A Federação Portuguesa de Canoagem organiza no próximo sábado, dia 14 de fevereiro pelas 10 horas, o 1º Controlo Nacional de Velocidade de 2015, na distância de 2000 metros e que levará ao Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho perto de 450 atletas, oriundos de mais de 40 clubes nacionais.
Os três clubes náuticos do nosso concelho vão estar presentes, com o GCDR Gemeses a fazer-se representar por 13 atletas, enquanto o CN Fão terá 9 atletas e a Associação Rio Neiva 5 atletas.
Também João Ribeiro e Teresa Portela, ambos em representação do SL Benfica, estarão presentes.
Depois do período de preparação, esta será a primeira competição oficial a nível nacional e possibilitará aferir a condição física e a eficácia do planeamento de treino realizado durante o período preparatório geral.
Este controlo irá selecionar os melhores atletas cadetes para a Equipa Nacional e contará ainda com a presença dos melhores atletas Nacionais de velocidade e Maratona, de onde se destacam os atletas Masculinos e Femininos do Projeto Rio 2016 e ainda os campeões da Europa de Maratona José Ramalho e Rui Lacerda.
Embora não seja prova de apuramento para ingresso na Seleção Sénior, Sub-23 ou Júnior, poderá a equipa técnica proceder à seleção de atletas que não estando integrados na Equipa Nacional se destaquem nesta competição.
O Controlo Nacional é ainda a prova de apuramento para o Campeonato Nacional de Fundo, prova rainha na canoagem portuguesa, que terá lugar no Rio Douro, em Melres. precisamente um mês após esta competição. Apenas os 50 melhores atletas garantem o apuramento direto dentro de cada categoria. A prova realiza-se em contra relógio com largadas de minuto a minuto entre as 10 horas e as 13h30.
Recorde-se que já no próximo mês de maio a Equipa Nacional Sénior terá o seu primeiro grande teste da época, no Campeonato da Europa, que se realiza em Racice – República Checa, numa época que termina em agosto com a prova mais importante do ano, o Campeonato do Mundo, em Milão, onde serão disputadas as vagas de apuramento Olímpico.
Sem comentários