As quatro equipas de futebol sénior do nosso concelho conheceram mais uma jornada nos seus campeonatos, registando um saldo de duas vitórias, um empate e uma derrota.
De destacar a confirmação, por parte do Forjães SC, da conquista do Campeonato da Divisão de Honra - Série A da AF Braga.
SÉNIORES | PRÓ-NACIONAL | 31ª jornada | Domingo, 26 Abril
16h00 - FC MARINHAS 3 x GD Joane 1
Na 31ª jornada do Pró-Nacional, principal competição do futebol distrital a nível sénior, o FC Marinhas, 13º classificado com 36 pontos, recebeu no seu estádio o GD Joane, que se encontrava na 15ª posição (primeira abaixo da linha de água) com 34 pontos.
Este confronto estava revestido de grande importância para o conjunto marinhense, principalmente em caso de vitória, pois nesse caso daria um enorme passo rumo ao objetivo da manutenção e sabendo que do outro lado estava uma equipa a lutar pelo mesmo objetivo e a efetuar uma grande recuperação pontual, principalmente na 2ª volta.
Na primeira parte, o FC Marinhas conseguiu adiantar-se no marcador e depois aumentar a vantagem para 2-0 com dois golos apontados pelo mesmo protagonista, João André "Rato", que consumaram o maior domínio marinhense.
Praticamente em cima dos 45 minutos a equipa forasteira reduziu para 2-1.
No segundo tempo, a equipa marinhense alcançou a tranquilidade no resultado quando o defesa Daniel estabeleceu o resultado final em 3-1.
Quando faltam três jornadas para o final do Pró-Nacional, o FC Marinhas subiu à 11ª posição, agora com 39 pontos, os mesmos do 12º classificado e com três pontos de avanço sobre a primeira equipa abaixo da linha de água, o CD Celoricense.
Na próxima jornada, o FC Marinhas visita o FC Amares, 5º classificado com 49 pontos e que ainda tem hipóteses de chegar ao primeiro lugar da classificação geral.
SÉNIORES | DIVISÃO DE HONRA- SÉRIE A | 27ª jornada
Sábado, 25 Abril
15h30 - M.A.R.C.A. 1 x UD VILA CHÃ 2
16h00 - GFC Pousa 1 x FORJÃES SC 1
Domingo, 26 Abril
15h00 - AD Carreira 3 x AD ESPOSENDE 0
Na 27ª jornada da Divisão de Honra - Série A, as três equipas concelhias jogaram nos campos dos seus adversários, registando os três resultados possíveis: vitória para a UD Vila Chã, empate para o Forjães SC e derrota para a AD Esposende.
O líder Forjães SC deslocou-se no sábado ao terreno do GFC Pousa, sabendo que em caso de vitória podia desde logo comemorar a conquista do campeonato e consequente promoção ao Pró-Nacional.
O Forjães SC tinha 68 pontos, enquanto o seu adversário encontrava-se no 7º lugar, com 42 pontos.
O jogo desenrolou-se num piso pelado muito pesado, impraticável até, devido à imensa chuva que caiu na tarde de sábado.
As condições existentes anularam qualquer tentativa de se jogar pelo chão, não sendo de estranhar o resultado verificado no final da primeira parte, que terminou com o nulo no marcador.
No segundo tempo, os forjanenses conseguiram colocar-se em posição de vantagem quando, aos 58 minutos, Higuita marcou.
A partir daí, precipitaram-se um série de acontecimentos que suscitaram a exaltação dos responsáveis forjanenses, que viram um golo anulado e na sequência dos protestos um seu jogador expulso.
Depois, à passagem do minuto 82, o árbitro da partida marcou uma grande penalidade a favor dos da casa, que na recarga da sua conversão resultou no 1-1.
No final do jogo, três jogadores, o treinador Aníbal Ferreira e ainda o delegado ao jogo do Forjães SC foram também expulsos.
Este empate impediu os festejos imediatos pela conquista do título, que só pôde ser comemorado 24 horas depois, após o empate do GD Prado.
O Forjães SC continua com a série invicta no campeonato, onde soma 21 vitórias e 6 empates, valendo-lhe 69 pontos, sendo também o melhor ataque (63 golos marcados) e a melhor defesa (12 golos sofridos).
O próximo jogo do Forjães SC será no seu estádio, precisamente contra o GD Prado que está no 2º lugar, a 11 pontos de distância.
A AD Esposende, colocada no 6º lugar com 43 pontos, visitou a AD Carreira sem grandes objetivos, a não ser o de obter a melhor classificação possível no final do campeonato.
A equipa adversária encontrava-se no 11º lugar com 27 pontos e, apesar de ainda não ter matematicamente garantida a manutenção, está a realizar uma excelente campanha na Taça AF Braga, sendo uma das quatro equipas presentes nas meias-finais.
O conjunto esposendense saiu derrotado por três bolas a zero.
Com esta derrota, a AD Esposende mantém o 6º lugar, somando agora os mesmos 43 pontos do 7º classificado, GFC Pousa.
Na próxima jornada, a AD Esposende recebe a UD São Veríssimo, que está no 12º lugar com 28 pontos e ainda não garantiu a manutenção.
A UD Vila Chã, no 8º lugar com 33 pontos, fez uma curta viagem até Vila Cova - Barcelos para defrontar o M.A.R.C.A., equipa colocada no 14º lugar com 19 pontos e que ainda lutava pela manutenção.
O jogo conheceu duas fases completamente distintas: a primeira até aos 30 minutos, período em que ainda foi possível jogar com a bola no chão e o restante tempo, em que a chuva abundou e tornou praticamente impossível de se jogar futebol.
A equipa de Vila Chã entrou bem na partida, com mais iniciativa e a criar situações de perigo junto da baliza adversária que foram sendo desaproveitadas.
Depois, já com escassas condições para a prática de futebol, a equipa da casa adaptou-se melhor às circunstâncias e chegou à vantagem já muito perto do intervalo, ao minuto 42.
Na segunda parte, a perder, com as condições que se verificavam e com menos um elemento, depois da expulsão de um seu jogador à passagem do minuto 65, antevia-se complicada a tarefa da UD Vila Chã.
Ainda assim, conseguiram dar a volta ao contexto e protagonizaram a reviravolta no marcador no aproveitamento de duas situações de bola parada, primeiro por Tiago Venda (69 minutos) e depois por Nandinho (78 minutos).
Com esta vitória, a UD Vila Chã permanece no 8º lugar, agora com 36 pontos, posição que está praticamente assegurada.
Na próxima jornada, a UD Vila Chã recebe o Soarense SC, que está no 13º lugar com 27 pontos e que tem protagonizado uma excelente recuperação pontual nos últimos jogos.
Sem comentários