Após quatro dias de prova, o XXVI Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, que decorreu em Sesimbra, termninou no passado sábado, 4 de abril.
Com 15 anos, o jovem esposendense Gonçalo Peixoto, estreou-se num campeonato nacional na classe Laser 4.7.
No primeiro dia de regatas, onde o vento faltou à chamada, Gonçalo alcançou um excelente 8º lugar.
No segundo dia do XXVI Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, uma vez mais o vento não foi muito colaborante. O jovem velejador subiu dois lugares na classificação, alcançando o fantástico 6º lugar na classificação geral.
No terceiro dia, a falta do vento foi o novamente o grande protagonista. Apenas foi possível realizar uma regata ao final da tarde. Gonçalo Peixoto acabou por ceder um lugar na classificação geral, classificando-se em 7º, com os mesmos pontos do 6º classificado.
Esta seria a classificação definitiva, dado que o último dia de prova acabaria por ser uma jornada inglória para as frotas presentes em águas sesimbrenses. Mais uma vez o vento faltou à chamada não permitindo a realização de regatas, o que impossibilitou a Gonçalo Peixoto a esperada recuperação.
Desta forma, os Campeões de Portugal foram encontrados após a realização de apenas quatro regatas nos quatro dias de prova.
Francisco Mourão, do Sport Algés e Dafundo, conquistou o título, com Bernardo Loureiro e Duarte Teles, ambos do Clube Naval de Cascais, a fecharem o pódio.
Este resultado pode colocar o jovem Gonçalo Peixoto num prestigiante 3º lugar do Ranking Nacional da Classe.
Gonçalo Peixoto perspectiva continuar a treinar na preparação do Campeonato Ibérico (Clube vela Atlântico - Leixões) e Campeonato do Mundo em Medemblik, na Holanda.
Sem comentários