O futebol sénior do nosso concelho teve como principal atrativo neste fim de semana o dérbi concelhio entre dois clubes vizinhos, a UD Vila Vila Chã e o Forjães SC, que acabou empatado.
As outras duas equipas concelhias venceram os respetivos desafios, o FC Marinhas no Pró-Nacional e a AD Esposende na Divisão de Honra - Série A, onde também competem a UD Vila Chã e o Forjães SC.
SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 24ª jornada | Domingo, 22 Fevereiro
16h00 - FC MARINHAS 3 x São Paio D'Arcos FC 2
Na 24ª jornada do Pró-Nacional, principal competição do futebol distrital a nível sénior, o FC Marinhas recebeu o São Paio D'Arcos FC.
Este era um jogo importante para as aspirações de manutenção dos marinhenses, uma vez que, à partida para o jogo, as duas equipas estavam separadas por 2 pontos, com vantagem para os visitantes que se encontravam no 13º lugar com 28 pontos, enquanto o conjunto marinhense estava na 14ª posição, imediatamente acima da linha de água, com os mesmos 26 pontos do 15º classificado.
O FC Marinhas foi surpreendido na 1ª parte pelo conjunto visitante que chegou ao intervalo a vencer por uma bola a zero.
No segundo tempo, a equipa orientada por Jó Faria restabeleceu a igualdade na partida, mas pouco depois permitiu que o São Paio D'Arcos FC se colocasse novamente em vantagem, seguindo-se-lhe nova igualdade no marcador.
A caminho dos 90 minutos, o FC Marinhas conseguiu a reviravolta que lhe permitiu vencer a partida por 3-2.
Os golos marinhenses foram apontados por Carioca, por duas vezes, e por João André "Rato".
Com esta vitória, a segunda consecutiva, o FC Marinhas passa a somar 29 pontos, tendo subido do 14º para o 11º lugar da classificação geral, com os mesmos pontos do 12º classificado, um de avanço sobre os 13º e 14º classificados e três sobre o 15º classificado. Por outro lado, está a apenas dois e quatro pontos, respetivamente dos 10º e 9º classificados.
No próximo fim de semana o FC Marinhas não joga, devido à paragem dos campeonatos para se disputar os oitavos-de-final da Taça AF Braga.
A 25ª jornada, a realizar no dia 8 de março, reserva uma deslocação do FC Marinhas ao reduto da AD Ninense, que ocupa o 3º lugar com 40 pontos (a 4 pontos do 1º) e que nesta jornada venceu fora o ADRC Terras de Bouro por 1-2.
SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 20ª jornada | Domingo, 22 Fevereiro
15h00 - UD VILA CHÃ 1 x FORJÂES SC 1
15h00 - FC Roriz 1 x AD ESPOSENDE 3
Na Divisão de Honra - Série A, o maior destaque vai para o dérbi concelhio que opôs a UD Vila Chã e o Forjães SC, que terminou empatado a uma bola.
A AD Esposende venceu fora o FC Roriz e alimenta esperanças de chegar aos lugares de subida.
O quinto dérbi concelhio desta época, ao nível do futebol sénior, colocou frente a frente duas equipas separadas por 21 pontos.
A equipa da casa, UD Vila Chã, ocupava a 8ª posição com 28 pontos, enquanto a equipa vizinha do Forjães SC liderava a prova com 49 pontos somados e uma vantagem de 11 pontos sobre o 2º classificado.
Este jogo, para além de ser um dérbi, tinha o 'condimento' de colocar frente a frente a equipa da casa que ainda não perdeu nessa condição e um conjunto que se mantém invicto em toda a prova.
Nos primeiros minutos do desafio ambas as equipas criaram boas oportunidades de perigo junto da baliza contrária, que poderiam fazer mexer pela primeira vez o marcador.
Isso viria a acontecer à passagem do minuto 15, quando Paulinho, jogador da UD Vila Chã, apontou um livre direto que antes de entrar na baliza embateu na barreira forjanense, traíndo o guarda-redes Salgueiro.
Oito minutos volvidos, os forjanenses empataram a partida no seguimento de um pontapé de canto, por intermédio de Higuita.
A partir daqui e até ao intervalo, as duas equipas continuaram com os olhos na baliza contrária, sendo que as melhores oportunidades pertenceram à UD Vila Chã, que viu uma bola bater nos ferros da baliza forjanense.
A primeira metade da 2ª parte continuou na mesma toada dos primeiros 45 minutos, em que o equilíbrio era a nota dominante.
A partir dos 70 minutos de jogo, sensivelmente, o Forjães SC conseguiu um maior ascendente na partida e criou algum perigo na baliza 'vilachota' defendida por Stray.
Nos minutos finais o jogo conheceu sucessivas interrupções e chegaria ao final com o resultado a persistir na igualdade a uma bola.
Foi um jogo intenso, com muita adrenalina em campo e com muito público na bancada principal do Estádio de Vila Chã que, apesar do frio que se fazia sentir, deu ainda mais brilho a este dérbi do nosso concelho.
A UD Vila Chã soma agora 29 pontos, que lhe vale a 8ª posição.
Na próxima jornada, a UD Vila Chã visita o AFC Martim, que nesta ronda empatou a zero na casa do Dumiense FC e se encontra na 3ª posição, com 38 pontos.
Entretanto, no próximo sábado a UD Vila Chã desloca-se ao recinto do GD Serzedelo com o qual vai disputar o jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça AF Braga, competição na qual é o único clube representante do concelho de Esposende.
O Forjães SC continua na condição de líder, agora com 50 pontos e 9 de avanço sobre o 2º classificado, o GD Prado.
O seu próximo compromisso, agendado para 8 de março, será em casa diante do SC Cabreiros, que ocupa a 4ª posição com 37 pontos e que nesta jornada ganhou no seu campo ao ARC Águias Álvelos por 2-0.
A AD Esposende deslocou-se ao terreno do FC Roriz, num jogo entre duas equipas separadas por 9 pontos.
A AD Esposende estava na 6ª posição com os mesmos 34 pontos dos 5º e 4º classificados, SC Cabreiros e Dumiense FC, respetivamente, enquanto o FC Roriz era o 9º classificado com 25 pontos.
O conjunto esposendense entrou decidido a marcar cedo, chegando rapidamente a uma vantagem de dois golos. Aos 8 minutos já vencia por 0-2, com os seus golos a serem apontados por Ruben Macedo e Papagaio.
Esta vantagem perdurou até ao tempo de descanso, apesar das oportunidades que foram sendo desperdiçadas pelos jogadores esposendenses, que realizaram uma primeira parte de grande nível.
No segundo tempo, a equipa da casa apresentou-se mais forte e acabou por causar alguns problemas ao Esposende, conseguindo reduzir para 1-2 ao minuto 75.
A equipa esposendense conseguiu reagir e recuperou a vantagem de dois golos quando decorria o minuto 85, com Papagaio a marcar e a estabelecer o resultado final em 3-1.
Com esta vitória, a AD Esposende subiu ao 5º lugar, por troca com o Dumiense FC, com os mesmos 37 pontos do 4º classificado, SC Cabreiros. Os 3º e 2º lugares, ocupados por AFC Martim e GD Prado, estão a uma distância de um e quatro pontos, respetivamente.
Na próxima jornada, marcada para 8 de março, a AD Esposende recebe o Dumiense FC, 6º classificado com 35 pontos e que nesta jornada empatou a zero em casa com o AFC Martim.
Sem comentários