A equipa de btt JUM/ Sanitop/ KTM participou na prova do Campeonato Nacional de Cross-Country/ XCO, realizada no domingo, 14 de julho, em Porto D'Ave, Póvoa de Lanhoso, naquela que é a maior prova a nível nacional.
A participação da equipa das Marinhas ficou marcada pela aparatosa queda do seu ciclista João Benta, também ele marinhense, logo na 3ª volta à pista, que lhe provocou a fratura de uma clavícula e, necessariamente, o obrigou a abandonar a prova, quando seguia entre os primeiros da categoria de Elites.
João Benta a ser amparado pelo público. |
O próprio ciclista já reagiu ao incidente:
"Hoje foi um dia infeliz para mim...
Tudo rolava bem. Após o apito de partida as sensações eram boas, quando na 3ª volta sofri uma aparatosa queda, resultando uma clavícula partida.
Resta-me agora recuperar o melhor possível e com isto não desanimar... Acreditem que me senti muito triste, um objectivo trabalhado com muito sofrimento e suor e num abrir e fechar de olhos tudo se perde...
Agradeço a todos pelo o apoio, durante a prova e após a queda todo o apoio e preocupação...
A quem me acompanhou nas várias horas no hospital considero-os uma segunda Família...
Obrigado a todos...
Resta-me recuperar com 1 mês de paragem...", disse.
Este inesperado infortúnio do ciclista afastá-lo-à das competições nos próximos tempos, tanto de estrada pela equipa galega CC SPOL/ Novagalicia, como de btt, pela JUM/ Sanitop/ KTM. Nesta última disciplina, a sua liderança no Campeonato Regional poderá estar em causa, já que os seus adversários diretos poderão recuperar pontos nas provas que se seguem, nomeadamente na 9ª prova, a realizar no próximo dia 20 de julho - 8º BTT XCO de Felgueiras - e na 10ª prova, a realizar no dia 27 de julho - 2º BTT XCO GaloCross.
Em agosto o campeonato conhecerá um interregno, para retomar no dia 7 de setembro com a 11ª prova do Regional - o 11º BTT de Creixomil - Barcelos.
O EsposenDEsportivo deseja o rápido restabelecimento a João Benta!
Quanto aos restantes bttistas da equipa marinhense, destaque para João Araújo por se ter sagrado Vice-Campeão Nacional de Cross Country na categoria de Masters 50.
O ciclista todo-o-terreno de Fão ficou a menos de 4 minutos de distância do vencedor da categoria, António Silva, com quem tem realizado grandes duelos ao longo dos anos.
João Araújo no 2º lugar do pódio em Porto D'Ave. |
Em Juniores, Fábio Abreu também se viu obrigado a abandonar a prova.
Na categoria de Cadetes, Fernando Faria terminou a prova no 15º lugar.
Em Masters 30, Hélder Santos classificou-se na 15ª posição.
Na principal categoria, Elites, David Rosa (Liberty Seguros/Movefree), em masculinos, e Joana Barbosa (BMC/Sram/Póvoa de Varzim), em femininos, venceram os respetivos títulos nacionais de Cross Country/ XCO.
Sem comentários