As quatro equipas de futebol sénior do nosso concelho conheceram mais uma jornada nos seus campeonatos, registando um saldo de duas vitórias, um empate e uma derrota.
SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 30ª jornada | Domingo, 19 Abril
16h00 - AD Águias da Graça FC 0 x FC MARINHAS 2
Este era mais um desafio importante para o conjunto marinhense, no que às contas da manutenção diz respeito, quando se caminha para o final da temporada.
O FC Marinhas conquistou uma importante vitória no terreno de um adversário envolvido na mesma luta.
A equipa marinhense marcou na primeira parte por intermédio de João André "Rato", estabelecendo o resultado final no segundo tempo quando Peão fez o segundo golo da partida.
Quando faltam quatro jornadas para o final do Pró-Nacional, o FC Marinhas subiu à 13ª posição, agora com 36 pontos, os mesmos do 14º classificado e com dois pontos de avanço sobre a primeira equipa abaixo da linha de água, o GD Joane, o seu próximo adversário, num jogo novamente muito importante para as contas finais dos marinhenses que, em caso de vitória, dará um decisivo passo rumo à manutenção.
SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 26ª jornada
Sábado, 18 Abril
16h00 - FORJÃES SC 5 x UD São Veríssimo 0
Domingo, 19 Abril
16h00 - AD ESPOSENDE 1 x ARC Águias Álvelos 1
16h00 - UD VILA CHÃ 1 x GD Prado 3
Na 25ª jornada da Divisão de Honra - Série A, as três equipas concelhias jogaram nos seus estádios, registando os três resultados possíveis: vitória para o Forjães SC, empate para a AD Esposende e derrota para a UD Vila Chã.
O líder Forjães SC recebeu no sábado a UD São Veríssimo, com o intuito de vencer e esperar pelo dia seguinte para saber se já podia comemorar a conquista do campeonato.
O Forjães SC tinha 65 pontos e caso vencessem e vissem o GD Prado perder pontos com a UD Vila Chã, sagravam-se imediatamente campeões de série, com a consequente promoção ao Pró-Nacional.
O seu adversário encontrava-se no 9º lugar, com 28 pontos.
Os jogadores forjanenses ofereceram como prenda ao clube, que festejou o seu 48º aniversário na passada quarta-feira, uma goleada contundente por 5-0, com golos de Henrique Peixoto, Óscar Maciel (2) e Tomané (2).
Esta vitória permite continuar com a série invicta no campeonato, onde soma 21 vitórias e 5 empates, sendo também o melhor ataque (62 golos marcados) e a melhor defesa (11 golos sofridos).
Sem se verificar a outra condição para que o Forjães SC pudesse comemorar desde já a conquista do título, a festa poderá acontecer no próximo fim de semana, sendo necessário que ganhe o seu jogo, contra o GFC Pousa, ou que o GD Prado não vença o seu.
A AD Esposende, colocada no 5º lugar com 42 pontos, recebeu o ARC Águias Álvelos, que se encontrava no 10º lugar com 27 pontos.
Este era um jogo sem grandes objetivos por parte das duas equipas, a não ser o de obterem a melhor classificação possível no final do campeonato.
A equipa visitante foi a primeira a marcar, adiantando-se no marcador logo aos dois minutos.
A resposta esposendense não tardou e, aos 11 minutos, Mendanha restabeleceu a igualdade na partida.
O empate persistiu até ao fim do jogo, mesmo que a equipa forasteira tenha ficado reduzida a dez unidades, sensivelmente a meio do segundo tempo.
Com este empate, a AD Esposende desceu ao 6º lugar, somando agora 43 pontos, com mais um ponto do que o 7º classificado.
Na próxima jornada, a AD Esposende visita a AD Carreira, que está no 11º lugar com 27 pontos e que está presente nas meias-finais da Taça AF Braga.
A UD Vila Chã, no 8º lugar com 33 pontos, recebeu o GD Prado, equipa colocada no 2º lugar com 54 pontos e que precisava de vencer para não entregar desde logo o título ao Forjães SC.
Por sua vez, a equipa de Vila Chã procurava somar os três pontos para consolidar um lugar na primeira metade da tabela classificativa, dando seguimento à sua invencibilidade (6 vitórias e 6 empates) no seu estádio, assim como quebrar a série de sete jogos sem vencer no campeonato (5 empates e 2 derrotas).
Na primeira parte, o conjunto de Vila Chã teve maior iniciativa de jogo, aproximando-se mais vezes da baliza contrária, mas o descanso chegou com o nulo no marcador.
Os segundos 45 minutos foram mais agitados.
Aos 54 minutos, a equipa visitante adiantou-se no marcador, através da conversão de uma grande penalidade.
Dez minutos depois, Nuno Gonçalves restabeleceu o empate.
Quando o jogo caminhava para o seu final e todos esperavam pelo empate, surgiu nova grande penalidade a favor dos forasteiros, aos 88 minutos, que viria a ser convertida.
Já em tempo de descontos, o GD Prado voltou a marcar, colocando o resultado final em 1-3.
Com esta derrota, a UD Vila Chã permanece com 33 pontos no 8º lugar, continuando com 5 pontos de avanço sobre o 9º classificado.
Na próxima jornada, a UD Vila Chã visita o M.A.R.C.A. de Vila Cova, que está no 14º lugar com 19 pontos e que ainda luta pela permanência no segundo escalão do futebol sénior distrital.
Sem comentários