Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » Futebol: Frédéric Maciel em destaque na 2ª Liga pelo FC Porto B apontado a outros voos




O jovem futebolista esposendense Frédéric Maciel tem estado em plano de evidência na 2ª Liga de Futebol Profissional ao serviço do FC Porto B, com vários golos marcados e várias assistências para golo, sendo mesmo o melhor marcador do atual plantel da equipa B portista, com 11 golos apontados.

Tendo como ponto de partida o seu rendimento em crescendo ao longo da presente temporada, Frédéric Maciel foi alvo de uma análise por parte do blogue dedicado à realidade do FC Porto http://otribunaldodragao.blogspot.pt, que lhe aponta o caminho da 1ª Liga como o próximo passo a ser dado na próxima época - 2015/2016.

Apresenta-se de seguida, na íntegra, essa análise:


Frédéric Maciel - FC Porto B 2014/2015.
Frederic: vem aí a hora do salto

Foi há 2 anos que Frederic Maciel assinou contrato profissional com o FC Porto. Válido até 2016, pertinente cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. Na altura sofreu uma fissura no pé e perdeu o resto da época 2012-13.

Frederic: é para renovar
A época seguinte não começou melhor, desta vez com fratura no pé. Foram poucas as oportunidades no primeiro ano de sénior, até porque para as alas havia Ricardo, Kelvin, Kayembe, Tozé, Ivo... Mas esta época, já livre de lesões, Frederic Maciel começa finalmente a mostrar-se na equipa e a justificar atenção.

É neste momento o melhor marcador da equipa B, com 11 golos. Consistente e regular. Rápido, forte no um para um, joga bem em zonas interiores e finaliza muito bem na grande área, com os dois pés ou de cabeça. Mais prático do que exuberante, Frederic justifica que o FC Porto continue a acreditar no seu potencial.

A poucos meses de entrar no último ano de contrato, merece a renovação. A forma como recuperou das lesões revelam um carácter forte. Tem vindo a construir o seu percurso nas selecções jovens desde os sub-16 e se não fosse o tempo perdido no primeiro ano de sénior já podia estar no mapa dos sub-21, onde a concorrência também é forte (tudo jogadores já de primeira liga).

Lopetegui tem a palavra, e Frederic já treinou várias vezes com a equipa principal. Mas é importante procurar uma oportunidade de futebol de primeira liga para Frederic na próxima temporada, pois um sénior de terceiro ano não deve jogar na equipa B. Os ciclos não devem ser superiores a 2 anos, pois os jovens precisam de estímulo competitivo superior.

Não faz sentido Frederic permanecer na segunda liga na próxima época, pois nesse escalão já se destaca e já está acima da média. Tem que jogar num patamar superior, até porque Sérgio Ribeiro e Rúben Macedo estão a terminar o segundo ano de sub-19 e já vão subir - assim o esperemos, e outra coisa não se admite - para a equipa B. Rúben Macedo já vai aparecendo na equipa B, e bem, enquanto o capitão Sérgio Ribeiro, por razões que o rendimento desportivo não consegue explicar, só se vai estrear na B depois de Tony Djim.

Quanto mais cedo os jogadores tiverem o estímulo competitivo de jogarem em escalões superiores, melhor. E deve ser o rendimento a ditar a ordem das promoções, não o estatuto ou outros factores. No caso de Frederic, está na hora de lhe dar futebol de primeira liga. Vai valer a pena.




«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses