O ciclista marinhense João Benta participou hoje na etapa inaugural da 41ª Volta ao Algarve, marcando assim o seu regresso ao ciclismo profissional de estrada, após alguns anos de ausência.
João Benta assinou pela equipa algarvia do Louletano Ray, com a qual se encontra a disputar a prova que marca o arranque do calendário competitivo nacional.
Na etapa inaugural, com uma extensão de 167 quilómetros entre Lagos e Albufeira, João Benta esteve envolvido numa fuga com outros três ciclistas ainda numa fase permatura da etapa, chegando a ter 7m35s de avanço sobre o pelotão.
Contudo, ele e os restantes companheiros de fuga viriam a ser alcançados, com a chegada à meta a dar-se ao sprint, acabando por perder 1m51s para o vencedor do dia, terminando na 160ª posição.
João Benta já reagiu às primeiras incidências da Volta ao Algarve 2015, onde ostenta o dorsal 167:
"Já estou no hotel a descansar, que bem preciso.
Logo de início da etapa deu-se uma fuga onde fui eu e mais 3 ciclistas. Chegamos a ter 7:35 para o pelotão mas lá atrás tudo estava controlado e o objetivo passou por tentar atacar a montanha onde fui 3º. A etapa foi rápida e sempre com muito vento para um grupo de fugitivos de apenas quatro elementos onde fui alcançado já na parte final da etapa...
Agora resta recuperar bem e amanhã continua.
Agradeço a todos pelo apoio e a todos os Louletanos pelo carinho nas estradas pois emociona-me todo esse apoio neste que considero ter sido um bom regresso."
A 2ª etapa de amanhã será disputada entre Lagoa e Monchique, num distância de 192 km.
3ª etapa » Vila do Bispo - Cabo São Vicente » 18,2 km (contra-relógio)
4ª etapa » Tavira - Malhão » 212 km
5ª etapa » Almodôvar - Vilamoura » 178 km
A Volta ao Algarve arrancou esta quarta-feira com um pelotão de 175 ciclistas, em representação de 22 equipas, sendo que oito integram a divisão máxima do ciclismo mundial (WorldTour), contando ainda com cinco equipas da segunda divisão mundial e mais nove equipas continentais profissionais.
A prova disputa-se até ao próximo domingo, 22 de fevereiro.
Sem comentários