos 11º, 13º e 14º classificados e três de avanço sobre o 15º classificado, o primeiro abaixo da linha de água.
Na próxima jornada (27ª), o FC Marinhas recebe o ADRC Terras de Bouro (8º classificado com 38 pontos), equipa que chegou a estar envolvida na luta pelos lugares cimeiros e que agora está em queda livre na competição, com um registo de 5 derrotas consecutivas, inclusive a desta última jornada (derrota por 4-1 na casa do GD Serzedelo).
SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 23ª jornada | Domingo, 22 Março
15h00 - AD ESPOSENDE 1 x SC Cabreiros 1
15h00 - AFC Martim 2 x FORJÂES SC 3
15h00 - AD Carreira 1 x UD VILA CHÃ 0
Na Divisão de Honra - Série A disputou-se a 23ª jornada, na qual apenas a AD Esposende jogou no seu estádio, enquanto Forjães SC e UD Vila Chã disputaram os seus jogos na condição de visitante.
O Forjães SC, líder isolado do campeonato com 56 pontos, sem registar qualquer derrota, deslocou-se ao estádio do AFC Martim, que se encontrava na 5ª posição com 39 pontos.
Antevia-se um jogo equilibrado e assim foi, com vantagens no marcador, reposições da igualdade e reviravolta.
O Forjães SC ficou em posição de desvantagem ao minuto 17. Apenas dois minutos depois a equipa forjanense colocou o resultado em 1-1, através do golo de Henrique.
À passagem da meia hora de jogo a equipa da casa colocou-se novamente em vantagem, levando o jogo para intervalo com o marcador em 2-1.
Nos segundos 45 minutos o conjunto forjanense foi à procura do prejuízo, aumentando o caudal ofensivo.
A jogar contra, por expulsão de um jogador da equipa adversária, e já dentro dos 10 minutos finais, os forjanenses chegaram a nova igualdade quando, à passagem do minuto 82, Rui Rodrigues atirou a contar.
A jogar contra 9, após nova expulsão de um opositor, o Forjães SC chegou ao golo da vitória a um minuto dos 90, com Henrique a bisar na partida.
Esta foi uma vitória que, para além de manter o Forjães SC com 9 pontos de avanço sobre o 2º classificado, GD Prado, é mais um importante passo rumo ao título e consequente subida de divisão.
Agora com 59 pontos, o Forjães SC é a única equipa sem derrotas (18 vitórias e 5 empates), o melhor ataque (54 golos marcados) e a melhor defesa (11 golos sofridos).
Na jornada 24, o Forjães SC regressa aos jogos no seu estádio para jogar o último dérbi concelhio do futebol sénior, tendo pela frente a AD Esposende.
A AD Esposende recebeu o SC Cabreiros, num jogo entre duas equipas separadas apenas por 2 pontos, com vantagem para a equipa forasteira, que se encontrava na 4ª posição com 40 pontos, enquanto o conjunto esposendense o estava no 6º lugar, com 38 pontos.
Com as duas equipas praticamente arredadas da luta pelo 2º lugar, que poderá dar acesso à promoção ao principal campeonato do futebol distrital sénior, perspetivava-se um jogo interessante, com as duas desinibidas.
O primeiro golo do encontro surgiu aos 16 minutos para o conjunto visitante, que assim adiantou-se no marcador, materializando a melhor entrada no desafio.
Ainda antes de chegar o tempo de descanso, Serra marcou para a equipa da casa, levando o resultado de 1-1 para o intervalo.
Na segunda parte, a AD Esposende foi quem mais procurou chegar ao golo e à vitória, não conseguindo os seus intentos.
Os responsáveis esposendenses ainda reclamaram duas grandes penalidades não assinaladas a seu favor pela equipa de arbitragem.
Com este empate, a AD Esposende desceu para o 7º lugar, com os mesmos 39 pontos do 6º classificado, AFC Martim.
Na próxima jornada, a AD Esposende visita o Forjães SC, naquele que será o último dérbi concelhio desta época, ao nível do futebol sénior.
A UD Vila Chã, no 8º lugar com 31 pontos, deslocou-se ao reduto da AD Carreira, que se encontrava no 12º lugar com 24 pontos.
A equipa de Vila Chã, com a manutenção praticamente garantida, procurava somar uma vitória, após três empates consecutivos, que lhe permitisse continuar com possibilidades de subir mais algumas posições. Pela frente tinha um adversário que lutava para alargar a vantagem pontual sobre as equipas posicionadas na zona de aflição.
Apesar do melhor início na partida, a UD Vila Chã viu-se em situação de desvantagem à passagem do minuto 22, sem conseguir reagir ao golo sofrido até ao tempo de descanso.
Nos segundos 45 minutos, a equipa de Vila Chã tudo fez para chegar pelo menos à igualdade, dispondo de algumas boas oportunidades para o fazer, sem resultado práticos.
O final da partida chegou com o resultado a ditar uma derrota para a UD Vila Chã por uma bola a zero.
Com esta derrota, a UD Vila Chã manteve-se no 8º lugar, com 31 pontos, com os mesmos 4 pontos de avanço com que partira para esta jornada sobre o 9º classificado, e com 8 pontos de desvantagem sobre a equipa colocada imediatamente acima, a AD Esposende.
O próximo desafio da UD Vila Chã será em casa contra a UD São Veríssimo, que se encontra na 10ª posição com 27 pontos.
Sem comentários