FORJÃES SC 3 x UD São Veríssimo 3
A Divisão de Honra - Série A conheceu este fim de semana a 20ª jornada, com as duas equipas do nosso concelho a jogarem na condição de visitadas.
O jogo maior da jornada opôs o Forjães SC e o UD São Veríssimo, numa partida realizada no Campo de Jogos de Fragoso, em Barcelos, com vem sendo hábito nos últimos compromissos da equipa forjanense sempre que joga em casa. Esta situação perdura devido à confusão que paira sobre as obras no Estádio Horácio de Queirós, a casa do Forjães SC.
O jogo era importante para a equipa orientada por Zé Miguel, uma vez que tinha a possibilidade de se aproximar dos dois primeiros lugares da classificação geral, que dão direito à subida de divisão e partilhar até o segundo posto com o seu adversário deste jogo. Tudo isto claro está em caso de vitória.
Este contexto envolveu de início ao fim todo o jogo, com os jogadores de ambas as equipas a lutarem abnegadamente de modo a não permitir que o adversário saisse vitorioso no final dos 90 minutos.
Os instantes iniciais da partida conheceram um grande equlibrio, com um ligeiro ascendente do Forjães. Contudo, viria a ser a equipa do São Veríssimo a abrir as hostilidades, num lance de bola parada, já perto do intervalo, levando o resultado de 0-1 para o descanso.
No segundo tempo, o Forjães SC entrou determinado a dar a volta aos acontecimentos, tendo conseguido chegar à igualdade logo no início da segunda parte. De uma forma um tanto ou quanto consentida a equipa adversária colocou-se novamente em vantagem, que viria a ser anulada por intermédio de Mika, que fez o 2-2. Ao minuto 83 a equipa barcelense colocou-se pela terceira vez em vantagem no marcador, mas novamente em resposta a uma desvantagem o Forjães viria a empatar definitivamente a partida, já em cima dos noventa minutos de jogo.
A equipa forjanense conseguiu amortizar o prejuízo com a repartição de um ponto para cada uma das equipas, num mal menor para as pretensões forjanenses.
Após o término da partida Zé Miguel, considerou a divisão de pontos considerou aqueles dois golos consentidos após a sua equipa chegar à igualdade como momentos que não podem acontecer e que cumprometeram sobremaneira as intenções do clube neste jogo.
"Nós hoje oferecemos três golos ao São Veríssimo. Num jogo destes não podemos cometer este tipo de erros, ou seja, fizemos três golos, mas também oferecemos três golos, o que não pode acontecer. num jogo em que tínhamos de estar mais concentrados e que não podíamos permitir esse tipo de situações. A equipa acabou por reagir e foi à procura do objetivo de ganhar o jogo."
Com este empate o Forjães SC desceu um lugar, encontrando-se na 5ª posição, agora com 37 pontos, somente a 3 pontos do 2º lugar, ocupado precisamente pelo UD São Veríssimo, e a 4 pontos do 1º lugar, pertença do Águias da Graça. Está por isso tudo em aberto na luta pelos lugares de subida, com várias equipas a perfilarem-se com esse objetivo.
O próximo encontro do Forjães SC é diante do GD Prado, atual 6º classificado, com 35 pontos.
Num jogo que colocava frente a frente dois clubes muito perto na classificação geral, com vantagem para a equipa visitante, por um ponto de diferença, o UD Vila Chã acabou por se superiorizar e ultrapassar o seu adversário e, acima de tudo, deu um importante passo rumo ao objetivo da manutenção.
A equipa treinada por Aníbal Ferreira levou uma vantagem minima de 1-0 para o intervalo fruto do golo apontado por Rui Rodrigues, à passagem do minuto 20. Durante toda a primeira parte o Vila Chã desenvolveu um futebol muito fluído e o resultado até pecava por escasso, face a algumas boas oportunidades para marcar mais um outro golo.
Na segunda parte, os acontecimentos do jogo mantiveram-se no mesmo sentido, com a equipa axadrezada a não permitir que o adversário criasse muito perigo, construindo boas aproximações à baliza contrária. Foi com alguma naturalidade que se chegou ao segundo golo para as hostes da equipa da casa, que veio colocar um ponto final quanto ao vencedor da partida. O tento foi apontado por Paulinho.
No final do jogo o treinador da UD Vila Chã, Aníbal Ferreira, referiu a importância de mais uma vitória diante de um adversário direto na luta pela manutenção:
"Foi um excelente jogo da equipa do Vila Chã. Foi um resultado que espelha o que se passou no campo. Defrontamos uma excelente equipa, que ia à nossa frente e está a lutar pelos mesmos objetivos que nós, que é a manutenção. Após este jogo passamos este adversário e estamos neste momento com 30 pontos, cada vez mais perto de conseguir o objetivo para o qual nos propusemos no início da época, que é a manutenção.", disse.
A UD Vila Chã encontra-se a meio da tabela classificativa, precisamente na 8ª posição, com 30 pontos em 20 jogos e com uma vantagem para gerir de 10 pontos sobre a linha de água.
O próximo encontro será na casa do São Paio D'Arcos FC, atual 3º classificado e um dos candidatos à subida de divisão.
Sem comentários