Os dois canoístas de Esposende, João Ribeiro e Teresa Portela, contribuíram para a melhor prestação de sempre da canoagem portuguesa em Europeus de Velocidade, com duas medalhas cada um.
Em Brandburgo, Alemanha, João Ribeiro conquistou o bronze em K4 1000m e o ouro em K2 500m, enquanto Teresa Portela conquistou o bronze em K1 200m e K1 500m.
A conquista de seis medalhas, uma de ouro e cinco de bronze, nesta edição ultrapassa o número de medalhas conquistadas em 2011, o anterior melhor registo, quando Portugal obteve cinco medalhas, entre as quais uma de ouro.
Teresa Portela com as duas medalhas de bronze conquistadas. |
Teresa Portela viria mais tarde a repetir o terceiro posto nos 500 metros, aumentando para três o número de medalhas para a equipa Nacional.
Teresa Portela considerou-se muito satisfeita pelas duas medalhas conseguidas, em especial a de K1 500m:
"Contente com estas duas medalhas nas distâncias olímpicas k1 500 e 200mts.
Confesso que a do k1 500mts teve um saber especial, foi a minha primeira medalha em grandes competições e na minha distância favorita!
Parabéns aos meus colegas de equipa, estiveram todos muito bem:) e obrigada a todos que contribuíram para que isto fosse possível!", disse.
Na parte da tarde, o K4 1000 metros, com João Ribeiro, Emanuel Silva, Fernando Pimenta e David Fernandes, Campeão da Europa em 2011 e Vice-Campeão em 2012, conquistou mais uma medalha de bronze para Portugal.
A dupla João Ribeiro e Emanuel Silva, Campeã do Mundo em 2013, viria ainda a conquistar a quinta medalha lusa, ao vencer no K2 500 metros, somando um total de cinco medalhas para Portugal.
Já no final da tarde e na última prova deste campeonato, Fernando Pimenta foi terceiro nos 5000 metros em K1 e arrecadou assim a sexta medalha para o nosso País.
Para além do destaque aos medalhados, também é de realçar a conquista de 13 vagas para os Jogos Europeu 2015, a realizar em Baku - Azerbeijão.
A canoagem portuguesa, com Teresa Portela e João Ribeiro como dois dos principais impulsionadores, continua assim a presentear o desporto nacional com alguns dos melhores resultados do panorama desportivo nacional, deixando grandes indicadores para o Campeonato do Mundo, a realizar no próximo mês de Agosto.
Sem comentários