O próximo domingo, 16 de Fevereiro, tem reservado um sempre emocionante dérbi concelhio entre a Associação Desportiva de Esposende e o Futebol Clube de Marinhas, duas equipas que competem na principal divisão distrital de futebol sénior, o Pró-Nacional.
O jogo referente à 23ª jornada joga-se às 15h00 de domingo no Estádio Padre Sá Pereira e vai colocar frente a frente duas equipas que vêm de resultados diferentes na última ronda do campeonato, onde a AD Esposende venceu e o FC Marinhas perdeu.
AD Esposende: Motivação para o dérbi após a segunda vitória no campeonato
A AD Esposende vai para o dérbi motivada pela vitória conquistada na última jornada, vitória essa que é apenas a segunda ao longo desta época. A primeira aconteceu precisamente frente ao vizinho e rival FC Marinhas no jogo da 1ª volta do campeonato.
Este recente êxito não esconde as grandes dificuldades que a equipa tem sentido ao longo da época, fixando-se desde muito cedo na cauda da tabela, de onde nunca mais veio a sair. Após a troca de treinador, Tiago Losa por Mário Souto, o plantel sofreu algumas retificações com a inclusão de alguns jogadores que vieram dotar o plantel de mais qualidade e experiência, entre a juventude reinante.
A AD Esposende joga em casa e nessa condição tem um registo de 3 empates e 5 derrotas em 8 jogos realizados. No total contabiliza 12 pontos, fruto de 2 vitórias, 6 empates e 14 derrotas, tendo apontado 17 golos e sofrido 46. Este score vale ao conjunto esposendense a 18ª e última posição, a uma distância por recuperar de 12 pontos face ao primeiro lugar de salvação.
O FC Marinhas conheceu um início de época muito semelhante aos esposendenses, mergulhado durante algum tempo na zona vermelha da tabela classificativa. A partir de determinado momento os comandados de Jó Faria iniciaram a fase ascendente que os fizeram sair dos últimos lugares e incluirem-se no meio da classificação geral. O apogeu da recuperação deu-se com uma série de quatro vitórias consecutivas no meses de Dezembro e Janeiro.
Do jogo da 1ª volta para o jogo do próximo domingo, o FC Marinhas conheceu algumas alterações no plantel, com a saída de alguns jogadores e a entrada de outros.
O FC Marinhas tem um registo de 2 vitórias, 1 empate e 7 derrotas, nos 10 jogos realizados na condição de visitante. Na contabilização global tem 27 pontos, derivados de 8 vitórias, 3 empates e 11 derrotas, com 26 golos marcados e 33 sofridos, valendo-lhe a 10ª posição, com 4 pontos de vantagem sobre a linha de água.
O facto da AD Esposende jogar em casa não será muito determinante no caso particular deste jogo, uma vez que o FC Marinhas, por algumas vezes ao longo dos dois últimos meses, se tem treinado no Estádio Padre Sá Pereira e lá tem realizado os seus jogos mais recentes na condição de visitado, pelo que de algum modo estará adaptado às dimensões e características do terreno de jogo. Tudo isto devido às obras de subsituição do sintético do Parque Desportivo de Marinhas que ainda estão por concluir.
Outra curiosidade a envolver esta partida está relacionada com o facto de se encontrarem dois treinadores, Jó Faria e Mário Souto, que em tempos foram colegas de equipa na AD Esposende e alguns anos mais tarde voltaram a encontrar-se no FC Marinhas, aí numa relação de treinador - jogador, respetivamente.
Sem comentários