Futebol

Andebol

Hóquei em Patins

Canoagem

» » » » » » Futebol Sénior: AD Esposende vence dérbi após reviravolta




A AD Esposende venceu o segundo dérbi concelhio desta época frente ao FC Marinhas no principal campeonato distrital.

Na receção ao FC Marinhas a equipa orientada por Mário Souto, vinda de uma vitória na anterior jornada, conseguiu dar a volta a um jogo que teve o FC Marinhas, de Jó Faria, como a primeira equipa em posição de vantagem.

O jogo iniciou-se e logo deu para perceber a estratégia das duas equipas. A AD Esposende mantinha-se mais contida, na expectativa, com os sectores juntos de modo a anularem os espaços e espreitarem as investidas para o contra-ataque. Por sua vez, o FC Marinhas tomava conta da iniciativa do jogo, com maior posse de bola, tentando chegar ao último terço ofensivo com condições de alvejar a baliza contrária.

À passagem do 12º minuto de jogo, o FC Marinhas adiantou-se no marcador por intermédio de João André (Rato), que após um primeiro remate desferido por Carioca, aproveitou da melhor forma para emendar para as redes da baliza de Tozé.

O golo como que despertou a equipa esposendense, que aos poucos começou a ficar po cima no jogo, acercando-se várias vezes das imediações da área marinhense. Sensivelmente aos 35 minutos, o árbitro principal assinalou uma grande penalidade, a castigar uma carga do guarda-redes marinhense, Zé Luís, sobre o avançado esposendense Manó, valendo mesmo a amostragem do cartão amarelo ao guardião azul e branco. Na conversão do castigo máximo Vicente viria a falhar, ou melhor, Zé Luis opôs-se superiormente, mas a bola, por capricho, foi ao encontro do próprio Vicente, que prontamente fez a recarga para o golo do empate.

A seguir ao golo da igualdade e no restante tempo até ao intervalo, a AD Esposende revelou alguma superioridade, mas nada de relevante aconteceu, pelo que o descanso chegou com o resultado em 1-1.

Na segunda parte a qualidade de jogo foi um pouco menor, com muitas disputas de bola a meio-campo. Ainda assim pode-se considerar uma ligeira supermacia territorial do FC Marinhas com a AD Esposende a conseguir anular as investidas marinhenses e à espreita de oportunidades para soltar os seus jogadores mais avançados e explorar a velocidade.

Embora dispondo de um maior caudal ofensivo, o FC Marinhas sentia dificuldades na zona de definição/ finalização das situações ofensivas que ia construindo, vendo o tempo a esgotar-se e a não conseguir recolocar-se em vantagem para levar os três pontos deste jogo.

Numa altura em que a maioria das pessoas presentes no estádio já se conformavam com a divisão de pontos surge o golo decisivo que ditou a vitória para a equipa da AD Esposende, mesmo em cima do minuto 90. Bruno Nibra, sobre a esquerda, cruzou com peso, conta e medida para a cabeça de Rúben, que encaminhou a bola para a baliza marinhense, fora do alcance de Zé Luís.

No pouco tempo que faltava para o término, o FC Marinhas ainda tentou em desespero chegar à igualdade, sem efeitos práticos.


Reação dos treinadores:

O treinador da equipa da casa e vencedor do jogo, Mário Souto, enalteceu o espirito de sacríficio dos jogadores que orienta:
"Estou feliz principalmente pelos jogadores, porque eles merecem! Nós estamos cá todos os dias e sabemos pelo que estes jovens têm passado, das dificuldades que têm tido. Uma equipa que não é remunerada sequer, nenhum jogador é remunerado. É a única equipa nesta divisão que trabalha desta forma. Têm aparecido sempre para treinar, têm tido um esforço tremendo e com grandes dificuldades. Estou feliz por eles, porque pelo sacrifício que têm tido merecem sem dúvida nenhuma.", concluiu o treinador que conduziu a AD Esposende à sua segunda vitória consecutiva, uma proeza inédita esta época.


Por sua vez, Jó Faria, treinador do FC Marinhas, apontou a injustiça do resultado, referindo:
"Esta derrota é injusta perante aquilo que se passou. Nós entramos bem, marcamos um golo. Curiosamente a seguir ao golo deixamos que o Esposende se aproximasse várias vezes da nossa área, consentimos o empate com um penalty e acabamos a primeira parte sob o domínio do Esposende, por mérito deles. Nos segundos 45 minutos houve uma equipa que tentou ganhar, que foi o Marinhas. O jogo não estava bem jogado, mas o Marinhas estava por cima e, quando nada o fazia prever, numa jogada bombeada para nossa área consentimos um golo vergonhoso, em que aparecem dois jogadores do Esposende. Não é possível sofrer golos destes!", disse o treinador numa abordagem resumida às incidências do jogo.


Boa presença de público nas bancadas:

Estes dérbis continuam a despertar nas pessoas interesse e isso viu-se neste jogo. Com a maioria do público afeto à equipa do FC Marinhas, a bancada principal encheu-se, numa mistura saudável e com uma postura de respeito mútuo, num bom ambiente que se sentiu. Na bancada oposta os membros da claque "Lobos do Mar" fizeram-se ao ouvir ao longo de todo o encontro.


Situação na classificação geral:
O resultado deste dérbi fez com que a AD Esposende passasse a partilhar a lanterna vermelha com outra equipa, o Pevidém SC, ambos com 15 pontos, a 10 pontos do 14º lugar, o primeiro da salvação da descida de divisão.
Quanto ao FC Marinhas, continua com 27 pontos, tendo descido uma posição (de 10º para 11º), tendo mais dois pontos que o lugar mais alto da zona de descida.

Próximos jogos dos dois clubes - domingo, 23 de Fevereiro:
A AD Esposende volta a jogar em casa, desta vez frente ao Clube Caçadores das Taipas (12º classificado, com 27 pontos). Para além dos objetivos internos do clube esposendense, este jogo também importa ao FC Marinhas, uma vez que o clube das Taipas é um dos que lutam arduamente para não cair na zona vermelha, tal como a equipa de Jó Faria.
A precisar de retomar o caminho dos resultados positivos o FC Marinhas tem uma deslocação que se prevê muito complicada ao terreno do Serzedelo, equipa que se encontra na 3ª posição e em plena disputa pelo 1º lugar (está a dois pontos), que lhe daria acesso ao Campeonato Nacional de Séniores da próxima época.



«
Próxima
Mensagem mais recente
»
Anterior
Mensagem antiga

Sobre o autor Unknown

O EsposenDEsportivo procura relevar o Desporto que acontece no concelho ou que envolva desportistas/ coletividades concelhias.

Sem comentários

Deixe um comentário

Basquetebol

Ciclismo

Atletismo

Vela

+ Desporto Nacional

+ Desporto Internacional

Outros Interesses